Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso Guia

GRÁTIS !
🔒 Somos contra SPAM

A programação neurolinguística é uma ferramenta popular capaz de modelar e depois replicar os padrões de pessoas de sucesso. É utilizada por terapeutas, lideres e vendedores, mesmo sem entenderem muitas vezes sobre isso.

Seu grande status no universo de treinadores ou no desenvolvimento pessoal não é por acaso. Com mais de 40 anos de história, os benefícios da PNL tem sua fama conquistada, no entanto, pouco ainda é entendido sobre seus conceitos, como funciona e o que ela pode trazer de produtivo para a vida das pessoas.

A PNL sempre foi questionada em sua autenticidade científica, mesmo ela não sendo uma ciência. Que por outro lado, apenas aplica de forma técnica o que há de sucesso em diversas áreas do conhecimento humano.

Somos muitas vezes céticos, esse é um comportamento comum diante das dúvidas. Para não dizer que esse é um processo neurológico com uma linguística própria, e assim foi programada para funcionar.

Nesse artigo vamos explicar o que é a PNL, uma ferramenta de comunicação que faz uso de inúmeras ciências do sucesso. E mostrar que, caso ela seja aplicada adequadamente, pode fazer pessoas terem resultados com sucesso.

 

O Que é PNL e Como Ela Funciona

A PNL, ou programação neurolinguística é uma tecnologia que se utiliza de conhecimentos das áreas humanas e da saúde. Ela é utilizada como ferramenta de comunicação para resolver problemas de âmbito intrapessoal.

A programação neurolinguística deve ser considerada como uma tecnologia já que é um estudo sistêmico e se utiliza de técnicas, processos e métodos de domínio científico para solucionar problemas.

Saber o que é PNL e para que ela serve requer ainda seu significado maior.

Ela não é uma ciência, no entanto, faz uso de conhecimentos científicos de proficiência comprovada, mas nada a impede de fazer outras também funcionarem com os benefícios da PNL. Claro, contanto que já tenham sido solução de problema para alguma pessoa em algum momento.

E veremos porque isso acontece.

 

O Que Faz A Programação Neurolinguística?

figura ilustrando como funciona a pnlA programação neurolinguística funciona como uma ferramenta que trabalha os 5 canais de comunicação que compõem a linguística humana. Com eles é possível interpretar processos neurológicos responsáveis por escolhas e atitudes mentais, que são os gatilhos para nossos comportamentos.

Dessa forma a PNL pode desvendar modelos mentais que foram programados por estímulos de nossos canais de comunicação. E através deles, programar atitudes ou comportamentos que sejam mais convenientes para o indivíduo modificar seu estado interno, e assim alterar os seus comportamentos.

A programação neurolinguística é o estudo da experiência subjetiva do homem. Essa é a definição apropriada segundo seus criadores e ainda ressalta como funcionamos de forma diferente diante das nossas experiências pessoais.

Ela funciona por uma engenharia reversa sobre nossos processos neurológicos e desvenda como eles foram construídos. Para que dessa forma possamos utilizar da mesma linguística a nosso favor e possibilitar mudanças positivas.

Um exemplo está no processo neurológico que faz um cão balançar o rabo. O balançar do rabo é a linguística, enquanto a alegria é o resultado de um processo neurológico que simboliza um estado interno.

Esse conhecimento sobre a linguística é utilizada por adestradores sem saberem conceitualmente sobre isso. E fazer um cão se comportar adequadamente se utilizando desses conhecimentos faz parte da programação neurolinguística.

A utilizamos sempre de forma verbal ou não verbal e compreendemos a nossa linguística de forma consciente ou inconsciente. Mas desvendar e codificar a linguística que constrói comportamentos e depois aplicá-la é o que torna a PNL tão útil.

Sobretudo, a programação neurolinguística abriu a mente das pessoas sobre o poder da nossa mente e de como podemos ser criadores da nossa própria realidade.

 

Quem É O Criador Da PNL?

A PNL surgiu em 1971 com dois estudantes de psicologia da Faculdade Kresge da Universidade de Santa Cruz Califórnia. Eram eles Richard Bandler (matemático e cientista da computação) e Frank Pucelik.

Eles estavam conseguindo um resultado brilhante estudando o comportamento humano e ficaram realmente bons na terapia Gestalt dentro da universidade, juntando cada vez mais alunos em seu projeto e conseguindo financiamento para a pesquisa.

Foi quando Bandler percebeu que estavam tendo dificuldades de transmitir esse conteúdo aos alunos que dirigiam e pediu ajuda para John Grinder, professor de linguística da universidade.

fotos de Bandler e GlinderJuntos, os três conseguiram formalizar o metamodelo de linguagem que hoje é conhecida como programação neurolinguística. Mas essa fundação teve contribuição de um grupo de pessoas que se envolveram, entre elas Robert Dilts, Judith Delozier, Leslie Cameron, David Gordon entre outros.

 

Como Surgiu A Programação Neurolinguística?

 

O surgimento do metamodelo da linguagem se deu através de questões importantes nos estudantes. Eles desejavam saber como pessoas conseguiam sucesso em suas vidas enquanto outras falhavam.

Tudo partiu do campo de estudo que aplicavam na psicologia, então logo no princípio os fundadores da PNL queriam saber de duas coisas:

  • O que torna certos psicoterapeutas tão bem-sucedidos em transformar pessoas?
    .
  • De qual forma esse dom de transformarem pessoas pode ser transferido para outras pessoas?
    .

E dessa forma passaram a estudar os maiores casos e profissionais de sucesso da área para conhecer seus padrões, pensamentos, procedimentos no modo de conduzir a terapia e linguística geral utilizada com seus pacientes.

E a PNL surgiu ao conseguir modelar o código de sucesso dos maiores terapeutas do século como:

 

fodo de Fritz PerlsFritz Perls – o psicoterapeuta e psiquiatra alemão criador da Gestalt terapia. Um modelo psicoterápico baseado na responsabilidade do indivíduo e sua própria experiência do agora.

 

 

foto de Virginia SatirVirginia Satir – uma notável psicoterapeuta americana de fama mundial e pioneira no campo da terapia familiar, além de criadora do modelo de processo de mudanças. Utilizada a décadas na mudança e influência das organizações.

 

 

foto de Gregory BatesonGregory Bateson – cientista social, antropólogo e linguista inglês cofundador da cibernética e influenciador da terapia sistêmica. Para ele, o que fazemos em vida é determinado pela forma como nos comunicamos com nós mesmos em nossa mente inconsciente.

 

foto de Milton EricksonMilton Erickson – fundador da Sociedade Americana de Hipnose Clínica, criador da Hipnose Ericksoniana e um dos mais famosos psiquiatras do mundo. Era conhecido pelo impacto transformador causado em seus clientes e curas milagrosas que afirmava serem resultados do poder da própria mente dos seus pacientes.

 

Richard Bandler e John Grinder, além do contato pessoal, estudaram trabalhos, gravações, seminários, livros e pacientes desses terapeutas. Depois codificaram os metamodelos, fizeram testes de tudo que dava certo e removeram o que não funcionava para esses profissionais terem obtido resultados tão excepcionais.

Após obterem sucesso experimentado, eles passaram também a modelar outros grandes comunicadores. E foram estudar os padrões utilizados por Alfred Kirzybski e Noam Chomsky, um linguista e cientista cognitivo reverenciado como o pai da linguística moderna.

A PNL é uma tecnologia que criou técnicas funcionais e com considerável sucesso. Carrega em suas raízes os benefícios da hipnose, tem o melhor da comunicação linguística e as práticas dos maiores terapeutas do século.

O sucesso da programação neurolinguística se confunde com os nomes que contribuíram para a criação de suas ferramentas, mas ela é sobretudo o estudo do que dá certo e também de como fazer dar certo para outras pessoas.

 

Quais Os Benefícios Da PNL

infográfico dos benefícios da PNL

 

A programação neurolinguística tem muitas aplicações e benefícios, além da vantagem de poder ser ensinada e aprendida com facilidade. E seus efeitos resultam em mudanças muito rápidas e frutíferas.

A PNL tem funcionalidade pelas suas mais diversas ferramentas que fornecem um enorme potencial de autoconhecimento e autocontrole. Com ela é possível gerências melhor as emoções e sentimentos, assim como programar comportamentos.

Com potencial de provocar sobre esses atributos humanos, é possível aumentar a performance pessoal em tudo o que se deseja desempenhar na vida acadêmica, profissional e pessoal.

Algumas áreas em que a PNL é benéfica e mais atuante são na:

  • Terapia
    .
  • Educação
    .
  • Esportes
    .
  • Negócios
    .

Quando as técnicas são conhecidas, podemos altera nosso estado interno e conhecer a níveis neurológicos profundos os gatilhos que resultam em nossas ações ou até pensamentos.

E certamente o maior benefício está em saber a forma correta de fazer mudanças internas. Algo que possibilita até mesmo programar a mente e adquirir novas habilidades que antes pareciam impossíveis para muitas pessoas.

Vejamos alguns benefícios que a PNL pode trazer nessas principais áreas.

 

Os Benefícios da PNL na Terapia

ilustração de mulher em terapiaComo a programação neurolinguística foi modelada com conhecimentos dos maiores terapeutas, carrega com ela suas mais variadas soluções e benefícios para a saúde mental e bem-estar.

Algumas técnicas famosas e benefícios da PNL solucionam:

 

  • Desbloqueio de crenças limitantes e pensamentos negativos.
    .
  • Síndrome do pânico, medo e outras fobias.
    .
  • Insônia, sonambulismo e outros distúrbios do sono.
    .
  • Crises de ansiedade e problemas de comportamento.
    .
  • Aumento da motivação e autoestima.
    .
  • Construção de autoconfiança e independência emocional.
    .
  • Combate ao tabagismo, alcoolismo e outras vícios em drogas.
    .
  • Combate da depressão, distúrbios emocionais ou psicossomáticos.
    .

E como a PNL é uma tecnologia e por isso está sempre em desenvolvimento, outros casos clínicos podem ser modelados pelo uso dela. Isso exige apenas o estudo de casos de sucesso por um profissional terapeuta que conheça a programação neurolinguística na íntegra.

 

Os Benefícios da PNL na Educação

ilustração de rapaz estudando em computadorA programação neurolinguística na área da educação vai além de ensinar alunos pela linguagem do cérebro. Ela encoraja professores e estimula uma ligação mais forte com a aprendizagem, o que funciona também de forma eficaz na recuperação de alunos.

Algumas vantagens e benefícios da PNL na educação são:

 

  • Aprender mais facilmente e mais rapidamente.
    .
  • Conhecer o estado interno em que o aprendizado ocorre naturalmente.
    .
  • Superação de dificuldades no aprendizado, deficit de atenção e dislexia.
    .
  • Comunicação efetiva e controle de educandos em sala de aula.
    .
  • Melhor oratória, liderança e formação de turmas em sala de aula.
    .
  • Performance geral de pedagogos e psicólogos da educação.
    .
  • Desenvolvimento de novos métodos de educação e ensino.
    .

Muito do que foi herdado de beneficio da PNL na educação veio pelos ensinamentos de Virginia Satir, que com ajuda de Richard Bandler e John Grinder pode ser transmitido em sala de aula.

Existe material extenso sobre a PNL na educação e foi criado o projeto PNL na escola. Uma iniciativa com apoio unânime do Congresso Latino-Americano de PNL e que conta com trabalhos voluntários para disponibilizar ferramentas de aprendizagem na escola.

 

Os Benefícios da PNL nos Esportes

ilustração de ciclista pedalandoA programação neurolinguística traz as ferramentas para mudanças de crenças consideradas como as mais poderosas do mundo. Essa é uma das principais vantagens de utilizar ela no mundo dos esportes, para não dizer que já é consagrada nessa área.

Boa parte dos times e delegações de esportistas olímpicos já tem na PNL uma ferramenta para desenvolver a mentalidade dos atletas, fomentar a competitiva de forma saudável e para alcançar a alta performance.

No entanto, outras vantagens também se destacam do beneficio da PNL no esporte como:

 

  • Criação de sinergia entre equipes e times.
    .
  • Melhor comunicação e liderança em equipes e times.
    .
  • Melhor formação de técnicos esportistas e na psicologia esportiva.
    .
  • Aumento da motivação e potencial de superação de atletas.
    .
  • Remoção de crenças limitantes sobre performance e capacidades.
    .
  • Lidar sobre pressão e com variantes do ambiente.
    .
  • Melhora na concentração e foco de atletas.
    .
  • Livrar-se de crises de ansiedade.
    .
  • Estabelecimento alcançável de metas de resultados e desempenho.
    .
  • Modelagem da excelência para obter disciplina e consistência.
    .

A psicologia esportiva é um publico em potencial da PNL. Seus conhecimentos são famosos na área esportiva, que além de fornecer bastante material, também ganhou fama no cinema e pelas mãos de coaches muito famosos.

 

Os Benefícios da PNL nos Negócios

ilustração de aperto de mãos após negócio assinadoA PNL nas empresas e organizações não é algo recente e muitas corporações famosas utilizam suas técnicas de desenvolvimento e liderança na formação de equipes mais engajadas.

Essa prática é constante no mundo, tem crescimento também no Brasil e outros países latinos. Então empresas buscam grupos de treinamentos de equipes para favorecer elas com vantagens competitivas e maior produtividade.

Os benefícios da PNL nos negócios são:

 

  • Estar motivado constantemente.
    .
  • Substituir conflitos por colaboração.
    .
  • Estar confiante e proativo.
    .
  • Tornar-se um comunicador efetivo e negociador eficaz.
    .
  • Ser persuasivo, aprender a vender e a comprar.
    .
  • Ser um líder influente e inspirador.
    .
  • Ganhar flexibilidade e maior adaptabilidade.
    .
  • Ganhar habilidades profissionais com maior agilidade.
    .
  • Construir relacionamentos interpessoais melhores e mais confiáveis.
    .
  • Estar livre de crenças limitantes.
    .
  • Cativar crenças construtivas de superação e prosperidade.
    .
  • Aumentar a consistência, efetividade, foco e performance geral.
    .
  • Tornar-se um solucionador de problemas e ganhar dinheiro.
    .

Os benefícios da PNL no mundo dos negócios também é um mercado e traz figuras expressivas, coaches famosos e até mesmo reality shows de televisão com grande popularidade.

Esse tipo de publicidade explicita como empresas podem ser recuperadas e reconstruídas do zero também, mas não mostram como a PNL é aplicada. As suas ferramentas são mostradas nesses shows todos os dias e poucas são as pessoas que as reconhecem, apenas seus praticantes.

 

Como É O Treinamento De PNL

Existem inúmeras formas de se treinar a programação neurolinguística, elas vão desde cursos introdutórios e básicos até formações para treinadores, coaches, profissionais da educação, lideres e psicólogos.

Como suas ferramentas são muito abrangentes, existem treinamentos que não ensinam a PNL propriamente, mas apenas fazem uso de suas técnicas para ensinar pessoas a como adquirirem mais confiança, controle emocional, performance pessoal, se livrarem de fobias e outros problemas variados.

Seus criadores quando perceberam os benefícios da PNL já previam esse tipo de conhecimento ganhando espaço entre diversos públicos, o que poderia trazer problemas de qualidade nos métodos e comprometer o uso das ferramentas.

simbolo da certificação de treiner em PNLEntão eles criaram formações oficiais para profissionais mais qualificados utilizarem suas técnicas. Elas são a formação de practitioner em PNL, master practitioner em PNL, treiner em PNL e são todas de nível internacional.

Mas esse último, o treiner em PNL, tem limitações já que é uma franquia sob domínio do Dr. Richard Bandler e requer que o treinando viaje para os USA ou Reino Unido aonde obterá a sua formação pessoalmente com ele.

No entanto, existe a certificação para practitioner e master practitioner em programação neurolinguística em diversos países.

 

O Que É Practitioner Em Programação Neurolinguística?

simbolo da certificação de practitioner em PNLA formação em pactitioner em programação neurolinguística ensina a utilizar todas as ferramentas da PNL na íntegra para aplicar as técnicas de forma individual e também aplicá-las em outras pessoas.

Esse é o primeiro nível da formação em PNL e não requer nenhum tipo de conhecimento anterior ou experiência. Ela ensina os elementos principais, teoria e práticas para qualquer pessoa buscando o desenvolvimento pessoal.

Essa é uma formação de praticantes buscando os benefícios da PNL e pode ser ministrada em cursos a distância ou preferencialmente de forma presencial. O treinamento dura em média 7 a 9 dias e envolve dinâmicas da vida real como método de aprendizado efetivo.

 

O Que É Master Practitioner Em Programação Neurolinguística?

simbolo da certificação de master em PNLO treinamento de master practitioner em programação neurolinguística é ministrado para que se domine as estratégias mentais utilizadas na PNL, tudo o que há por detrás das técnicas, como foram criadas e também ensina a fazer o metamodelo da linguagem.

Esse conhecimento é o segundo nível da formação em PNL e ensina o praticante a codificar metamodelos para que possa desenvolver suas próprias ferramentas, testá-las e as utilizar em seu beneficio ou para beneficiar outras pessoas.

A formação em master practitioner capacita a nível mais profissional, seja para desfrutar os benefícios da PNL e seus conhecimentos mais profundos até a possibilidade do praticante criar suas próprias estratégias e levar o sucesso da programação neurolinguística a diante.

 

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Inscreva-se na nossa LISTA VIP