Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso E-Book
GRÁTIS !

🔒  Somos contra SPAM

Qualquer mudança de vida é mais plena quando mantemos o nosso foco e temos determinação. Com eles, podemos entrar em um processo de autodesenvolvimento e nossos objetivos ganham mais sentido e direção.

Cheia de oportunidades e desafios, a vida é movimento. E como já dizia Winston Churchill:

“Melhorar é mudar, ou seja, buscar perfeição significa buscar mudanças constantemente”.

Mesmo quando tudo parece uma rotina pragmática, a verdade é que muitas coisas estão mudando durante uma vida. E por mais que mudanças ocorram, muitos se mantêm estagnados apenas deixando a vida levar.

Por outro lado, existem pessoas que remam qualquer onda que apareça, mudando constantemente seus planos de vida. O que lhes faz provar os efeitos da falta de foco para uma autorrealização mais plena.

Mas como desejamos viver sempre com mais preparo para mudanças, e sem sermos carregados por qualquer maré, a solução está em fazer uma mudança de vida determinada por nós próprios.

Isso significa saber como ter foco e determinação na vida!

E já que somos uma verdadeira metamorfose ambulante, é preciso direcionar o foco corretamente. Certamente isso não é fácil para muitos, pois é preciso sair da zona de conforto e por vezes ter certa resiliência.

Por isso nesse artigo vamos conhecer alguns caminhos que podem ser construídos em nossa mente. Que provavelmente darão clareza para qualquer desenvolvimento pessoal que você queira ter.

Veremos alguns facilitadores ensinando a ter foco, determinação e como começar uma mudança de vida navegando nessas águas, com as suas velas sempre erguidas.

Acompanhe!

 

A Mudança De Vida Pelo Desenvolvimento Pessoal

O desenvolvimento pessoal é a principal maneira pela qual as pessoas buscam fazer uma mudança de vida e ter realizações. E falar dela, não envolve nenhuma escola ou professor, a não ser a própria vida.

Mas existem conhecedores da mente humana em nossa volta. Eles são filósofos, teólogos, estudiosos da psicanálise, neurociência e correlatos, que criaram, aplicaram e provaram efeitos transformadores da mente.

Esse é um motivo porque o desenvolvimento pessoal deveria ser uma obsessão de vida. E os conhecimentos do autodesenvolvimento aplicados hoje, trazem resultados promissores para inúmeras necessidades.

Também não tem como fazer uma mudança de vida radicalmente sem abordar certos conceitos conhecidos. E um deles passa pela ideia do autoconhecimento para podermos construir o foco e determinação na vida.

O autoconhecimento e o autodesenvolvimento são porta e chave para uma mudança de vida plena. Juntos, revelam o quão francos e comprometidos seremos com uma transformação pessoal.

Com o autoconhecimento é possível descobrir os nossos verdadeiros anseios na vida. Que em meio a tantos desejos, se revelam aqueles legítimos objetivos mobilizadores de mudanças.

Já o autodesenvolvimento é o aprimoramento de dentro para fora. A autonomia para desenvolver-se após serem compreendidas, por meio do autoconhecimento, as áreas que devemos melhorar para alcançar nossos objetivos.

Sabendo onde se quer chegar, é preciso engajamento pessoal, e dois atributos muito importantes do autodesenvolvimento podem ser utilizados juntos para isso.

São eles o foco e determinação.

Mas saiba que o objetivo deste artigo não é gerar uma mudança de vida radical em você. O autodesenvolvimento só pode ser feito de forma autônoma, portanto, essa deve ser uma responsabilidade somente sua.

No entanto, traremos um novo entendimento dessas capacidades tão necessárias para a mudança de vida. E quem sabe uma transformação não ocorra após os conhecimentos abordados nessa leitura.

 

Foco e Concentração x Distração dos Objetivos

homem buscando mudança de vida com corrente nos pés

O mundo está repleto de distrações, principalmente digitais e que dificultam nossa concentração e produtividade. E isso claramente reflete sobre nosso foco na vida também.

Para o psicólogo, teórico e autor best-seller Daniel Goleman:

Hoje, todos nós e não somente os jovens, nos sentimos invadidos por tecnologias digitais, smartphones e e-mails” e complementa “Todos esses recursos degradam nossa capacidade de concentração.”

Eles podem causar mudanças de padrões comportamentais, que com tempo, viram hábitos de menor prioridade na nossa vida.

As distrações nos habituam com padrões de interrupção sobre coisas importantes, como se isso fosse algo trivial, mas evidentemente só nos atrasa.

Nossa mente é facilmente adaptativa e dinâmica, por isso, mantê-la sem foco sobre objetivos maiores para trabalhar, resulta num estilo de vida que pode nos tornar apáticos e perdidos.

E essa é apenas uma das inúmeras psicologias da procrastinação. Que é um dos mais sorrateiros limitadores do homem!

Quando não utilizamos corretamente o foco e nos esforçamos em tarefas sem recompensa, elas naturalmente mínguam por falta de determinação. Mas junto a isso, desperdiçamos tempo e energia, que são recursos muito preciosos.

Ter foco e concentração, seja em grau maior ou menor, é essencial para executar qualquer tarefa com determinação, sobretudo VIVER com o “brilho nos olhos”, ou “sangue nas guelras” como as pessoas de grande sucesso sempre relatam.

O maior concorrente dos nossos sonhos sempre serão essas tarefas sem recompensa. Elas podem sabotar o sistema de estímulos do nosso cérebro e nos deixar apáticos quando precisarmos nos dedicar as reais prioridades da vida.

Por vezes, esses estímulos benéficos que viriam de tarefas de valor são perdidos. E eles certamente são pontos chaves para qualquer autorrealização.

Determinando Objetivos No Lugar Das Distrações

Desejar uma mudança de vida desviando o foco dos objetivos não é nada produtivo. Pois ter foco não ganha significado enquanto não seja determinado e direcionado corretamente.

Aquelas chamadas “tarefas chatas” que muitas vezes devem ser alvo do nosso foco, precisam ser amenizadas ao tratarmos delas em nossa mente. Elas precisam ser ressignificadas em nosso modo de interpreta-las.

Ter determinação é imperativo, um compromisso, e claro, ela existe somente ao cumprirmos o que foi determinado. Um efeito notável de quem sabe como ser mais disciplinado ao perseguir seus objetivos pessoais.

Mas a determinação e foco devem emergir antes disso, e sobretudo, destruir os alvos das distrações. Para assim a nossa mentalidade alinhar-se a objetivos de vida realmente promissores.

“Focar sobre algo consiste, instantaneamente, em parar de focar em outro algo”

Por isso devem existir formas de tornarmos as “tarefas chatas” em “estratégicas”, “diferenciais”, o “tiro no alvo” ou qualquer outro apelido sugestivo que as valorize como objetos de foco.

Para isso, a tarefa que pesa contra sua força de vontade precisa ter algum valor final reconhecido. Enxergar ela com o racional é apenas um passo, mas que ainda não resulta na real determinação.

O lado emocional do cérebro, nosso sistema límbico, precisa estar presente nesse julgamento com seu peso e equilíbrio também.

Quando não conseguimos criar esse elo verdadeiro com nossos objetos de foco, nos quais naturalmente podemos fracassar, acabamos perdendo para a conhecida falta de resiliência.

Colocar sentimento no processo é o caminho que nos leva a ter mais sinergia e aproximação com nosso objetivo de foco.

A dica aqui, portanto, é uma dose de sentimento!

Alimentar-se por sentimentos não é nada além de valorizar todos os preparativos, conhecimentos, dificuldades e trajetória de mudança de vida. Fazer isso diariamente, mesmo sem ter sinal de que irão se concretizar.

Exemplo de Foco e Determinação Num Objetivo de Vida

Vamos analisar um exemplo familiar e simples para entender como determinar um objetivo de vida. Com ele, entenderemos como focar coisas realizáveis.

O que fazer para trabalhar em determinada empresa?

Nesse exemplo, o foco e determinação precisam caminhar juntos. Primeiro são determinados objetivos que tragam o resultado final, depois será possível focar sobre cada objetivo identificado.

Devemos ter objetivos realmente alcançáveis por um processo de aperfeiçoamento. E também reconhecer prioridades para focar primeiro e sem desvios.

“Lembre-se, a resiliência e perseverança são frutos do foco sobre um objetivo bem determinado.”

Exemplo de um objetivo sendo determinado para focar:

  • Determine a empresa e função a trabalhar – utilizando de autoconhecimento, pergunte sempre “porque” e também “para que” trabalhar em tal empresa ou função. Baseado nisso, defina quais empresas valoriza e qual área realmente mobilizaria você a trabalhar.
    .
  • Determine os meios para esse objetivo – Agora pergunte para si, “como” e “quando” você conquistará esse objetivo? Fará um concurso, vai incrementar seu currículo, fará networking contatando a empresa ou outros profissionais?
    .
  • Determine os objetivos de foco – agora, com a demarcação desse cenário, deve existir foco. E você já sabe as competências que deve focar em adquirir ou aprimorar no seu autodesenvolvimento. Portanto, determine aonde direcionar seu foco separadamente. Tenha foco objetivo sobre resultados, para assim reunir os recursos necessários e atingir o perfil dessa empresa.

No exemplo acima estarão as tarefas que devem ser seu alvo de foco e determinação. Assim você estará alinhado a objetivos de vida realmente palpáveis.

Como pode perceber, sem essas identificações previamente definidos pelo autoconhecimento, não teria sentido algum o uso do foco. Na verdade, todo o esforço poderia ser um tiro no escuro.

 

A Influência do Foco Sobre As Mudanças De Vida

garota sonhando com mudança de vida em forma de baleia branca gigante

O homem é o único ser vivo que pode criar, com os olhos fechados, coisas que não existem no mundo real.

Nós podemos também visualizar um processo antes de executá-lo e imaginar ele se realizando mentalmente, mesmo sem nem ao menos qualquer realização ainda ser possível de existir.

Somos sonhadores, mas esse é apenas o primeiro passo dos realizadores de sonhos. A mudança de vida é feita desses sonhos, mas somente seu criador pode torná-lo um objetivo de vida.

Por isso que o autoconhecimento é tão importante para o autodesenvolvimento. O primeiro dirá quais são as motivações para atingir seus objetivos de vida, o segundo lhe concederá os meios para alcançá-lo.

No autodesenvolvimento existem habilidades como o foco, mas é importante definir prioridades antes de começar a fazer diversas tarefas de forma aleatória. Elas precisam ter significado maior e certo engajamento mental.

Dificuldades surgirão, como qualquer processo de mudança de vida que seja planejado. Mas saber como influenciar a mente corretamente, torna qualquer pessoa proativa e determinada.

A influência da mente sobre o foco acontece por ganharmos sinergia com nossas tarefas. Ele é um aspecto de controle sobre a atenção mais presente no agora e garante enorme potencial de superação.

Isso nos faz ignorar certas dificuldades, e por isso, torna possível alcançar o que foi determinado em menor tempo e com maior desempenho do que em estado normal.

Por isso, aprender como ter foco nos objetivos de vida é uma garantia certa de resiliência. Ele torna pessoas obstinadas pelas suas conquistas, e para isso, requer razão e emoção para ser construída corretamente.

Esses são os efeitos do uso seletivo da nossa atenção acompanhada de propósitos superestimados por sentimentos dentro da nossa mente. Os efeitos desse foco são relatados até hoje pelos criadores e genialidades da história.

 

O Autoconhecimento Para Focar Mudanças

usando o foco para uma mudança de vida

Pelo que foi dito até agora, talvez você tenha percebido que não é possível alguém realizar grandes mudanças de vida sem se autoconhecer realmente.

A não ser que as mudanças não sejam por determinação pessoal, claro!

É preciso conhecer o seu “eu interior”, o que está escrito em seu “mapa de referências pessoais” e reconhecer seus “valores, crenças e sentimentos”.

A sua personalidade é única e realmente particular, por isso mergulhe profundamente nela!

Saiba o que pode trabalhar em prol das suas mudanças:

  • Vale a pena?
    Faça essa pergunta. Descubra o valor que seu objetivo tem, pois torna-se mais fácil manter foco sabendo a recompensa que você terá ao alcançar o seu objetivo.
    .
  • Valorize resultados
    Se tem algo que mantém o foco aguçado é reconhecer valor em pequenas conquistas. Apaixone-se pela forma que solucionou seu problema e curta o resultado dentro de você.
    .
  • Simplifique
    Esse é um dos grandes segredos de como manter o foco. Por meio da simplicidade surge a clareza. Faça uma coisa de cada vez de forma sucinta.
    .
  • É mais complexo que isso?
    Realize o levantamento do que precisa ser feito para alcançar seus objetivos e vá cumprindo diariamente, ao seu modo, pequenas metas até suas somas tornarem-se objetivos grandes.
    .
  • Não espere o momento perfeito
    Esperar reunir todas as condições e recursos necessárias para uma mudança de vida, infelizmente, não é mudança e sim procrastinação. Dê o primeiro passo com o que você tem hoje, mesmo que seja visando os recursos necessários para seu amanhã.
    .
  • Siga o seu instinto
    Os objetivos são seus, a vida é sua e a decisão do que fazer para mudá-la também. Não vá pela opinião dos outros do que precisa ser feito, a não ser aqueles que tiveram objetivos semelhantes aos seus já concretizados.
    .

Foco Também é Inspiração e Maior Produtividade!

Mantenha foco em seus objetivos por aquilo que mais lhe inspira em trabalhar, seus sentimentos, impressões pessoais e vise sempre a sua autorrealização.

Todos esses pensamentos mostrados acima são verdadeiros aceleradores de resultados. E seu foco e determinação podem ser alimentados por processos facilitadores como esses para se desenvolver e progredir.

Eles ensinam como se tornar mais produtivo também, e isso pode inspirar outras pessoas. Pois a mudança simples de comportamentos tornam qualquer pessoa mais notória, todos reparam, então alimente-se disso!

Agarre-se aos elogios, cative autoconfiança em si mesmo, sobre seu potencial, o futuro e no trabalho dos que colaboram com você. Torne a vida de todos mais fácil, inspire todos na medida que se motiva junto.

Quando dividimos nossa inspiração, podemos resgatar nossa moral a qualquer hora. Realizar mudanças de vida funciona ao nos inspirarmos nos outros, e você deve tornar-se um exemplo para outros também!

Somos semelhantes em muitos aspectos e ter esse autoconhecimento não é difícil. As pessoas desejam amor, compreensão e reconhecimento, então saiba que você pode ser fonte inspiradora usando isso a seu favor.

Uma somatória de ações favoráveis lhe garante engajamento mental e, ao entrar nesse ciclo, é muito difícil sair.

Mudanças podem começar pequenas, mas quando tomam grandes proporções, são difíceis de retroceder. E nossa mente não se desengaja facilmente daquilo que já investiu considerável esforço.

Por isso construa o seu ciclo de mudança de vida seguindo alguns desses ensinamentos, mas aplique esforço. Esse é o principal estopim para o seu foco e determinação serem mais duradouros.

 

Como Manter a Força de Vontade e Determinação

como fazer uma transformação de vida com o foco e determinação

Sabendo agora algumas dicas de como manter o foco, é hora de falar sobre a força de vontade e determinação para uma mudança de vida realmente mais plena.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa FranklinCovey:

“Pelo menos um terço das pessoas que criam metas no ano novo desistem antes do fim de janeiro.”

Vários motivos envolvem a desistência tão rápida dos objetivos determinados no final do ano ou em outros períodos da vida. No entanto, é importante ressaltar que só conseguem realizar uma mudança de vida positiva, os que permanecem apaixonados pela própria busca deles.

A psicóloga Kelly McGonigal, autora do livro “Os desafios à força de vontade”, acredita que a força de vontade e a determinação são aspectos maleáveis do ser humano, que podem ser afetados pelo nível de estresse, má alimentação ou noites maldormidas também.

A força de vontade é conhecida por ser esgotável e um recurso de autocontrole, que está em alta no começo do dia. Quando abaixa, chamamos de esgotamento do ego, e apenas após o sono se recupera.

A determinação é maleável também por motivos de autocontrole. Quando determinamos algo, só estamos dispostos a cumprir quando nossa energia está em alta, e por isso requer o mesmo tratamento da força de vontade.

Mas algumas estratégias podem estar em seu autodesenvolvimento para racionalizar ainda mais o seu controle sobre esses recursos tão importantes da mente.

McGonigal tem algumas dicas de como aumentar a determinação e força de vontade tão necessárias para chegar a uma mudança de vida plena, vejamos elas agora.

Dicas Para Se Manter Mais Determinado

  • Desafie-se progressivamente
    O aumento da força de vontade é equivalente ao grau de dedicação e esforço empregado. Comece com desafios menores, ganhe confiança e, com o passar do tempo, encare metas mais audaciosas.
    .
  • Inspire-se
    Procure por pessoas que já alcançaram os objetivos que você deseja. Descubra o que elas fizeram para alcançar seus objetivos. Mas isso não se trata de querer ser igual a elas, apenas se inspirar com elas.
    .
  • Drenagem de energia
    Foque em realizar suas principais metas no início do dia. Algumas serão mais fáceis de serem cumpridas pela manhã. Caso seu desejo de mudança de vida é incluir exercícios físicos na sua rotina, por exemplo, tente iniciar essa atividade logo no início do dia.
    .
  • Estresse e ansiedade
    Enquanto houver desequilíbrio emocional, achar determinação será complicado. Quando estressados, nosso foco passa a ser uma atividades de curto prazo.
    O inverso acontece quando estamos equilibrados emocionalmente, nosso foco se torna mais amplo e a determinação também. A atividade física pode ajudar a aliviar os sintomas do estresse.
    .
  • Alimentação
    Segundo McGonigal:
    “Uma dieta com mais vegetais e menos alimentos processados oferece mais energia ao cérebro e podem melhorar todos os aspectos necessários para manter a determinação com suas metas”
    .
  • Limites
    Compreenda suas limitações e saiba como lidar quando elas surgirem. “As pessoas que consideram ter autocontrole são as primeiras a falhar em suas resoluções”, disse. “É preciso saber onde estão suas falhas, como e quando você costuma cair em tentação e passa a ignorar os objetivos.”
    .
  • Pequenas recompensas
    Já falamos disso aqui antes, mas McGonigal ainda reforça:
    “Dê a si mesmo recompensas ao concluir pequenas metas”.É como educar o seu cérebro que, encarar esses desafios é algo positivo sempre, e que vale a pena cumpri-los sempre também.

 

Busque a Mudança de Vida que Você Deseja

Foi com grande empenho, foco e determinação que pessoas exemplares nos demonstraram a fazer uma verdadeira revolução na vida. E talvez você tenha esses exemplos entre seus amigos ou parentes.

Muitas delas carregavam valores dentro de si, respiravam e pregavam seus ideais inspirados pela própria personalidade ou estilo de vida. É exatamente como a bela história de Chris Gardner resumida no vídeo a seguir retirado do filme À Procura da Felicidade(2006):

Uma Mudança de Vida Pela Determinação – A Incrível História de Chris Gardner

Por fim, lembre-se que a vida é um aprendizado constante, cheia de experiências positivas e negativas, que sempre vale a pena tentar.

Reconheça que a falha e o exito coexistem, e só reconhecemos eles, por entendermos as dimensão de seus lados opostos. A mesma dualidade está presente no bem e no mal, que só existem enquanto não fizermos mudanças de vida que sejam hora positivas ou negativas.

Vale mais a pena errar e aprender com isso do que se arrepender por não ter nunca tentado.

Em outras palavras, as pessoas que falham são as que tentam realizar coisas. As pessoas que não falham são as que nunca se submetem ao erro, por nunca tentarem absolutamente nada!

Para fechar:

  • Errar não é ruim
    Os conhecimentos de experiências vividas tem papel importantíssimo na aprendizagem. Portanto, seja a experiência positiva ou negativa, você ganhará conhecimentos sempre!
    .
  • Atualize-se e invista em você
    Para atingir resultados de vida diferentes é preciso atitudes diferentes. Uma mudança de vida requer novos conhecimentos e novas descobertas.
    Expandir a consciência e alcançar níveis mais altos de conhecimento são fatores que influenciarão diretamente na mudança de vida que você deseja.
    .
  • Supere-se sempre
    Não se contente com uma performance mediana em sua vida. Queira ter conhecimento profundo sobre o que perceber ser algo de valor e faça valer a pena cada esforço e energia que utilizar para isso!
    .

Conclusão

Atingir maior grau de foco e determinação em prol da mudança de vida não se passa de aumentar a velocidade das mudanças. Elas sempre acontecem e sempre estamos nos transformando pela vida.

Os diferenciais dos ensinamentos trazidos aqui estão no sentido e direção em que se aplica o seu foco. Certamente ser assertivo é o que trará transformações de vida mais promissoras afinal.

Mas certamente a melhor das dicas trazidas nessa leitura é sobre o desenvolvimento pessoal. Portanto, invista em você para se tornar melhor, mais atraente e apaixonada pela vida como num processo de formação para a vida.

Nós do Aprimore Sua Mente abordamos o autodesenvolvimento de várias formas e somos apaixonados por ele. Caso queira começar bem, entre na nossa LISTA VIP baixando esse e-book grátis.

Busque também fazer uma mudança de vida pelo que você possa acrescentar na vida dos outros.

Mas não viva assim para agradar ninguém, você é um indivíduo único e, caso tenha um sonho e objetivo que deseja alcançar, não foque pensamentos contrários ou limitadores lançados por terceiros.

transformação de vida com foco e determinaçãoInvista nos seus sonhos e vá atrás da transformação de vida que você almeja, pois ela é a única possível. Aquela feita pelo grande protagonista da mudança de vida, ou seja, por você próprio!

Não deixe de curtir, comentar e compartilhar esse artigo caso tenha gostado da leitura. Isso pode ajudar muitas outras pessoas a refletir também.

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Entre para a nossa LISTA VIP