Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso Guia

GRÁTIS !
🔒 Somos contra SPAM

Embora possamos saber como aprender mais atividades ao longo da vida, a busca de um propósito maior através do auto-aperfeiçoamento e todo o conhecimento que passa por nós, é um unificador da humanidade.

Grandes visionários em busca de conhecimento inspiraram a maioria das maravilhas modernas que hoje confiamos. Embora o processo de busca de objetivos na sua vida possa não parecer tão universal quanto o de Einstein, é crucial descobrir como aprender de uma maneira que funcione para você.

Esse feito pode levar a uma maior autoconsciência e sabedoria – sem mencionar um novo emprego, melhor remuneração, um novo hobby ou simplesmente o conhecer pelo conhecer – ou o que for importante para você como objetivo final.

Essa marca de introspecção e conhecimento não é necessariamente adquirida por meios tradicionais, e as técnicas de aprendizado que funcionam melhor podem diferir de uma pessoa para outra. E de fato, algumas dessas 74 dicas contidas aqui podem surpreendê-lo.

Imagine todas as maneiras pelas quais você pode estar aperfeiçoando a maneira de como aprender e encontrar o seu eu mais inteligente, que há anos estava estático e nem mesmo você sabia existir!

 

A Saúde Para O Aprendizado
mulher meditando com pernas cruzadas

  1. Reduza o estresse e depressão: O estresse e a depressão podem afetar a capacidade de recuperar informações e causar perda de memória a curto prazo. Em casos leves, a depressão às vezes pode ser melhorada simplesmente expondo-se a mais luz branca e comendo menos alimentos refinados.
    .
  2. Agite uma perna: A falta de fluxo sanguíneo é um motivo comum para a falta de concentração. Se você estiver sentado em um lugar por um tempo, salte ou dobre e flexione uma das pernas por um minuto ou dois. Isso faz seu sangue fluir e melhora as habilidades de concentração e recordação.
    .
  3. Alimento para o pensamento: Tome café da manhã. Muitas pessoas pulam o café da manhã, mas ele geralmente é ótimo no início da manhã e ajuda a ter alguma proteína em você para “alimentar” seu cérebro. Além disso, a falta de proteína pode realmente causar dores de cabeça.
    .
  4. Alimento para o pensamento, parte 2: Coma um almoço leve. Almoços pesados tendem a deixar as pessoas sonolentas. Embora você possa tirar proveito disso tirando uma “soneca pensante” (falaremos sobre isso mais tarde), a maioria das pessoas ainda não aprendeu como fazer isso regularmente.
    .
  5. Ginkgo biloba: Ginkgo biloba é um suplemento natural que tem sido usado na China e outros países há séculos e foi aclamado por suas propriedades energizantes para o cérebro.
    .
    Leitura relacionada → Como Gostar de Estudar – 4 Passos Para Tornar-se Um Estudioso Engajado
    .

    O Equilíbrio Ideal ao Aprender
    mulher repousando com venda nos olhos

  6. Durma profundamente: Ativar um ciclo REM, o sono em que os olhos se movimentam, não apenas ajuda a descansar e redefinir, mas também pode ajudar na solução dos problemas de alto nível. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, notaram que descansar e sonhar permitia que pensadores criativos resolvessem alguns dos seus problemas mais difíceis.
    .
  7. Faça uma pausa: às vezes, mude sua perspectiva física ou mental e alivie o estresse invisível que às vezes pode ocorrer quando você fica sentado em um lugar por muito tempo. É útil fazer uma pausa de 5 a 15 minutos a cada hora durante as sessões de estudo. Os estudos mostram que isso é mais benéfico do que o estudo ininterrupto, pois dá tempo à mente para relaxar e absorver as informações.
    .
  8. Faça uma caminhada: mudar sua perspectiva (e o ambiente) geralmente alivia a tensão, liberando assim sua mente criativa. Dar uma curta caminhada pelo bairro pode ajudá-lo a liberar essas habilidades latentes do aprendizado.
    .
  9. Mude seu foco: às vezes você não tem tempo suficiente para fazer uma longa pausa, mas sempre pode mudar o foco no assunto. Tente alternar entre assuntos técnicos e não técnicos, por exemplo.
    .

    Uma Perspectiva de Foco
    mulher caminhando nas ruas com celular nas mãos

  10. Faça meditação andando: se você estiver fazendo uma caminhada, não pare por aí! Dê um passo adiante e aprenda a meditação andando como uma maneira de explorar seus recursos internos e fortalecer sua capacidade de concentração. Apenas certifique-se de não ficar tão empolgado que desconsidere as regras de segurança no transito.
    .
  11. Mude seu foco, parte 2: Existem três maneiras principais de aprender: visual, auditivo e cinestésico. Se um não estiver funcionando para você, tente o outro.
    .
  12. Mergulhe completamente: concentre-se apenas no que estiver estudando, não assista TV ao mesmo tempo e não se preocupe com outras coisas. A ansiedade é conhecida por inibir a absorção de informações e ideias.
    .
  13. Apague as luzes: se a meditação não é para você, essa pode ser outra maneira de focar sua mente. Sente-se no escuro, para bloquear literal e figurativamente as influências estranhas. Isso é especialmente útil para aprender algo esteticamente, como as alterações nos acordes de uma guitarra por exemplo.
    .
  14. Tome um banho ou ducha: essa pode ser um pouco surpreendente, mas ambas as atividades podem relaxar você, tornando sua mente mais receptiva ao reconhecimento das ideias brilhantes.
    .
    Artigo relacionado → Como Controlar a Atenção Por Treinamento.

    Técnicas Para Lembrar Mais
    mulher com fones de ouvido e de olhos fechados

  15. Ouvir música: Há muito tempo a pesquisa mostra que certos tipos de música podem atuar como uma “chave” para abrir portas e recordar memórias. A teoria é que as informações aprendidas ao ouvir uma música ou sons em particular podem ser recordadas simplesmente reproduzindo as músicas chave em sua cabeça.
    .
  16. Leitura rápida: algumas pessoas acreditam que a leitura rápida faz com que você perca informações vitais, no entanto, a ideia é que, quando bem executada, a leitura rápida resulta na filtragem de informações irrelevantes.
    Se necessário, você sempre pode ler e reler assuntos técnicos que geralmente exigem leitura mais lenta, embora alguns estudos mostrem que a leitura lenta realmente atrapalha a capacidade de absorver ideias gerais.
    .
  17. Use siglas e outros dispositivos mnemônicos: os mnemônicos são essencialmente truques para lembrar informações. Alguns truques são tão eficazes que ao aplicá-los adequado é possível que você se lembre de informações mundanas meses ou até anos mais tarde.
    .

    Auxílios Visuais
    escrevendo em caderno com lápis

  18. Cada figura conta uma história: desenhe o que você está tentando alcançar para ajudá-lo a visualizar melhor. Ter um objetivo concreto em mente pode ajudá-lo a progredir para alcançar seu objetivo.
    .
  19. Mapeie tudo: Precisa planejar algo? Os mapas mentais oferecem uma maneira compacta de obter uma visão geral de um projeto, além de gerenciá-lo melhor. Através do mapeamento mental, você pode ver as relações entre ideias díspares e utilizar melhor a sua memória também.
    .
  20. Aprenda simbolismo e semiótica: a semiótica é o estudo de sinais e símbolos. O entendimento da iconografia de uma determinada disciplina não apenas ajuda no processo de aprendizagem, mas também permite que você retenha as informações com mais eficiência.
    .
  21. Usar design de informações: ao lidar com informações que possuem uma estrutura inerente, a aplicação dos princípios do design de informações pode ajudar a transmiti-las mais claramente. Um ótimo recurso é a estética da informação, que fornece exemplos de diferentes tipos de design de informações fornecendo links para as suas fontes.
    .
  22. Use técnicas de aprendizagem visual: tente o Draw.io para explorar todos os tipos de diagramas estruturados e fluxogramas para ver o que pode despertar seu interesse visual. Isso pode funcionar para você, encontre ainda mais ideias de esboços, além de organizadores gráficos, mapas conceituais e gráficos informativos.
    .
  23. Mapeie seu fluxo de tarefas: o aprendizado geralmente requer o conhecimento de uma sequência específica. O fluxo de tarefas, mapeia o seu curso de ações e organiza seus pensamentos sobre o que precisa ser feito. Essa é uma maneira poderosa de se preparar para concluir tarefas ou aprender a “como aprender”.
    .

    Técnicas Verbais e Auditivas
    pessoas sorrindo com copos nas mãos

  24. Rir: Isso pode parecer contraproducente para a seriedade dos estudos, mas esse é exatamente o ponto: rir relaxa o corpo, e um corpo relaxado é mais receptivo a novas ideias.
    .
  25. Estimule ideias: É importante não pensar demais: jogue rimas, palavras sem sentido, use métodos de associação de palavras ou de fluxo de consciência. Essas técnicas podem ajudar a relaxar, tornando-o mais receptivo ao aprendizado.
    .
  26. Brainstorm: Esta é uma técnica consagrada pelo tempo em que combina a atividade verbal, escrita e colaboração. Embora uma pessoa possa fazer um brainstorm, ele é mais eficaz em um grupo. Para um brainstorming eficaz, siga estas regras simples: primeiro, não exclua a idéia de ninguém. Em segundo lugar, não “edite” quando em andamento; basta gravar todas as idéias primeiro e depois dissecá-las mais tarde.
    A participação no brainstorming pode ajudar a avaliar um tópico de maneira objetiva e completa.
    .
  27. Aprenda por osmose: Transforme seu smartphone em uma ferramenta educacional: encontre alguns podcasts que falam com você ou são relevantes para o que você está aprendendo agora, faça o upload deles e durma tocando eles. Literalmente, coloque o seu smartphone debaixo do travesseiro e reproduza tudo o que tiver para deixá-los penetrar da noite até o amanhecer.
    .
  28. Batidas binaurais: as batidas binaurais envolvem a reprodução de duas frequências puras simultaneamente para produzir ondas alfa, beta, delta e teta, as quais podem inspirar sono, descanso, relaxamento, meditatividade, atenção ou concentração. As batidas binaurais são frequentemente usadas em conjunto com outros exercícios para aprimorar as habilidades de “superaprendizagem”.
    Confira esta máquina de batida binaural on-line gratuita para ver quais tons funcionarão para você.
    .

    Técnicas Cinestésicas
    mulher estudando com cadernos e eletrônicos sob a mesa

  29. Escreva, não digite: enquanto digitar suas anotações no computador é ótimo para a posteridade, mas escrever manualmente estimula ideias. O simples ato de segurar e usar uma caneta ou lápis pode parecer antiquado nos dias de hoje, mas pense em todos os visionários que trabalharam com ela ao longo dos anos.
    .
  30. Leve sempre um caderno: Samuel Taylor Coleridge sonhou com as palavras do poema “In Xanadu (Kubla Khan) …”. Ao acordar, ele escreveu o que conseguia se lembrar, mas foi distraído por um visitante e prontamente esqueceu o resto do poema para sempre.
    Se as ideias surgirem subitamente através da “meditação andando” ou de qualquer outro método da nossa lista, registre-as imediatamente ou você poderá se arrepender.
    .
  31. Mantenha um diário: isso não é exatamente o mesmo que um notebook. O registro no diário tem a ver com o rastreamento de experiências ao longo do tempo. Ao adicionar detalhes visuais, gráficos e mapas mentais, o registro em diário pode ser uma maneira muito mais criativa de acompanhar o que você está aprendendo.
    .
  32. Organizar: use guias coloridos de sinalizadores de pasta para dividir um caderno ou diário por seções. Eles são uma ótima maneira de dividir ideias para fácil referências.
    .
  33. Use notas post-it: as notas de post-it podem fornecer uma maneira útil de registrar seus pensamentos sobre passagens em livros sem desfigurá-las com marcas permanentes de tinta ou lápis.
    .

    Técnicas de Automotivação
    mulher trabalhando no computador ao ar livre

  34. Prepare-se para a aprendizagem: o pensamento positivo por si só nem sempre nos ajuda a alcançar nossos objetivos, e é por isso que é especialmente importante, se você é um adulto com muitas distrações, implementar formas para reduzir elas. Pelo menos em algumas horas importantes que requerem mais do seu foco.
    .
  35. Dê crédito a si mesmo: as ideias são frações de reais nas suas maiores realizações. Se você aprender a focar sua mente na obtenção dos resultados desejados, reconhecerá essas boas ideias e sua mente se tornará um filtro para elas, o que o motivará a aprender mais.
    .
  36. Motive-se: Por que você procura conhecimento? O que esperamos alcançar através da aprendizagem? Explorar as razões pelas quais você quer aprender e o que mais motiva você, pode ajudar a manter qualquer distração afastada.
    .
  37. Estabeleça uma meta: W. Clement Stone disse uma vez “O que quer que a mente do homem possa conceber, ela pode alcançar”. Esse fenômeno na consecução de objetivos determina que, se você se preparar por todos os meios necessários, todos e quaisquer obstáculos parecerão superáveis.
    Quem já experimentou esse fenômeno provavelmente entende o quanto ela é válida.
    .
  38. Pense positivo: afinal, qual é o sentido de estabelecer metas de aprendizado para si mesmo se você não tem fé em sua própria capacidade de aprender? A psicologia por trás dos pensamentos positivos são determinantes para o sucesso em tudo!
    .
  39. Toda habilidade é aprendida: não obstante, as funções corporais são aprendidas. De um modo geral, você pode aprender algo novo tão facilmente quanto qualquer outra pessoa. É preciso um esforço variável para todos nós, mas uma vez que você estabeleceu sua meta, é provável que seja tão realizável quanto possível.
    .
  40. Prepare-se, parte 2: Infelizmente, nem todos em sua vida serão os que mais desejam seus planos de autoaperfeiçoamento e aprendizado. Eles podem intencionalmente ou inconscientemente distraí-lo de seu objetivo. Se você tem aulas para frequentar depois do trabalho, verifique se os colegas de trabalho sabem que você não pode trabalhar até tarde, por exemplo.
    A diplomacia funciona, então se você acha que seu chefe está intencionalmente dando-lhe trabalho nos dias em que ele sabe que precisa sair. Agende novamente essas reuniões para um momento posterior, se possível e / ou caso seja necessário.
    .
  41. Restrinja-se: a maioria das pessoas, precisa fundamentalmente de estrutura em suas vidas. A liberdade às vezes é uma coisa assustadora – como o caos. Mas até o caos tem ordem interior.
    Ao restringir-se, dando prazos, limitando seu tempo a qualquer ideia ou concentrando as ferramentas com as quais você está trabalhando, geralmente é possível realizar ainda mais em menos tempo.
    .

    Técnicas Suplementares
    mulher lendo livro ao ceu aberto

  42. Leia o máximo que puder: Esta dica é talvez a mais autoexplicativa da nossa lista. Prossiga uma ampla gama de tópicos, bem como a profundidade nos assuntos.
    .
  43. Faça uma polinização cruzada de seus interesses: explore o estudo interdisciplinar para o conteúdo que mais gosta. Afinal, os neurônios que se conectam a outros, oferecem novas perspectivas e mais habilidades para usar o mesmo conhecimento de maneiras novas.
    .
  44. Aprenda outro idioma: Novas perspectivas também podem permitir o cruzamento entre conceitos culturais e expandir a inspiração mundana. Às vezes, a leitura de um livro em seu idioma original fornecerá informações que, de outra forma, poderiam ser perdidas na tradução.
    .
  45. Aprenda como aprender: adote um método de aprendizado e memorização igual é feito através do método Renato Alves por exemplo. Ele é um dos homens mais conceituados do pais e foi elogiado por pedagogos e instituições de ensino do país inteiro e tem sucesso mundial como campeão de memorização.
    .
  46. Aprenda o que você sabe e o que não sabe: muitas pessoas podem dizer “sou burro” ou “não sei nada sobre isso”. O fato é que muitas pessoas desconhecem amplamente o que já sabem sobre um tópico. Se você quiser aprender algo, precisa determinar o que já sabe, descobrir o que não sabe e preencher as lacunas.
    .
  47. Aprenda a executar várias tarefas de maneira eficaz: A execução de várias tarefas de forma eficaz permite exercitar tempo sob foco, mas isso é limitado para realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Então por multitarefa eficaz, não entenda como fazer duas ou mais coisas exatamente ao mesmo tempo – isso não é possível. No entanto, ter multitarefas com a abordagem correta e preparo da mente para isso é o que pode tornar a técnica eficaz.
    Por exemplo, um escritor freelancer de sucesso aprende a gerenciar vários artigos ao mesmo tempo. Ele pesquisa o primeiro tópico e, em seguida, deixa os processos de segundo plano de sua mente assumirem o controle antes de passar conscientemente para outro tópico. Enquanto estiver no segundo tópico, o primeiro ficará mais claro para ele.
    .
  48. Pense holisticamente: o pensamento holístico pode ser a técnica de aprendizado mais “avançada”, para ajudar os alunos a aprenderem coisas novas. Você pode até ter ouvido essa palavra usada para descrever uma mentalidade geral mas não como uma técnica única.
    .
  49. Use o tipo certo de repetição para sua vantagem: conceitos complexos geralmente exigem revisão para serem totalmente absorvidos. E para algumas pessoas isso pode levar meses ou até anos. A repetição de conceitos e teorias, incluindo exemplos concretos, melhoram a absorção e aceleram o processo de aprendizado.
    .
  50. Aplique o modelo Quantum Learning (QL): O modelo Quantum Learning está sendo aplicado em algumas escolas dos EUA para ir além dos métodos típicos de educação e envolverem os alunos através de cinco componentes principais: fundação, atmosfera, ambiente, design e entrega.
    .
  51. Obtenha as ferramentas necessárias: Obviamente há uma variedade de ferramentas projetadas para o aprendizado. Se você está aprendendo on-line como a maioria das pessoas hoje em dia, considere materiais de estudo on-line, além de comunidades educacionais, fóruns, canais educativos e outras ferramentas.
    .
  52. Aprenda o pensamento crítico: O pensamento crítico é uma habilidade que não é apenas essencial ao processo de aprendizagem, mas que o leva ao longo da vida. Leia o discurso da Wikipédia sobre pensamento crítico como ponto de partida. Ele envolve boas habilidades analíticas para ajudar na capacidade de aprender de forma seletiva.
    .
  53. Aprenda a resolver problemas complexos: para os seres humanos em geral a vida é uma série de problemas a serem resolvidos e o aprendizado é apenas parte do progresso. Especialmente se você tiver um problema complexo, precisará aprender a arte da solução de problemas complexos também.
    .

    Para Professores, Tutores e Pais
    mulher ensinando aluno em sala de aula

  54. Seja envolvente: as palestras geralmente são unilaterais e, portanto, podem ser contraproducentes. Informações meramente ouvidas ou observadas (de um quadro na sala, por exemplo) são frequentemente esquecidas. Ensinar não é simplesmente falar. A discussão é mais importante: faça perguntas aos alunos, apresente cenários com todos eles do lado de dentro.
    .
  55. Use pirâmides de informação: o aprendizado acontece em camadas. Crie uma base sólida de conhecimento sobre o qual você possa continuar adicionando conceitos mais avançados gradativamente.
    .
  56. Use videogames: os videogames têm uma má reputação por causa dos muitos títulos violentos não educativos que existem hoje em dia. Mas alguns videogames podem realmente ser uma ajuda eficaz para aprender, acredite ou não.
    .
  57. Dramatização: as pessoas mais jovens aprendem melhor fazendo parte de uma experiência de aprendizado interativa. Por exemplo, a história é mais fácil de absorver por meio de reconstituições e pode ser aprimorada ainda mais usando trajes, acessórios ou outras pistas visuais.
    .
  58. Aplique a regra 80/20: Essa regra geralmente é interpretada de maneiras diferentes, mas nesse caso, a regra 80/20 significa que alguns conceitos, digamos cerca de 20% de um currículo, exigem mais esforço e tempo do que aproximadamente 80% dos outros. Portanto, esteja preparado para dedicar tempo para expandir tópicos complexos.
    .
  59. Conte histórias: No entanto, você pode tornar um conceito complexo mais relacionável contando uma história ou usando metáforas, aproveite a oportunidade. Quando uma história funciona para ajudar um aluno a entender algo que, de outra forma, poderia ser entediante ou complicado demais, você verá uma compreensão despertada nos olhos do aluno.
    .
  60. Vá além do currículo da escola pública: o sistema da escola pública ainda é geralmente inexistente para o ensino de métodos avançados de aprendizagem e brainstorming. Não é que esses métodos não possam ser ensinados; eles simplesmente não estão sendo. Para ter acesso a esses métodos avançados de aprendizado, você normalmente precisará despender de tempo, esforço e pagamentos extras.
    Embora o que está disponível para todos os alunos em escolas públicas ainda seja um trabalho em andamento, você pode precisar procurar recursos adicionais como aulas particulares ou programas comunitários para aprimorar o aprendizado de seus filhos.
    .
  61. Use o aprendizado aplicado: se um aluno do ensino médio estava tendo problemas de matemática, digamos com frações, um exemplo de aprendizado aplicado pode ser ensinar frações usando fotografia, na cozinha ou com a medição de ingredientes. Adapte o aprendizado aplicado ao interesse do aluno e de assuntos que ele goste.
    .

    Para Estudantes e Autodidatas
    tres estudantes observando computador

  62. Envolva-se: Às vezes, os alunos ficam entediados porque sabem mais do que está sendo ensinado, talvez até mais que o próprio professor. Esperamos que os professores avaliem o que cada aluno já sabe antes de dar lições.
    Os alunos devem discutir com um professor se acharem que o material coberto não é desafiador e compenetrante o suficiente, ou então considere pedir materiais adicionais.
    .
  63. Ensine a si mesmo: os professores nem sempre podem mudar a ementa disciplinar a seu critério. Portanto se você não está sendo desafiado, desafie a si mesmo. Mesmo que os cursos dos principais programas de educação on-line não abranjam um tópico de seu interesse, você pode aprender por conta própria.
    Não espere que alguém lhe ensine, o estudante é você. As aulas são até mais eficazes quando você se apresenta em sala com essa filosofia.
    .
  64. Colaborar: se estudar sozinho não estiver funcionando, talvez um grupo de estudos o ajude.
    .
  65. Ensine algo: Uma das melhores maneiras de aprender algo melhor é ensiná-lo a outra pessoa. O processo obriga você a aprender mais quando compartilha seu conhecimento com os outros.
    .
  66. Escreva sobre isso: Uma maneira eficaz de “ensinar” algo on-line é criar uma página na internet contendo tudo o que você sabe sobre um tópico. Ou até mesmo crie seu próprio blog sobre isso. Fazer isso ajuda você a perceber o que sabe e, mais importante, o que não sabe.
    .
  67. Aprenda por experiência: parece bastante óbvio, mas isso exige dedicação de tempo. Um especialista é geralmente definido como alguém que deu tudo de si e dedicou inúmeras horas de sangue, suor e lágrimas a uma experiência ou esforço específico.
    Você é um especialista, mesmo sem perceber? Se não, você tem a dedicação para se tornar um?
    .
  68. Teste você mesmo: testar o que aprendeu reforçará as informações. Os flash cards resistem ao teste do tempo como uma das melhores ferramentas de autoteste para crianças e adultos. Utilize eles em um mural e se exercite escrevendo pergunta de um lado da folha e resposta no seu verso.
    .
  69. Aprenda as coisas certas ou o básico primeiro: caso em questão: considere a maneira como um bebê aprende um novo idioma (dica: não é para aprender gramática, ortografia e frases primeiro). Com um adulto ou jovem adulto não é diferente. Tente mergulhar no básico e veja a diferença por si mesmo.
    .
  70. Planeje seu aprendizado: se você tem um plano de longo prazo para aprender alguma coisa existem dois caminhos pelos quais você pode seguir. Você pode adotar uma abordagem aleatória de aprendizado ou pode planejar um pouco mais e encontrar o seu caminho ideal. Planeje seu tempo e equilibre o aprendizado com a sua rotina.
    .
    Artigo relacionadoComo Estudar Melhor e Aprender de Forma Mais Eficiente.

    Conselho de Despedida
    mulher estudando no computador em paisagem sob ceu aberto

  71. Persistir: não desista da busca pela aprendizagem diante de tarefas intimidadoras. Qualquer coisa que um ser humano possa aprender, a maioria dos outros também pode. Entenda isso que Thomas Edison disse: “Genialidade é 1% de inspiração e 99% de transpiração”.
    .
  72. Desafie-se: as pessoas geralmente são mais inteligentes do que imaginam. Em um mundo que compara e critica tudo tão publicamente, é cada vez mais difícil saber aonde nos encaixamos. E um gênio inesperado pode ser encontrado em todas as esferas da vida.
    Se você suspeitar que tem mais potencial do que demonstrou para outras pessoas ou para si mesmo, tente um teste de QI ao contrário daqueles padronizados pelas escolas, esse teste do MANSA ajuda a avaliar de forma abrangente o conhecimento e a capacidade de aprendizado de um aluno.
    .
  73. Faça festa antes de um exame: Ok, talvez não uma festa, mas a chave é relaxar. A pior coisa a fazer é amontoar-se na noite anterior a um exame. Se você ainda não conhece um assunto até então, estudar atrasado não vai ajudar muito. Se você estudou, basta revisar o tópico e fazer algo agradável (não estudar). Fazer isso indica ao seu cérebro que você está preparado e que poderá se lembrar de tudo o que já aprendeu.
    Por outro lado, se você não passou o semestre aprendendo os conhecimentos que precisa, também pode festejar de qualquer maneira, porque ficar lotado no último minuto não ajudará em nada.
    .
  74. Não se preocupe; aprenda feliz: você tem uma verdadeira paixão pelo aprendizado e deseja compartilhar suas dicas e truques com outras pessoas? Colabore nos comentários desse artigo e escreva algo para cooperar e espalhar mais conhecimentos.
    .

    Fontes Para Este Artigo

    Esta é apenas uma lista parcial de fontes, com foco principalmente em recursos online. Muitas das ideias apresentadas acima são de especialistas com experiência, com informações obtidas de dezenas de livros, fitas e sites focados em métodos e técnicas de aprendizado. Os sites abaixo podem ter sido mencionados acima ou podem ser simplesmente recursos úteis que contêm links para outros sites valiosos:

    Headrush

    Lifehack

    43 Pastas

    Aprendizado ativo para a sala de aula da faculdade

    Steve Pavlina

    OEDb

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Inscreva-se na nossa LISTA VIP