Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso E-Book
GRÁTIS !

🔒  Somos contra SPAM

Desenvolvimento pessoal e profissional são termos diferentes para um mesmo objetivo, a realização pessoal. E antes de começar essa leitura ensinando os caminhos do autodesenvolvimento, é importante conhecer os seus conceitos.

A algum tempo as empresas vem introduzindo treinamentos e dinâmicas em suas equipes. É uma ótima prática para vê-las se formarem com bom entrosamento e evoluírem agilmente, no entanto, podem estar incompletos.

Essas limitações moram na pessoalidade, na individualidade, e não em grupos ou organizações. Pois o desenvolvimento humano quando não se dá pela iniciativa genuína do indivíduo, não é em prol da sua autorrealização, e então falha.

E esse é o conceito mais importante do autodesenvolvimento. A autonomia do praticante em se desenvolver para alcançar metas que realizem seus objetivos pessoais.

“É sobre onde você está, onde quer estar e como planeja chegar lá.”

Tudo se inicia por uma reflexão que envolve a pessoa e seus anseios. Seja no desenvolvimento acadêmico, profissional ou qualquer outro meio para aprimorar habilidades e adquirir competências.

E esse artigo lhe trará de encontro a tudo isso. Vamos aprender as diferenças do desenvolvimento pessoal e profissional, entender aonde eles se convergem para a autorrealização e por onde você pode começar essa jornada.

 

O Que É Desenvolvimento Pessoal

escada sendo subida até o céuDesenvolvimento pessoal significa adquirir ou desenvolver habilidades que contribuem para a realização pessoal, ou praticar atividades, formais e informais, que tragam melhor proveito em diversas áreas da vida.

O desenvolvimento pessoal vai além da autoajuda, técnicas de terapeutas ou coaches. Ele põe atividades mentais em prática para trabalhar emoções e corrigir comportamentos, até que o individuo tenha maior domínio sobre eles.

Exemplos de habilidades do desenvolvimento pessoal:

  • Autoconhecimento
    .
  • Autoconsciência
    .
  • Autoeficácia
    .
  • Autorregulação
    .
  • Automotivação
    .
  • Autocontrole
    .
  • Autoconfiança
    .
  • Autoestima
    .
  • E outras da inteligência emocional em geral
    .

Perceba que essas são apenas habilidades autônomas e seus nomes se iniciam com esse prefixo, mas o desenvolvimento pessoal não se resume a elas. Essas apenas se referem as capacidades mais bem estudados na psicologia.

Esses recursos são úteis para inúmeras atividades humanas e também podem nos conferir muitas competências. Conquistamos elas em maior ou menor grau ao longo da vida por aprendizagem, e estamos as adquirindo sempre.

O desenvolvimento pessoal é uma forma de acelerar esses processos de aprendizagem. E fornece ferramentas, técnicas e métodos da psicanálise, conhecimentos da neurociência, filosofia, holísticos, entre outros, para a superação pessoal.

Exemplos de atividades e aplicações do desenvolvimento pessoal:

  • Desenvolvimento acadêmico/aprendizado
    .
  • Saúde e bem-estar/física e mental
    .
  • Desenvolvimento profissional/produtividade
    .
  • Comunicação e relacionamentos/interpessoal e intrapessoal
    .
  • Desenvolvimento social, empresarial, esportivo entre outros
    .

O maior alvo do desenvolvimento pessoal é o desenvolvimento profissional geralmente. Pois a sua relação com a empregabilidade e carreira é muito alta, e claro, essa é a atividade em vida mais focada para a autorrealização do homem.

Artigo relacionado → 9 Por Quês Para O Desenvolvimento Pessoal Ser Sua Obsessão de Vida

 

O Que É Desenvolvimento Profissional

homem executivo subindo escadarias altasDesenvolvimento profissional significa adquirir ou aperfeiçoar habilidades que conferem maior produtividade e desempenho profissional. Ele também significa o progresso de carreira ou aumento da performance nas atividades envolvidas.

As atividades do desenvolvimento profissional podem ser numerosas e iniciam geralmente do desenvolvimento acadêmico. Elas englobam a graduação, curso de idiomas, estágio, uma tecnologia, especialização ou qualquer aprendizado que agregue valor a um profissional.

Todas as habilidades humanas são abrangentes e graças a nossa plasticidade cerebral no aprendizado, podemos adquirir proficiência em qualquer uma delas. Bastando ativamente a repetição do treino e a consistência da disciplina.

No entanto, as habilidades ensinadas no desenvolvimento pessoal e profissional dentro da área do desenvolvimento humano tem outro aspecto. O de aprimorar certas competências não cobradas em universidades ou currículos.

Exemplos de habilidades do desenvolvimento pessoal e profissional:

  • Foco
    .
  • Disciplina
    .
  • Inovação
    .
  • Persuasão
    .
  • Liderança
    .
  • Leitura dinâmica
    .
  • Concentração
    .
  • Criatividade
    .
  • Memorização
    .
  • Entre outros
    .

Perceba que são habilidades uteis para profissionais de qualquer carreira. E são capacidades mentais não restritas a eles, podendo ser do desenvolvimento acadêmico ou de qualquer outra área de desenvolvimento pessoal.

Alguns exemplos desses aperfeiçoamentos para o desenvolvimento pessoal estão no controle da atenção por treinamento, eliminação do bloqueio criativo, ou então em praticas da leitura rápida e eliminação da falta de concentração para ser mais produtivo.

Isso deixa claro que o desenvolvimento que estamos falando aqui trata de aprimorar a mente não somente para o trabalho. Ela cuida de capacidades humanas importantes para o desempenho de qualquer atividade da vida.

Então o desenvolvimento profissional se refere a todas as habilidades do desenvolvimento pessoal e que sejam úteis a uma profissão. Podendo elas serem acadêmicas, esportivas, sociais e etc.

Artigo relacionado → Como Ser Mais Disciplinado Construindo Sua Própria Autodisciplina

 

O Desenvolvimento Pessoal e A Trabalhabilidade

O conceito de desenvolvimento pessoal e trabalhabilidade vem da capacidade do profissional evoluir seus métodos, de produzir e gerar valor para si ou para outros, como resultado de suas próprias habilidades.

Esse é o know how, o saber como fazer que tanto ouvimos falar, e que também é fruto do capital humano. Certamento o maior ativo de qualquer pessoa e também o resultado de qualquer desenvolvimento profissional.

O termo trabalhabilidade surgiu nos últimos tempos de crise como uma nova alternativa à empregabilidade. Que na verdade, de novo não tem nada, pois não se passa do velho empreendedorismo feito por profissionais liberais.

Ela pode ser uma “grande novidade” para a maioria acostumada a ver o trabalho como uma relação entre funcionário e empregador. Mas no mundo moderno, o conceito de colaborador e cliente é mais adequado.

A trabalhabilidade é a característica de transformar as habilidades pessoais em trabalho e ativos. A característica típica do profissional autônomos que cria produtos, serviços e soluções, seja para empresas ou não.

Aprender como construir a trabalhabilidade é um assunto importante e por causa dele o desenvolvimento pessoal e profissional tem sido mais buscado do que nunca.

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.” -Confúcio

Pois a realização profissional tem morada naquilo que nos dá prazer. Ela certamente vive do que mais nos interessa desenvolver, seja sobre o ofício que desejamos ou nas habilidades que amamos compartilhar.

As vezes essa não é uma escolha de momento, mas aumentar os níveis de trabalhabilidade é possível e certamente aumentar a produtividade é desejável por qualquer pessoa.

De qualquer forma, empregabilidade e trabalhabilidade coexistem no mercado e qualquer empresa competitiva se preocupa com eles.

Artigo relacionado → Como Se Tornar Mais Produtivo e Alcançar A Realização Pessoal

 

O Que É Autodesenvolvimento e Qual Sua Importância Para A Autorrealização

homem entre um penhasco e um ponto de interrogaçãoAutodesenvolvimento significa ter a autonomia pessoal para desenvolver alguma capacidade progressivamente. Ela é a atividade de reconhecer o que precisa ser mudado e ter ações pessoais na direção da mudança.

Dessa forma, o conceito de autodesenvolvimento se refere a autoajuda também. Essa é a atividade que fazemos ao praticar uma leitura necessária para nós ou quando nos exercitamos para ter uma saúde melhor por exemplo.

Por isso o autodesenvolvimento é referência de desenvolvimento pessoal e profissional. Pois sem autonomia do invidio no processo de busca, e sem ações construtivas, não existe desenvolvimento ou qualquer transformação pessoal.

O segredo do desenvolvimento humano realmente está em alcançar essa autonomia. Mas como entrar em um processo de autodesenvolvimento sem um marco pessoal que o torne sustentável?

Assim como é necessário ter uma linha traçada no horizonte para vislumbrar o que é o céu e o mar. É a autorrealização que dá significados a todo o esforço, sacrifício e resiliência que precisamos ter em qualquer busca pessoal.

A autorrealização pode estar por detrás do dinheiro, reconhecimento, de um grande amor ou qualquer outra representação de riqueza para você. Talvez possa ser até a autoconfiança, uma memória invejável, dominar o aprendizado acelerado ou qualquer outra capacidade própria do desenvolvimento pessoal.

O importante é saber que, quando temos esse horizonte, ganhamos mais foco nos objetivos de vida. Portanto, antes mesmo de praticar um desenvolvimento pessoal e profissional é necessário ter nele a sua autorrealização.

 

Desenvolvimento Pessoal Por Onde Começar

homem escrevendo na tela desenvolvimento de carreiraPara começar um planejamento de desenvolvimento pessoal é necessário entrar em um processo de autoconhecimento. Ele é o delimitador de um plano de ação consistente para alcançar qualquer realização pessoal.

Por isso é importante analisar a palavra desenvolvimento antes, que significa deixar de ter envolvimento com algo. E que no desenvolvimento pessoal é substituído, nos envolvendo com outro algo, mais planejado e promissor.

Isso não quer dizer que um plano de desenvolvimento pessoal e profissional vai apagar imediatamente crenças ou comportamentos antigos. Ele a princípio vai trazer análises de autoconhecimento para reconhecer limitações pessoais.

Elas são crenças que minam nossas habilidades, mantêm adormecidos talentos e escondem nossos verdadeiros potenciais. São aquelas habilidades e capacidades humanas, entre muitas outras, já listadas por aqui.

“As crenças são aprendidas, elas não são nossa pessoalidade. São muitas vezes generalizações distorcidas que deveriam sumir com novos aprendizados e experiências.”

Certas crenças geram padrões de pensamentos que nos concedem recursos mentais limitados, e com isso, nos mantêm com ações limitadas. Alguma vez podem ter sido úteis, mas podem também ter sido superestimadas e adotadas.

Nossos padrões limitados devem ser quebradas para os verdadeiros potenciais começarem a se apresentar. E depois todos podem ser aperfeiçoados através do autodesenvolvimento.

O processo de autoconhecimento revela o nosso estado atual, e tendo um alvo de autorrealização, podemos também conhecer os recursos necessários, e que nos faltam, para chegarmos aonde queremos estar amanha.

Então é importante compreender que começar um processo de desenvolvimento pessoal e profissional deve ter métricas, planejamento e ações. E pode ser um processo a curto, médio ou a longo prazo também.

Por isso, e para facilitar os praticantes, o método de coaching costuma utilizar um organograma. Ele é o PDI – Plano de Desenvolvimento Individual, que pode tornar todo o progresso pessoal monitorado e escalável.

 

O Que é Um Plano de Desenvolvimento Individual?

O plano de desenvolvimento individual é uma planilha de métrica de desempenho e performance pessoal. Ele é feito com dados coletados pelo coachee por exercícios de autoconhecimento.

O PDI é uma forma de mensurar progresso, traçar planos de ação e monitorar as fases do desenvolvimento pessoal por um coach. Ele se baseia em:

  • Avaliação do status atual
    .
  • Traçar metas pessoais
    .
  • Criar um plano de ação
    .
  • Estipular prazos e resultados almejados.
    .
  • Revisões regulares
    .

Esse modelo de planejamento de desenvolvimento pessoal também está presente no coaching empresarial, esportivo e tantos outros. Seu papel é manter congruente o progresso pessoal com a equipe, organização ou com as metas individuais.

Ele pode ter alterações dependendo dos métodos adotados, mas de forma geral, é um guia básico para tornar evidente e escalável o processo de desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa.

“O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.” – Peter Drucker

Após ter um plano de desenvolvimento individual, o praticante então executa as atividades, exercícios e dinâmicas que vão aprimorar suas habilidades.

Esse modelo é geralmente estipulado por um mentor no método de coaching, que utiliza muitas ferramentas distintas e abordagens diferentes para necessidades diferentes.

Mas no mundo do autodesenvolvimento não é obrigatório haver um intermediário entre os conhecimentos e suas aplicações. Muitas ferramentas modernas permitem se desenvolver por autoajuda.

Isso talvez torne o plano de desenvolvimento individual mais importante ainda, e de qualquer forma, é a melhor jeito de começar essa jornada.

 

Os 5 Aspectos do Desenvolvimento Pessoal

Quando um plano de desenvolvimento individual está sendo feito, é necessário saber qual das 5 áreas do desenvolvimento pessoal será trabalhada e ter certeza de agir na direção de uma ou mais delas.

  1. Desenvolvimento espiritual – espiritualidade não é religião como muitos pensam. Ela significa buscar significados que transcendem o tangível, e consiste na busca de significado, conexão pessoal e plenitude com a vida.Muitos especialistas afirmam que aprofundar a espiritualidade deve vir antes de tudo, pois pode guiar todas as áreas do desenvolvimento pessoal.
    .
  2. Desenvolvimento emocional – ser forte emocionalmente é certamente a área mais trabalhada no autodesenvolvimento, mas quando a inteligência emocional é aprimorada, tudo fica muito mais fácil de conquistar na vida.
    Controlar nossas emoções leva ao maior controle de comportamentos e pode resultar muitas realizações pessoais como vencer bloqueios e até a depressão.
    .
  3. Desenvolvimento mental – ser mentalmente forte afeta positivamente a carreira, relacionamento e educação. Ela é responsável pelo aprendizado, atenção, julgamento entre outras capacidades cognitivas que requerem lógica, raciocínio e inúmeros recursos mentais.
    .
  4. Desenvolvimento social – explorar a comunicação humana cerca muitas vantagens da habilidade social. Ela envolve a persuasão, atração, empatia, liderança, ser compreendido, e claro, compreender claramente os outros.
    Ter empatia e saber ser carismático é fácil para alguns. Mas a falta dessas habilidades, infelizmente, impede que conheçamos pessoas brilhantes que nos cercam, sem nem imaginarmos.
    .
  5. Desenvolvimento físico – cuidar do estado físico vai além da saúde, pois envolve a bioquímica que está em nosso cérebro também. Cuidar da alimentação, do sono e desempenho físico são necessidades dos atletas. E não podemos esquecer que todos somos atletas na vida buscando longevidade.
    .

Perceba a importância dessas áreas e saiba que podem ser desenvolvidas de muitas formas diferentes. Por isso, até mesmo a religião, terapias holísticas e outros métodos alternativos podem ser formas consideráveis de desenvolvimento pessoal.

 

Os Métodos Mais Famosos Do Desenvolvimento Pessoal

Uma pessoa sob desenvolvimento pessoal não utiliza somente conhecimentos da neuropsicologia ou embasamentos científicos. E também não é somente por elas que obtemos experiências, aprendizados e efeitos benéficos.

As crenças são um elo entre o imaginário e o real, e seus efeitos transformam nossa mente. Então vejamos os métodos mais famosos e experimentados pelas pessoas hoje no desenvolvimento pessoal.

  • Religião – o método principal do desenvolvimento pessoal para a obtenção da espiritualidade. Por ele pessoas fazem forte implicação de fé, comunicam o inconsciente do cérebro e manifestam a cura, felicidade e até eventos que denominam ser milagres.
    .
  • Mapeamento comportamental – é uma ferramenta de autogestão utilizada geralmente por empresas para traçar personalidade, identificar competências e contribuir para o desenvolvimento profissional de habilidades competitivas.
    .
  • Gestalt-terapia – esse é um método de psicoterapia baseada na experiência e autorregulação do indivíduo. Ela tem ênfase na responsabilidade pessoal e traz benefícios de autoconsciência e para crises existenciais.
    .
  • Hoʻoponopono – uma técnica havaiana antiga e utilizada para se livrar de conflitos internos, reconciliação e autocura. Ela é muito utilizada como técnica para libertação de lembranças, limpeza da mente e equilíbrio emocional.
    .
  • Hipnose ou Auto-hipnose – é uma técnica abrangente utilizada para inúmeras possibilidades, desde a medicina até o marketing. Mas no desenvolvimento pessoal é a melhor forma para induzir a mente inconsciente e modificar padrões, assim como para adotar uma mentalidade mais poderosa.
    .
  • Reiki – uma técnica budista que vem sendo utilizada em muitas clínicas e hospitais do país. Ele consiste no passe de energia para ativar os chacras, e assim reduzir o estresse, trazer relaxamento, vibrações de paz e cura.
    .
  • Programação neurolinguística – diferente das demais, ela utiliza conhecimentos dos maiores terapeutas e linguistas do século. E certamente é a responsável pela variedade de ferramentas de especialidades do coaching hoje.
    .

Artigo relacionado → Quais Os Benefícios da PNL – A Tecnologia Para Desenvolver O Sucesso

 

O Que É Um Curso De Desenvolvimento Pessoal

Os cursos de desenvolvimento pessoal se apresentam de duas formas. Eles são fonte de aprendizado para os profissionais do desenvolvimento humano ou então treinamentos para colocar pessoas em autodesenvolvimento.

Muitos grupos e instituições se dedicam a difundir eles através de palestras, workshops e seminários pelo país inteiro. Além de outros profissionais autônomos que são autoridades na área e em suas diversas especialidades.

Como em todas as áreas existem aventureiros, esse ramo pode trazer charlatões e muitas frustrações em contrapartida. Algo que requer cuidados e ainda conhecimento prévio sobre as necessidades e vantagens desses cursos.

As vezes ao buscar desenvolvimento pessoal e profissional, as pessoas acham mais fácil partir logo para os cursos. Eles nem sempre são necessários, mas são escolhidos por impulso sem conhecimento prévio do que vão favorecer.

Mas outras iniciativas também existem para compartilhar esses conhecimentos para a autoajuda. Esse é o caso do aprimore a sua mente, um espaço dedicado a praticantes do desenvolvimento pessoal buscando aperfeiçoar seus métodos.

Então caso você queira pisar firme nessa terreno do desenvolvimento pessoal e profissional, esse canal pode te ajudar!

Para ter um caminho confiável e consistente, entre para a nossa Lista Vip. Nela você entra em uma trilha de desenvolvimento pessoal e recebe material de apoio, treinamentos, dicas e muito mais.

Além de conhecer os melhores profissionais do desenvolvimento humano, analisados por nós e apontados por outros praticantes também.

 

Conclusão

O mundo do desenvolvimento pessoal é muito vasto e cheio de alternativas diferentes, por isso podem confundir as pessoas a primeira vista. Mas saiba que ele se inicia por uma simples leitura, como essa que você fez agora.

O autodesenvolvimento está na busca por conhecimento, alternativas e suas práticas também. E essa atitude proativa e da sua própria curiosidade, já lhe coloca automaticamente no processo de desenvolver-se.

homem com mãos para tras observando o próprio planejamentoAlguns termos que foram vistos aqui podem merecer mais da sua atenção, e alguns dos links que deixamos nesse artigo podem contribuir para isso. Muitos deles contém práticas, dicas e exemplos reais para você aprender mais.

Então continue lendo e se aperfeiçoando, pois esse é o desenvolvimento pessoal verdadeiro.

Caso tenha gostado desse artigo, deixe um comentário, conte as suas experiências e dúvidas também, pois podem ser úteis para outros praticantes. E compartilhe também em suas redes sociais caso tenha achado útil para você.

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Entre para a nossa LISTA VIP