Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso E-Book
GRÁTIS !

🔒  Somos contra SPAM

Caso você deseje saber o que é proatividade e caiu nesse artigo, certamente já teve uma atitude proativa nesse momento. Ou ao menos a está tendo na busca de mais conhecimentos a respeito desse assunto.

Esse é um comportamento humana muito exigido dos profissionais, mas que só funciona corretamente pela autodeterminação deles.

Aprender como ser uma pessoa mais proativa é um fruto da autoiniciativa, e como tal, pode ser melhor desenvolvida pela força do hábito e mudanças de mentalidade.

É notória a exigência de empresas na direção de tornarem suas equipes sempre alinhadas com seus objetivos. Por esse motivo, muitas delas criam dinâmica de grupo para observar proatividade em seus colaboradores.

Pois formar equipes nem sempre é fácil para um RH e todos os recrutadores de talentos vem se cercando de novas ferramentas para isso. Seja para formar equipes responsáveis ou investir corretamente naquelas com maior potencial.

Certamente a autonomia e comprometimento são em disparado alguns dos maiores indicadores de trabalhabilidade modernos que existem. E esses são apenas exemplos de atitudes proativas que denunciam grande capital humano.

Por esses motivos, mais do que descobrir o que é uma pessoa proativa, é preciso aprimorar essa capacidade dentro do seu desenvolvimento profissional também.

O objetivo desse artigo é esclarecer sobre tudo isso e trazer dicas de proatividade para qualquer profissional. Pois aprimorar esse comportamento garante maior potencial contra crises e a favor de oportunidades também.

 

O Que Significa Proatividade?

Proatividade significa assumir o controle de uma situação por agir a favor de um evento antecipadamente. Fazer as coisas acontecerem por força de ação determinada em vez de adaptar-se a uma situação não determinada.

Ser uma pessoa proativa é ter o comportamento de agir antes de uma situação futura e não apenas reagir sobre ela. Significando assumir controle da situação durante o seu decorrer, minimizando assim os imprevistos.

É exatamente o comportamento parafraseado pelo escritor e administrador austríaco Peter Drucker quando disse:

“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo.”

Para compreender o que significa proatividade é interessante conhecer também a motivação de seus estudos pelo ponto de vista da psicologia.

O uso da palavra proativo ou pró-atividade, era limitado apenas ao domínio da psicologia experimental no início da década de 30, quando se discutia o baixo comprometimento e retardo de aprendizagem individual.

Mas obteve maior conhecimento popular em 1946 pelo livro do neurologista e psicanalista austríaco Viktor Frankl chamado Em Busca De Sentido. Contando sua experiência como psicólogo e prisioneiro no campo de concentração Nazista.

Em seu livro, Frankl defende o conceito de que a principal força motivadora para um indivíduo sobreviver está em encontrar sentido na vida e ter perspetivas de futuro.

Essa abordagem é reconhecida internacionalmente, fundou a Logoterapia na análise existencial, além de validar a filosofia de Nietzsche sobre a “vontade de poder”, que foi utilizada por Frankl como “vontade de significado”, sendo essa a primeira força motriz da determinação dos seres humanos.

 

Quais As Principais Características De Uma Pessoa Proativa?

lupa examinando uma pessoa proativaCertamente pelo significado de proatividade dado aqui, você já deve imaginar que pessoas com esse tipo de comportamento não esperam para reagir às circunstancias da vida somente quando elas surgem.

Talvez por esse motivo elas estejam nas empresas em cargos importantes, de grade responsabilidade ou então sendo empreendedoras da livre iniciativa.

É também notório que pessoas proativas têm como característica serem muito mais produtivas. Pois são solucionadoras de problemas, naturalmente realizadoras e muito propensas a fazerem uma mudança de vida mais plena para elas mesmas.

As ações e qualidades a seguir são as principais características de pessoas com mentalidade proativa, vejamos elas:

  • Elas pensam no longo prazo.
  • Têm um bom autoconhecimento.
  • São pessoas ativas.
  • Altamente organizadas.
  • Têm domínio sobre a autodisciplina.
  • São constantes e não desistem fácil.
  • Tem grande flexibilidade.
  • Adeptas da autoeducação.
  • São sempre solicitas com outras pessoas.
  • Lidam bem com críticas
  • São abertas a conselhos.
  • Bons comunicadores e centralizam pessos.
  • Tem compaixão, lealdade e integridade.
  • Comportam-se com calma.
  • São autoconfiantes.

Não é preciso dizer que essas são as pessoas mais inspiradoras que encontramos em nosso local de trabalho. Muitas vezes elas estão no executivo de empresas, mas quando não estão, exercem papel de grande peso nas organizações.

Vejamos agora alguns exemplos de como essas pessoas agem.

Leia também → Como Se Tornar Mais Produtivo e Alcançar A Realização Pessoal

Exemplos De Atitudes Proativas

As pessoas que nos mostram o que é ser uma pessoa proativa geralmente o fazem com comportamentos simples que pouco notamos.

Certos gestos e pormenores podem ser interpretados apenas como atos nobres que ganham grande consideração do grupo de trabalho, mas além disso, na verdade, podem flagrar atitudes de proatividade.

Sabe aquela pessoa que de tempos em tempos se comunica para saber como você está indo ou se precisa de ajuda?

E aquela pessoa que limpa a louça do cafezinho de todos na copa ou organiza detalhes nos armários, pastas e sempre anota tudo na sua agenda?

Não pense que ela está apenas sendo gentil.

Ela pode estar tendo uma atitude tipicamente proativa para controlar o tempo. E faz isso simplesmente para eliminar pendências que podem agilizar processos para momentos de necessidade.

A mesma atitude recai sobre pessoas com grande organização financeira. Elas planejam as coisas antecipadamente, são conservadoras, sabem o valor real das coisas em detrimento do tempo e sua utilidade.

Veja essa lista de exemplos de atitudes proativas:

  • Ser detalhista e sempre revisar tarefas.
  • Sempre aparecer com antecedência a reuniões.
  • Querer sempre estar informado sobre tudo em volta.
  • Buscar conhecer as coisas por mais de uma fonte.
  • Querer compreender verdadeiramente opiniões contrárias.
  • Sempre honrar promessas e compromissos.
  • Tomar iniciativa sem ninguém pedir nada.
  • Não cobrar das pessoas e simplesmente fazer.
  • Estar determinado a terminar as coisas que inicia.

Não é difícil compreender porque esse modo de ser geralmente é visto em pessoas que tem maior foco nos objetivos de vida e perseguem suas ambições.

Talvez por esse motivo são os profissionais mais competentes e valorizados do mercado. Pois quando se alinham aos objetivos das empresas, certamente tornam-se a maior matéria prima que elas podem ter.

 

Como Posso Ser Proativo?

mão reagindo a derrubadas de peças de dominóTendo respondida a pergunta sobre o que é proatividade, talvez você esteja se perguntando agora quais são os primeiros passos para desenvolver esse comportamento.

É importante compreender o papel do autoconhecimento aqui, pois através dele, é possível reconhecer o seu nível atual. E para ter um bom ponto de partida, nada melhor do que testar a sua proatividade antes de tudo.

Essa é a melhor forma para mensurar o seu estado atual, e a partir disso, você consegue evoluir para outro degrau baseado em dados mais próximos da sua realidade.

Uma proposta interessante de como desenvolver a proatividade no trabalho e na vida está nos degraus dos 5 níveis de proatividade criados pelo CEO, consultor de liderança e coach Todd Cherches.

Para ele, existem níveis de proatividade em que as pessoas estão acostumadas a operar em suas vidas. Elas podem conter barreiras a serem ultrapassadas para que as pessoas subam a outro nível.

Segundo a análise de Cherches, alguns obstáculos pessoais que nos impedem de ser mais proativos são:

  • Uma má administração do tempo.
  • Baixo senso de prioridades.
  • Falta de foco.
  • Procrastinação.
  • Medo, dúvida ou falta de confiança.
  • Esperar o momento certo para agir (procrastinação).

Conseguiu reconhecer algum desses impeditivos para ter maior consistência ao cumprir os seus compromissos?

Claro, existem outros fatores, mas só de observarmos esses itens, vemos que todos são limitadores comuns da proatividade das pessoas. E todos são obstáculos internos que dependem de controle pessoal para serem dominados.

Leia também → Por Que Pessoas Procrastinam: 27 Causas da Psicologia da Procrastinação

Os 5 Níveis de Proatividade

Com essa simples modelo é possível conhecer os degraus de proatividade identificados nas pessoas. Perceba que eles geralmente recaem sob a força da ação diante de desafios que precisam ser enfrentados.

Vejamos eles:

  • Nível 1 – Inatividade
    Esse nível de inatividade é estático. Ele acontece quando você ou seu grupo de trabalho precisam de algo, mas simplesmente você não age, seja por qual motivo for.
  • Nível 2 – Reatividade
    Algo é necessário e você responde a isso, mas sempre está a um passo atrás pois apenas reage às coisas e não age com dinamismo em prol delas. É dessa forma que as pessoas desistem de você e buscam alguém mais proativo.
  • Nível 3 – Ativo
    Nesse nível você age sob demanda fornecendo o que as pessoas necessitam em tempo real e atinge as expectativas. O problema é que acompanhar um só ritmo não garante progresso, você não ganhar tempo e assim não cresce mais.
  • Nível 4 – Proativo
    Você está progredindo com direção, excedeu as expectativas e não apenas apaga incêndios, se previne deles também. Você cria um ambiente de crescimento e beneficia todos com quem trabalha pelo seu modo de ser.
  • Nível 5 – Superproativo
    Você não só define o ritmo, mas lidera, pois domina o tempo com sua visão de futuro, o que lhe concede reputação de visionário. Você supre demandas atuais e antecipa necessidades futuras antes de todos tomarem conhecimento.

Entender o que é proatividade e como ser uma pessoa proativa não é um aprendizado corriqueiro. A importância desse comportamento para a vida profissional é um consenso em todos as organizações que você possa trabalhar.

Algumas formas de ganhar performance para produzir melhor são talvez as maiores conquistadora de tempo. Algo que pode ser feito ao aprender como ser mais disciplinado ou adquirindo maior foco e concentração também.

 

Como Desenvolver A Proatividade No Trabalho?

funcionários proativos tomando iniciativaO nível de trabalhabilidade de uma pessoa está intimamente relacionado a sua proatividade em solucionar problemas. Isso identifica a importância de compreender o que é proatividade e por que desenvolver ela.

Aqueles que avançam para solucionar problemas sem procrastinar, são os que se tornam mais hábeis solucionadores de problemas também. Isso ocorre simplesmente pela quantidade de soluções e experiencias obtidas.

No clássico livro do autor Stephen Covey, o best seller administrativo Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, a qualidade de “ser proativo” é o hábito número 1 de tão importante que é.

E como essa qualidade é comportamental, apenas por hálito podemos internalizar ela. É desse forma que podemos induzir uma mentalidade proativa de verdade.

Veja então alguns hábitos que podem desenvolver a sua proatividade no trabalho:

  • Responder e-mails e telefonemas prontamente.
  • Ter sempre uma lista de coisas a fazer.
  • Desenvolver métodos para ganhar eficiência.
  • Perceber riscos e agir para evitá-los.
  • Testar rotinas de trabalho para encontrar aquela melhor.
  • Prosseguir até terminar suas tarefas.
  • Nunca se comprometer com o que não poderá cumprir.
  • Adaptar-se sem resistência às mudanças.
  • Gerenciar o tempo e cumprir prazos.
  • Planejar-se sempre antecipadamente.
  • Aperfeiçoar os processos de trabalho.
  • Aprender sempre o que porquê dos seus erros.

Essas dicas de proatividade no trabalho não estão aqui por acaso e podem elevar o seu nível de produtividade. Mas é preciso algum engajamento pessoal para isso.

Compreenda que todo o hábito requer certo esforço inicial para ser construído, e como dito anteriormente, pensar no longo prazo também é uma característica de uma pessoa proativa, lembra?

Por isso você precisa partir para a ação!

Essa é a única forma como ter uma postura profissional proativa e adquirir todas essas vantagens competitivas no mercado.

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Entre para a nossa LISTA VIP