Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso Guia

GRÁTIS !
🔒 Somos contra SPAM

O autocontrole é um esforço de autodomínio sobre nossos comportamentos e requer certa energia da mente. Ele é um recurso esgotável, por isso é preciso saber como utilizá-lo com sabedoria, caso contrário, podemos estar desarmados diante das tentações.

Muitas vezes chamada de força de vontade, o autocontrole é capaz de nos garantir um melhor gerenciamento sobre nossos objetivos. Essa habilidade extraordinária merece a atenção de todas as pessoas, pois é o maior ingrediente da superação pessoal.

Controlar a ansiedade, melhorar a alimentação e manter um relacionamento mais duradouro requerem dessa habilidade tão invejável, e acredite, esse controle pode ser aprimorado por treino e se manter pela vida inteira.

Nesse artigo entenderemos a importância do autocontrole emocional, como ele é tratado pela psicologia, seus estudos e as técnicas mais importantes para aprimorar essa habilidade tão diferencial para a nossa qualidade de vida.

 

O Que É Autocontrole

Autocontrole é a habilidade de controlar impulsos emocionais e aperfeiçoar comportamentos advindos deles para atingir objetivos a longo prazo. É um aspecto da inteligência emocional que trata do equilíbrio entre o lado emocional e racional do homem.

O significado do autocontrole na psicologia é o controle inibitório de emoções, pensamentos e ações. Um trabalho cognitivo de resistir comportamentos indesejados enquanto se atinge objetivos e também o comportamento de atrasar as gratificações.

As pessoas frequentemente utilizam outros nomes como força de vontade, disciplina ou determinação para denominar o autocontrole, já que ele tem forte ligação com esses atributos da inteligência emocional. No entanto, ele é mais abrangente e pode ter como seu resultado todas essas habilidades.

A região do cérebro responsável por esses efeitos se encontra no córtex pré-frontal, região responsável pelo planejamento, expressão de personalidade e tomadas de decisões. Área conhecida por exercer as funções executivas do cérebro.

Essa região não é desenvolvida completamente em nós até os 25 anos de idade, talvez por isso o autocontrole não seja um ponto forte de crianças e adolescentes já que se entregam facilmente as tentações imediatas.

 

Por Que Ter Autocontrole É Importante?

A importância de ter autocontrole para a vida foi alvo de uma pesquisa em 2011 pela American Psychological Association. Eles identificaram, em 27% das pessoas entrevistadas, que a falta de força de vontade era determinante na conquista ou fracasso de suas metas.

A pesquisa mostrou também que pessoas com melhor autocontrole tendem a ser mais saudáveis e felizes em suas vidas

Outro experimento para determinar as principais vantagens da autodisciplina foi feito em estudantes que demonstravam uma alta dessa habilidade. Nele o psicólogo social Roy Baumeister, encontrou um padrão determinante nesse outro aspecto de autodomínio.

Os estudantes mais disciplinados levavam vantagens com melhores notas e conseguiam maiores benefícios na admissão de testes competitivos dos programas acadêmicos.

O alto autocontrole prevê um bom autodomínio, menores números de patologias, melhores notas e maior sucesso interpessoal. – Roy Baumeister

O experimento também demonstrou que para o sucesso acadêmico, a autodisciplina (um resultado do autocontrole) é um fator mais importante do que o QI.

garoto tentando se controlar para não comer marshmallowEssa experiência demonstrada também foi validada por um famoso teste feito em 1979 pelo psicólogo Walter Mischel da Universidade de Stanford conhecido como O Teste Do Mashmallow.

Nele, mais de 600 crianças foram colocadas diante da tarefa simples de resistirem a tentação de comer um cookie ou marshmallow durante 15 minutos. Caso conseguissem, ganhariam mais um doce como recompensa.

A grande maioria das crianças deram a resposta imediata ao teste comendo o marshmallow e uma parcela menor resistiu a tentação.

A pesquisa assim mostrou que as crianças com autocontrole para atrasar recompensas e ganhar outra maior a mais longo prazo, tiveram maior performance em suas vidas acadêmicas e profissionais mais tarde.

 

Quais Os Benefícios De Ter Autocontrole?

O autocontrole traz benefícios para o desenvolvimento pessoal que vão além do sucesso acadêmico ou interpessoal. E pesquisas também apontam que ela se mantêm constante por toda a vida.

Ela é importante para conquistar objetivos como já foi citado aqui. Mas os benefícios do autocontrole também trazem outras vantagens como:

  • Controle alimentar, do peso e dos problemas de saúde.
    .
  • Maior controle sobre a ansiedade e o stress.
    .
  • Controle comportamental no trabalho e outras vantagens profissionais.
    .
  • Relacionamentos afetivos mais seguros e duradouros.
    .
  • Melhor domínio sobre efeitos de pensamentos negativos.
    .
  • Autoconhecimento dos limites e vantagens pessoais.
    .
  • Maior habilidade social e para tornar-se um líder.
    .
  • Forte autodisciplina e resiliência às adversidades.
    .

A lista de benefícios de manter o autocontrole pode ser extensa, mas para o desenvolvimento pessoal ela se destaca ainda por poder promover uma autoestima elevada e maior autoconfiança em momentos difíceis.

Manter o autocontrole emocional é sobretudo a habilidade de contornar situações tensas e difíceis sem se entregar a impulsos de desespero, angustia e outros sofrimentos despertados por nossa mente inconsciente.

Existem duas feras da mente humana, uma delas é mais racional e outra mais emocional. Ambas nos conferem percepções distintas sobre o mundo e ter o equilíbrio sobre elas é o maior benefício da habilidade de autocontrole.

 

Quais São Os Limites Do Autocontrole?

Existe um grande debate científico sobre o esgotamento da força de vontade e o uso da energia mental para manter esse controle por mais tempo.

Esse conceito é chamado de esgotamento do ego e pode explicar por que algumas pessoas se sentem mais sobrecarregas durante o dia ou desistem de objetivos que batalharam por períodos longos, ou quando elas procrastinam mesmo ao terem a recompensa imediata por cumprirem suas tarefas.

No entanto, alguns estudos falharam quando se aprofundaram nesse tema. O que se sabe é apenas a base física sobre os níveis de glicose no sangue, que diminuem a cada ação de autocontrole que temos, a enfraquecendo ao longo do dia.

Como resultado percebemos que manter foco nos objetivos de vida não é algo tão simples no passar o tempo, e o autocontrole se esgota com mais facilidade nos viciados em drogas ou nos que tem impulsos de desordem alimentar.

Sabemos que a força de vontade é um recurso escasso e realmente limitado ao longo do dia. Portanto, deve ser utilizado com sabedoria para o utilizarmos objetivamente nos momentos corretos, sobretudo nos mais desafiadores.

Os psicólogos perceberam que esse fenômeno de esgotamento do ego ocorre quando um indivíduo utiliza suas reservas de força de vontade em uma tarefa e não consegue mais estar comprometido com as tarefas seguintes do dia.

Foi observado também que a única forma de tornarmos o autocontrole em alta novamente acontece apenas após uma boa noite de sono constante. Portanto não existem truques e ao final do dia essa habilidade não estará mais tão latente, nos restando apenas descansar.

Mas apesar de ser um recurso escasso a curto prazo e não sabermos como a prolongar em quantidade, o autocontrole pode ser fortalecido e existem maneiras de a utilizarmos com maior qualidade.

 

Como Ter Autocontrole Com Mais Qualidade?

homem sentado meditando para ter autocontroleAprender como aprimorar o autocontrole com qualidade é um trabalho de autogerenciamento. É preciso certo autoconhecimento para perceber a energia ao longo do dia, aonde gastar ela, as suas prioridades e pontos fracos que podem exigir mais desse recurso.

Exercitar o autocontrole é uma tarefa de aperfeiçoamento e produtividade na vida. Portanto é bom seguir essas dicas que favorecerão sua mente, além de tudo para que você tenha maior inteligência emocional ao passar do tempo.

 

Busque Autoconhecimento Para Evitar Tentações

Evite requisitar seu autocontrole em tentações que você pode evitar. Reconheça que você pode ser vítima de seus impulsos caso precise emagrecer e esteja com sua geladeira cheia das comidas erradas.

Caso sua maior tentação seja utilizar redes sociais no momento que precisar de concentração no trabalho, então reverta esse cenário. Simplesmente desligue seu celular durante tarefas importantes e o coloque em outro cômodo distante e mais difícil de alcançar.

A dica aqui é muito simples, tenha autoconhecimento e altere seu ambiente para não se deparar com as tentações, assim não precisara utilizar seu autocontrole com elas. Administre esse precioso recurso apenas com suas prioridades.

 

Seja Organizado Mentalmente

Ao planejar os passos que você dará para cumprir seus objetivos, é muito mais provável que tenha a percepção das dificuldades a serem enfrentadas. Ter essa organização em mente é um método para estar consciente do nível de autocontrole que precisará ter na hora crucial que surgirem possíveis impulsos.

Suponha que na hora de ligar o veículo em um teste de direção você possa começar a tremer e perder o controle para o nervosismo, deixando assim o carro morrer. Como utilizar melhor seu autocontrole para esse momento?

Anteceder o episódio e planejar os pensamentos firmes que você deverá criar em sua mente contribuirão muito para o momento de utilizar seu controle!

Perceba que o autoconhecimento também está nessa tarefa e com isso você estará psicologicamente mais preparado para os momentos de desvantagem.

Organizar a mente para o futuro é um dos passos mais conhecidos de pessoas de sucesso que temos notícia na história. Isso pode fazer toda a diferença em momentos cruciais da vida e pode ser premeditado apenas alguns minutos antes de qualquer desafio a ser enfrentado.

 

Exercitar O Mindfulness Traz Um Alto Impacto

A plenitude mental, também conhecida como mindfulness é uma técnica de alto impacto que realmente aperfeiçoa o autocontrole sobre foco. E esse tipo de habilidade pode ser exercitada através da meditação.

A prática da meditação traz controle respiratório, cardíaco, da pressão entre inúmeros outros benefícios para a saúde. Ela consiste em manter a mente plenamente focada no presente e constantemente concentrada no agora.

Manter o controle sobre o foco é uma das melhores dicas de produtividade que profissionais ou pessoas com problemas de falta de concentração podem ter. Ela resulta em maior qualidade do foco sobre as tarefas e também na facilidade de retomar o mesmo nível de foco após qualquer interrupção.

O Aprimore Sua Mente deixou preparado em seu e-book gratuito um exercício especial para o Mindfulness. Aconselho baixar e praticar todos os dias, pois ter autocontrole sobre o foco pode ser um diferencial para inúmeras atividades do dia e não requer grandes esforços para isso.

 

Técnicas De Mentalismo

Muitas técnicas de mentalismo tem ação no subconsciente humano. As mais famosas são as orações religiosas, os mantras budistas e a meditação como já foi explicado aqui.

Algumas pessoas com problemas graves de controle emocional recorrem cada vez mais a terapeutas. Grande parte enfrenta os famosos problemas do século como depressão, crises de ansiedade e fobias de inúmeros tipos.

Como solução para isso existem outras técnicas mentais como da auto-hipnose, que alcança resultados incríveis de autocontrole para qualquer atividade desafiadora como parar de fumar, perder peso, vencer o medo na direção e até fazer a manutenção do sono.

Esse tipo de conhecimento é antigo, rendeu muitas literaturas e apresenta progresso notório para os que provam seus efeitos. Esse é o caso também da programação neurolinguística, uma tecnologia mais moderna para exercitar o autocontrole dentro do mundo do desenvolvimento pessoal.

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Inscreva-se na nossa LISTA VIP