Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso Guia

GRÁTIS !
🔒 Somos contra SPAM

Aprender como memorizar textos não é algo simples para as mentes destreinadas, mas quando essa prática é exercitada no tempo correto, o ato de decorar se torna mais fácil e rápido também.

Existem inúmeros métodos para conseguir um bom desempenho da memória e recordar textos longos e complexos. No entanto, esse tipo de conhecimento antigo desapareceu dos tempos modernos pelas facilidades tecnológicas.

Muitos atores, estudantes ou oradores ainda utilizam delas e conseguem expor suas apresentações de forma natural. E com isso conseguem até se concentrar em outros aspectos além do texto, que já está decorado e na da ponta de suas línguas.

Por ser um enigma para muitos e uma dificuldade a ser vencida por outros, vamos descobrir aqui técnicas de como decorar textos mais facilmente e descobrir também o que a nossa mente precisa para isso.

 

O Que Nossa Mente Precisa Para Memorizar Textos

Antes de entender o necessário para decorar um texto rápido sem dificuldades, é preciso entrar um pouco dentro da mente e saber como ela trabalha. Já que precisamos fazer proveito dela para lembrarmos de tudo mais tarde.

Nossa mente é astuta e está programada para não gastar energia com coisas inúteis. Isso significa que nossa mente não vai decorar nada que não seja significativo, ou seja, ela descartará informações inúteis antes de se tornarem memórias.

Em 2017, Richards Blake e o PhD. Paul Frankland, cientista sênior do Instituto Canadense de Pesquisa Avançada, fizeram um estudo sobre as modificações do cérebro associadas a memória.

“Descobrimos existirem mecanismos que o cérebro usa – e na verdade investe energia – que desfazem e substitui algumas conexões, levando-nos a esquecer as informações.” Richards Blake

Para a mente valorizar algo como importante e criar fortes ligações neurológicas com o objeto de memorização, existem duas formas principais:

  1. A repetição – quando repetimos algo em nossa mente, estamos alongando o processo de manter ela na memória de curto prazo. Isso sinaliza ao cérebro que a informação é relevante
    .
  2. A sensação – Quando sentimos algo em nossa mente, as ligações se expandem criando ganchos para outras áreas do cérebro. E tornam o conteúdo mais recordável depois.
    .

Mas essas já são as formas comuns que utilizamos para decorar as coisas. Nós utilizamos a repetição e um lembrete que nos dá uma ligação significativa com o objeto de memorização, mas ainda assim, não é o suficiente!

homem levando caixas para dentro do cérebroA solução para aprender como memorizar textos não está somente em repetir e dar sentido a ele. É preciso ter técnica em um processo de recordação para que as memórias sejam lembradas satisfatoriamente bem mais tarde.

Certos processos podem nos fazer decorar um texto com mais facilidade sem dúvidas. Mas ter a agilidade nisso só é possível ao praticar sobre uma técnica, e assim, o aumento da rapidez surge por repetição do mesmo processo.

 

Quais Técnicas São Úteis Para Decorar Textos

Existem inúmeras técnicas ensinando como memorizar textos com facilidade. Elas servem bem para decorar a bíblia, memorizar apresentações, poemas e até mesmo os livros por inteiro.

Mas existem também diferenças na importância da memorização. Algumas pessoas desejam saber como decorar textos palavra por palavra, enquanto outros só precisam ter a síntese do texto decorado na memória sem mais detalhes.

Decorar textos palavra por palavra é mais trabalhoso do que apenas memorizar tópicos da leitura. Mas no final, ambas são simples e podem dar um belo empurrão na performance da pessoa aprimorando a memória.

Essas necessidades são diferentes e para elas também existem técnicas de memorização diferentes. O que explicarei aqui são aquelas mais úteis e utilizadas por artistas, estudantes ou oradores quando decoram seus textos.

 

Como Os Artistas Decoram Textos Com Mais Facilidade

artistas interagindo em um filme com seus papeis em mãosOs artistas quando aprendem como memorizar textos de teatro e cinema, muitas vezes se utilizam das emoções e se entregam ao sentimento no momento de trabalharem sobre o texto.

Essa é uma técnica incrível, e acredite, facilita muito o processo de memorização uma vez que sentem as palavras que estão mentalizando. Isso reforça mais o significado e contexto das palavras dentro de seus roteiros.

Boa parte dos artistas memorizam apenas o sentido que as frases têm e não suas palavras a risca. Esse é o trabalho da maioria dos interpretes do cinema quando recebem seus papéis, o que é mais simples do que parece.

O método consiste em:

  • Dividir um texto longo em sentenças curtas simbolizando ações e substantivos (geralmente baseados somente em verbos).
    .
  • A cada sentença curta, descobrem o seu significado central (com ajuda de palavras chaves).
    .
  • Escolhem um sentido gancho para cada ação e qualidade a ser memorizada como: medo, raiva, coragem, indiferença, empolgação.
    .
  • Performam com as próprias palavras e respectiva sensação gancho do trecho do texto que foi memorizado.
    .
  • Frequentemente treinam em novos ambientes, outras posições, com outros artistas e isso faz toda a diferença para recordarem mais tarde.
    .

E existem aqueles textos mais fiéis que precisam ser memorizados palavra por palavra, técnica que ainda explicaremos mais a diante.

Muitos artistas têm suas próprias técnicas, mas o processo que mais combina para memorizarem textos com as falas de seus roteiros é basicamente o mesmo e costumam exercitar ele em seus ensaios.

 

Como Estudantes Decoram Textos Complexos

estudante encostada na arvore lendo um textoAs técnicas que os estudantes aprendem como memorizar textos complexos é simples e faz reforço do aprendizado ao mesmo tempo. Já que a técnica utiliza mais processos cognitivos sobre o conhecimento sendo aprendido.

Existem palavras técnicas demais que não entram facilmente na mente, mas com alguns truques mnemônicos tudo é possível e eles são muito requisitados pelos estudantes nesses casos.

Mas após vencidos alguns obstáculos da memorização, o processo ideal para estudantes memorizarem textos mais complexos é a seguinte:

  • Praticar a leitura completa de um texto para o reconhecimento do conteúdo.
    .
  • Separar os parágrafos com explicações relevantes e grifar palavras chaves que dão sentido, contexto e remetem a fatos.
    .
  • Para cada parágrafo, memorizar as ideias chaves com ganchos de questionamento como: por quê, quando, quem, aonde?
    .
  • Após o processo de memorização do texto, replicar o conhecimento por escrita, manualmente e com as próprias palavras.
    .
  • Depois criar questionários sobre cada tópico resumido, então responder o autoteste de conhecimento.
    .
  • Fazer estudo intercalado de conteúdos extensos e revisar o material de próprio punho com frequência (primeiras 24 h, 7 dias, 15 dias e etc).
    .

Existem inúmeras dicas de como melhorar a memória e aumentar a performance do estudante. Com prática o tempo de estudos pode diminuir drasticamente, ao mesmo tempo que a memória se aperfeiçoas para qualquer outra atividade.

 

Como Religiosos Decoram Textos Bíblicos

religioso pregando as palavras biblicasAs escrituras bíblicas são divididas em livros, capítulos e versículos, o que pode parecer complicado para decorar. Mas muito pelo contrário, eles podem ser ganchos úteis, principalmente na forma como memorizar textos bíblicos de verdade.

Existem inúmeras técnicas para conseguir marcar essas passagens bíblicas e uma das mais frutíferas é certamente com a ajuda de flash cards. Com eles você tem sempre a mão a referência bíblica e seus dizeres de outro lado.

Vamos utilizar o exemplo de passagem bíblica João 14:26:

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26

Uma técnica excelente para memorizar textos bíblico é:

  • Ler o texto em voz alta e utilizar vírgulas para mudanças de entonação de voz, criando assim um ritmo que destaque as palavras chaves.
    .
  • Após memorizar, criar um flash card com o texto em próprio punho de um lado e seu versículo na outra face do card.
    .
  • Criar um gancho visual entre o versículo e o texto: Imagine o espírito de João ensinando pessoas como estivesse as consolando. Ele tem uma régua na mão(1), está sentado na cadeira(4) e (2) pessoas se levantam esticando o braço direito (6) dizendo se lembrarem do que o pai disse.
    .
  • Prender o flash card em um mural, exercitar apenas um versículo por dia o revisar periodicamente pelo gancho visual do versículo e lembrando o texto de cabeça.
    .

O processo de memorizar textos bíblicos se dá pela intonação rítmico de vocalizar o texto, processo semelhante ao que fazemos com a música. O gancho é o versículo com suas referências visuais que devem ser imaginadas mentalmente.

O método é simples e muito dele é baseado na técnica de memorização do palácio das memórias que ensinamos em nosso e-book gratuito. Mas existem formas de utilizar essa técnica na íntegra, por isso aconselho conhecê-la.

 

Como Memorizar Textos Longos Palavra Por Palavra

tres pessoas treinando memorização de textos

A arte de memorizar um texto inteiro consiste na repetição até o aperfeiçoamento. Precisamos repetir para memorizar e fazer o mesmo para ganhar maior habilidade, pois é assim que a plasticidade cerebral funciona.

E outras coisas não devem ser negligenciadas por aqueles buscando como ter uma boa memória, pois ela requer alguns atributos imprescindíveis como:

  • Ambiente – um ambiente preparado e uma mente tranquila são propícios e levam vantagens consideráveis na prática de memorizar.
    .
  • Concentração – direcionar a atenção correta as palavras e seus significados é o coração do aprendizado e a memorização verdadeira.
    .
  • Foco – O foco é um aspecto diferente da atenção. Ele se baseia em objetivo, propósito, necessidade, força de ação e consciência.
    .
  • Trabalhos cognitivos – O imaginar, provar, a curiosidade, julgar, questionar e outros, são trabalhos mentais que levam a memorização.
    .

As técnicas ensinando como memorizar textos bíblicos, de apresentações ou textos complexos funcionam muito bem e utilizar a ajuda de mapas mentais nesse processo, pode ser a melhor solução para o problema. E como são conhecimentos experimentados e  recomendados por neurocientistas, podem ser as dicas que as pessoas mais precisam.

Mas aprender como memorizar textos longos com mais agilidade deve ir além, pois requer repetição e treino através de um processo. E dependendo do processo, caso seja muito duro, as pessoas passam a desistir dele.

Por isso é importante ter uma técnica simples mas eficaz ensinando como memorizar um texto mais facilmente. É esse o propósito desses 4 passos:

 

Passo 1 – Pratique a Leitura Consciente de Todo o Texto

O primeiro passo para memorizar um texto é compreendê-lo de forma simples e sem maior intenção. Basta ler o texto e assim estará definido seu significado, a lição ou pensamentos do autor.

Vamos utilizar um texto de Augusto Cury como exemplo para memorizar:

“Múltiplos fenômenos foram lendo sua memória e produzindo milhares de pensamentos diários que foram registrados novamente, num ciclo contínuo. E você, sem perceber e sem ninguém o ensinar, aprendeu a entrar na sua memória e, em meio a bilhões de opções, resgatar os verbos, os substantivos, os adjetivos e produzir as cadeias de pensamentos.” Augusto Cury

Esse texto não é dos mais simples, mas foi escolhido por causa disso. É uma ótima forma de demonstrar que a técnica funciona e pode ser aplicada para decorar qualquer texto palavra por palavra.

Muitas vezes textos antigos e com palavras pouco vistas no cotidiano requerem um dicionário para ajudar. Então não deixe de compreender elas, pois um texto para ser memorizado precisa do seu significado completo antes de tudo.

 

Passo 2 – Leia o Texto aos Poucos e Escreva a Próprio Punho

Agora que já fez a primeira leitura e conheceu o significado do texto, volte a ler com um novo objetivo. Agora leia apenas até o final da primeira frase.

Memorize a primeira frase e depois a subscreva em uma folha de papel a próprio punho.

Faça o processo de memorizar cada frase completa e escrever até o seu ponto final. Tenha certeza de não copiar, faça isso com as palavras que já estão em sua memória e não se esqueça das vírgulas.

Seu processo de memorização já iniciou com esse exercício, basta escrever o que tem em sua memória de trabalho. Caso seja necessário, leia e releia mais vezes até que tenha a frase completa na sua memória, depois então a passe para a folha de papel.

 

Passo 3 – Escreva as Iniciais das Palavras, Vírgulas e Pontos.

A melhor forma como memorizar textos completos palavra por palavra é treinando todas elas. Isso significa que você precisa fazer um exercício maior sobre essas palavras que já estão sendo trabalhadas pela sua memória.

Para criar esse efeito, pegue a mesma folha que já está utilizando, e em seu verso, escreva a próprio punho as iniciais das palavras, suas vírgulas e pontos.

Utilizando o nosso exemplo ficará dessa forma:

“M f f l s m e p m d p d q f r n, n c c. E v, s p e s n o e, a a e n s m e, e m a b d o, r o v, o s, o a e p a c d p.” Augusto Cury

Agora pratique a sua memorização sobre o texto utilizando apenas essas iniciais e resgatando as palavras correspondentes da memória. Recite esse texto o vocalizando, dessa forma você trabalha o seu canal visual e auditivo. E utilize também um ritmo próprio para cada passagem de vírgula e emoção que o texto transmitir.

Perceba que o efeito disso é ótimo e quanto mais você resgata essas palavras as vocalizando com seu ritmo característico, mais vivas se tornam. O segredo está em acessar frequentemente o mesmo local da memória, portanto, repita algumas vezes o processo.

 

Passo 4 – Faça o Processo em Todo o Texto e Repita O Anterior

Quando tiver o primeiro texto memorizado e com confiança de recordar palavra por palavra sem ajuda de cola, repita o processo com as próximas linhas do texto.

Durante o treino do segundo bloco de texto, se utilizando do resumo em letras, obrigue-se a reforçar o texto memorizado anteriormente algumas vezes.

“Grandes lembranças são aprendidas. Mas se você quer viver uma vida memorável, precisa ser o tipo de pessoa que se lembra de lembrar. ”

Pratique esse exercício frequentemente, não pense que já está tudo na sua memória apenas por conseguir repetir todas as palavras sem a cola. A repetição do processo de se recordar é fundamental para você se lembrar de tudo com mais facilidade depois.

 

Conclusão

Como memorizar textos longos pode ser trabalhoso, apenas bons resultados podem animar o praticante. Por isso que essa técnica foi ensinada, ela surte resultados mais animadores desde o começo.

Mas ficar muito tempo sem acessar esse conteúdo da memória pode torná-lo mais difícil de recordar. Por outro lado, quanto mais vezes você requisita essa informação da memória, mais viva ela se torna.

É preciso compreender que memorizar e recordar são processos cerebrais diferentes. Tudo o que foi ensinado aqui faz com que o conteúdo do texto seja memorizado por inteiro, mas resgatar da memória depende da simples prática de lembrar, ou seja, o ato de recordar propriamente dito.

pessoa com mente de linha tricotando lembrançasPor isso faça revisões espaçadas para se recordar, e o tempo será seu aliado para fazer a memória ser mais fixa e se tornar uma memória de longo prazo.

Em muito pouco tempo o texto memorizado fará parte da sua mente igual qualquer música já fez. Pois o desejado é ouvir o primeiro acorde e ter toda a letra na ponta da língua.

Gostou desse artigo? Então não deixe de comentar sua experiência e compartilhar também. Pois muitas pessoas adorariam conhecer mais sobre como fazer bom uso da própria memória!

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Inscreva-se na nossa LISTA VIP