Você não precisa se tornar um estérico para ter disciplina nos negócios ou nos estudos, apenas ter uma rotina eficaz para a manter ou ajustar conforme o necessário.

A autodisciplina é fazer o que você precisa fazer, independentemente de você querer fazer. Ter autodisciplina é muitas vezes visto como o ingrediente-chave para criar uma vida orientada para os objetivos.

Nos dizem que apenas através de uma disciplina rigorosa podemos manter o esforço e fazer os progressos necessários para sermos bem-sucedidos.

Sem autodisciplina, com certeza acabamos agindo de forma imprudente e impulsiva. Viver uma vida disciplinada é a chave para nos mantermos sob controle.

Mas e se a disciplina não é tão importante quanto fomos levados a acreditar?

E se a autodisciplina for realmente um conceito míope que, embora útil em algumas situações, pode ainda nos impedir de atingir nosso pleno potencial?

Certamente, nada pode substituir o trabalho e a persistência, mas quanto realmente disso vem da autodisciplina?

Ou a autodisciplina seria apenas um elemento de um conceito maior – e a questão real está em nossa capacidade de explorar o que nos motiva?

Se você quiser realmente entender o que significa ter resiliência e autocontrole para tornar sua vida melhor, você precisará destruir esses 7 mitos sobre a disciplina. Só então você será capaz de aproveitar seu próprio percurso e entender o que o impulsionará para alcançar o sucesso.

 

Mito 1: Se Você Não Tem Disciplina, Você Vai Acabar Preguiçoso E Sem Direção

A autodisciplina pode ser útil nas vezes que você precisa de um impulso para superar a inércia, mas depender apenas dela pode ser apenas uma muleta. Isso porque a autodisciplina não necessariamente ajuda você a alcançar seus melhores resultados.

Se você constantemente se forçar a fazer tarefas que você odeia, talvez consiga ter sucesso em fazer a tarefa, mas qual a probabilidade de você a fazer com excelência?

Em vez de se obrigar a fazer alguma coisa, tente se concentrar no que você espera obter da tarefa a ser realizada. Se você tem um objetivo final que está motivado a alcançar, concentrar-se nesse objetivo, pois ele estimulará seu desejo de fazer tudo o que for necessário para alcançá-lo.

Concentrar-se em seu desejo será a maior influência sobre suas ações, até mesmo lhe ajudando a concentrar sua atenção nas tarefas que você não gosta. Você descobrirá depois que essa é uma maneira mais positiva de estímulo à ação do que usar uma regra rigorosa para realizar tarefas que você odeia.

A autodisciplina pode ser uma ferramenta suplementar útil, especialmente quando você sente barreiras atrapalhando seus objetivos e não está atento a sua real motivação. Mas ser resiliente através da pura autodisciplina é uma correção de curto prazo.

Para alcançar um objetivo de longo prazo, você precisa entender o propósito e estar conectado ao seu “porquê” mais objetivo. Essa é a chave para alcançar sua ambição.

 

Mito 2: A Autodisciplina É A Única Maneira De Alcançar O Sucesso

Pessoa pulando de alegria por ter sucessoMuitas pessoas acreditam que a única maneira de alcançar o sucesso é através da forte carga da autodisciplina.

Eles acreditam que a autodisciplina é o ingrediente-chave para manter o foco e descomplicar seus objetivos. Mas quando você perceber bem, a autodisciplina não o levará a lugar algum sem objetivos claramente definidos.

Na verdade, você pode não ter autodisciplina e ainda assim ter êxito, mas ninguém se torna bem-sucedido sem um plano consciente e a motivação para seguir esse plano.

Considere isto: você pode ser a pessoa mais autodisciplinada de todas, mas sem um objetivo palpável e a motivação para realizá-lo, você não alcançará o sucesso.

Motivação é a chama interna que inspira e impulsiona você a seguir em frente. Ela faz com que você aja, tenha ações progressivas e sustentáveis ao longo do tempo.

Alguns podem argumentar que a autodisciplina é um componente da motivação e, para alguns, isso pode ser verdade. Mas, mais importante do que ter um conceito rígido de se manter preparado é saber exatamente o que você está tentando realizar.

Você pode ter a autodisciplina para levantar todos os dias às 5 da manhã, mas não consegue trabalhar com essa ação, porque você não está com clareza sobre um alvo. Se você tem um objetivo claro sobre o porquê de precisar acordar cedo, a persistência de se levantar cedo e se antecipar funciona, e assim você se tornará bem-sucedido.

Leitura Relacionada: Busque ter mais foco nos objetivos de vida com maior resiliência, pois é nesse atributo que mora o verdadeiro sucesso.

 

Mito 3: A Autodisciplina É Difícil

Pessoa se esforçando para escalarA autodisciplina pode parecer difícil às vezes. Afinal de contas, são precisos sacrifícios para fazer coisas que você pode não gostar.

Mas é muito mais difícil viver uma vida sem autodisciplina na verdade. Sem disciplina, ficaríamos tentados a fazer escolhas fáceis a curto prazo, mesmo que o resultado possa levar a consequências negativas a longo prazo.

Por exemplo, se você ceder à tentação e comer pizza com muita frequência, isso pode parecer uma escolha fácil no momento, mas a longo prazo você vai lidar com consequências, como ter excesso de peso, ter colesterol alto e estar em risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e problemas cardíacos.

Esses são os resultados problemáticos de viver sem autodisciplina.

A longo prazo, o que é mais difícil: aprender a comer uma dieta bem equilibrada, ou permitir-se comer mal o tempo todo e depois enfrentar o desconforto mental e físico de ter causado problemas de saúde a si mesmo?

Autodisciplina significa aceitar desconforto a curto prazo. Quando você vê o quadro geral, as escolhas se tornam mais fáceis.

 

Mito 4: Força De Vontade É A Mesma Coisa Que Autodisciplina

halterofilista carregando pesos com autodisciplinaDisciplina envolve a formação de hábitos que sustentam as ações que você deseja tomar para melhorar a si próprio. Depois de um tempo, esses hábitos se tornam um modo de vida – eles se tornam um comportamento automático, que é mais fácil de manter.

Já a força de vontade, envolve estar consciente do seu comportamento a todo o tempo e ciente das escolhas que você está fazendo. A força de vontade pode consumir muita energia e determinação continuamente.

Talvez você tenha feito uma dieta e ido a uma festa onde se deparou com pratos deliciosas de sobremesas. É preciso força de vontade para evitar um prato de comidas gordurosas e segurar a tentação.

Com a autodisciplina já está aceito que você não pode comer essas coisas, isso te leva direto a bandeja de frutas e vegetais, ou então ela simplesmente te desliga completamente da tentação das outras comidas.

Com prática suficiente, a força de vontade pode se tornar uma autodisciplina.

Leitura Relacionada: Entenda como desenvolver a determinação para qualquer mudança de vida, pois é dela que tratamos verdadeiramente quando falamos em força de vontade.

 

Mito 5: Ter Autodisciplina Significa Sempre Manter O Controle

controle de video game sendo manipulado por mãosHá um mito de que, quanto mais disciplina temos na vida, mais controle nós temos da vida.

Isso decorre da nossa necessidade de criar estabilidade e segurança em nossa vida pois queremos sentir que estamos no comando total do mundo ao nosso redor e, por pura força de vontade, podermos organizar e dominar nosso meio.

Mas a verdade é que nós só temos controle sobre nós mesmos e nossa vida não depende inteiramente de nós. Por isso ter a autodisciplina significa aprender a controlar ações, mas nenhuma disciplina nos dará controle total sobre o que nos cerca.

No entanto, ter autodisciplina ajudará você a manter o autocontrole, que é uma parte importante da capacidade de autorregular seu comportamento, suas emoções e como você reage aos outros.

Você pode fortalecer e melhorar seu autocontrole ao longo do tempo.

Se usado com sabedoria, o autocontrole pode ajudá-lo a evitar comportamentos impulsivos e negativos. Por outro lado, a excessiva autodisciplina pode nos levar à compulsão por sermos muito rígidos, implacáveis e inflexíveis.

 

Mito 6: Autodisciplina Significa Estar Desprovido De Emoção

pessoa com mascara sem emoçõesO ser humano, pela nossa própria natureza, significa ter emoções.

Não importa quanta disciplina você incute em si mesmo, você sempre sentirá e sempre experimentará as emoções.

Como parte de ser autodisciplinado, você também deve procurar ser emocionalmente autoconsciente, reconhecendo e aceitando como se sente quanto ao que faz.

Isso significa checar com você mesmo e estar ciente de como você está se sentindo ao fazer algo. Mas haverão momentos em que você deve ter o autocontrole para poder trabalhar calmamente em certas situações, sem permitir que suas emoções o dominem.

Durante situações difíceis, estressantes ou cheias de emoção, você precisará de um tempo para se permitir sentir e se conectar com suas emoções.

Através da autodisciplina e autocontrole, você pode evitar projetar essas emoções nos outros. Isso é especialmente importante quando você está lidando com emoções negativas, como medo, raiva e ansiedade.

 

Mito 7: Autodisciplina Significa Nunca Conseguir Fazer O Que Você Quer

xerife com cara de disciplinaÉ um equívoco comum pensar que as pessoas autodisciplinadas vivam uma existência restrita, na qual elas nunca conseguem se libertar ou fazer as coisas que desejam.

Pode ser fácil olhar para alguém que tenha autodisciplina e ver as coisas que ela está deixando de fazer. Mas o que as pessoas não enxergam é tudo o que elas estão construindo e as liberdades que a autodisciplina lhes deu para viver como realmente querem.

Em vez de reagir constantemente às coisas, ser influenciado pela tentação ou sentir-se ansioso por tentar fazer boas escolhas, ter autodisciplina significa que você estabeleceu os hábitos que sustentam seus valores fundamentais – e isso ajuda você a tomar decisões que sustentam sua vida. Os objetivos.

Isso deixa você livre para viver mais plenamente no momento, aliviado pela ansiedade ou estresse de constantemente enfrentar a tentação. Viver com autodisciplina significa que você é melhor em estabelecer limites, não se permitindo ser sugado para situações negativas ou relacionamentos tóxicos.

A autodisciplina ajuda você a definir sua vida de uma forma que traz situações mais positivas, amizades e conexões construtivas.

Texto de contribuição Vip de Deep Patel.

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Inscreva-se na nossa LISTA VIP