Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso Guia

GRÁTIS !
🔒 Somos contra SPAM

Antes de você fazer mais uma leitura sobre como se tornar mais produtivo, dê atenção a uma coisa: Ter essa organização na vida não acontece da noite para o dia, tudo aqui se baseia em progredir até alcançar maior desempenho.

Por mais imediata que seja a sua prioridade, a maior preocupação que deve ter é com a sua qualidade de produtividade e não o tempo em que a verá surgir toda de uma vez. Ela acontecerá ao natural e funciona por aperfeiçoamento.

Você certamente cativou hábitos de produtividade por anos e está bem condicionado a viver sobre eles. Seus vícios de produzir e se organizar devem ter ligações fortes por fazerem parte da sua rotina, e mudar requer ajustes.

Parece fácil a ideia de ler um artigo sobre como aumentar a produtividade e depois colocar tudo em prática como fosse uma receita de bolo. Mas não é, os ajustes podem ter resistência da sua mente e pequenas vitórias devem ser o seu horizonte.

Nesse artigo vamos conhecer o conceito de produtividade pessoal e como construir ela com práticas de desenvolvimento pessoal. Claro que algumas não servirão para você, mas outras certamente vão aumentar o seu nível de desempenho e qualidade daquilo que almeja como realização pessoal.

 

Qual O Conceito De Produtividade Pessoal?

homem realizando multitarefasProdutividade pessoal significa a capacidade de realizar atividades que produzem resultados pessoais de forma consistente na quantidade, qualidade e no tempo em que as atividades se cumprem.

Entender o conceito do que significa produtividade exige que ela seja percebida também pela ótica das empresas e organizações. Nelas o tempo é um recurso escasso, e por isso a gestão de pessoas e do tempo exigem metas e prazos.

Como aumentar a produtividade tem sido uma obsessão no mundo moderno, inúmeros termos corporativos e de variados mercados também estão presentes quando se fala sobre ela.

E você deve imaginar como existem pessoas buscando maior desempenho e produtividade acadêmica, no trabalho, e outras que saem da pessoalidade, entrando nas empresas, do solo para a agriculta, na área industrial entre outras.

Dentro da área da psicologia a produtividade humana está ligada sobretudo aos conceitos de autoeficácia, adaptabilidade, autocontrole, automotivação, compromisso, iniciativa e otimismo, que são intrínsecos ao homem.

Não se preocupe, é possível aprimorar qualquer uma dessas habilidades. Saiba que você tem uma capacidade de plasticidade cerebral incrível que pode lhe tornar proficiente em qualquer aprendizado que deseja obter!

E na área do desenvolvimento humano, o conceito de produtividade pessoal está ligada a essas habilidades que podem ser adquiridas. Elas são elementos da inteligência emocional que fornecem recursos mentais incríveis para a autorrealização.

É exatamente nisso que o Aprimore Sua Mente se debruça. Então se você busca aumentar sua capacidade produtiva e ter maior desempenho em qualquer área da vida, deverá conhecer por aqui algumas peculiaridades da sua mente também.

 

O Que É Ser Uma Pessoa Produtiva?

Ser uma pessoa produtiva não consiste somente em vencer a preguiça comum que surge entre as tarefas. Ela é a capacidade de focar em prioridades para cumprir metas objetivas, sempre com a finalidade de obter resultados.

Quando vemos “pessoas multitarefas” agindo, acreditamos que elas são superprodutivas, mas, na verdade, os recursos de seus cérebros estão dispersos, principalmente o foco.

O ser humano definitivamente não é multitarefas, ele apenas consegue interromper algo para iniciar outro sem esquecer do primeiro. Isso nem sempre é vantajoso, principalmente em tarefas complexas e que requerem maior concentração.

Vejamos então alguns exemplos do que é ser uma pessoa produtiva:

  • Ter organização pessoal para ganhar agilidade.
    .
  • Ser focado em soluções e ter concentração aprimorada.
    .
  • Ter plano de ação, inclusive para os imprevistos.
    .
  • Viver sob disciplina para tornar-se mais eficiente.
    .
  • Não procrastinar tarefas, ser decidido e proativo.
    .
  • Marcar horários, cumprir horários e otimizar o tempo.
    .
  • Não permitir que pressões externas afetem seu progresso.
    .
  • Estar sempre aperfeiçoando métodos para aumentar o desempenho.
    .

Existem inúmeros outros exemplos, mas esses que ilustrei são o suficiente. Ao menos para mostrar alguns fatores da produtividade que são controláveis e que podem ser melhorados no processo de desenvolvimento pessoal.

 

O Que Ser Produtivo Tem a Ver Com Realização Pessoal?

Acredito que essas duas expressões deveriam ser sinônimos, e só não são pois boa parte das pessoas não produzem por autorrealização. E essa pode ser ainda a razão de muitas delas não viverem satisfeitas.

Um dos exemplos que citei sobre pessoas produtivas explica que elas não se afetam por fatores externos. O motivo é que a produtividade nunca deverá ser por motivação intrapessoal, e sim em prol da realização pessoal.

Produzir sem motivação traz preguiça, falta de atenção e uma chateação que faz pessoas contarem os dias para a chegada do final de semana. O que na verdade é um desperdício de tempo na vida.

Já refletiu sobre como seus níveis de produtividade tem uma ligação íntima com sua realização pessoal? Pois é, você terá um desempenho muito superior naquilo que mais lhe traz satisfação e prazer sem dúvidas!

Então caso queira ter um desempenho acima da média, uma boa medida está em rever valores pessoais logo no princípio.

  • Quais são seus ideais, porquês e reais propósitos?
    .
  • A empresa que trabalha tem ambições semelhantes as suas?
    .
  • Está estudando para obter conhecimentos ou para obter notas?
    .
  • As pessoas no seu redor te fazem bem a ponto de abdicar-se por elas?
    .
  • Por que você quer ser produtivo e o que quer produzir afinal?
    .

Comentei que pessoas mais produtivas são também decididas e realmente proativas. Não por um acaso, elas querem a autorrealização e utilizam o trabalho, os estudos e suas metas apenas como etapas para isso.

Por detrás das pessoas altamente produtivas está a satisfação no que fazem, seja para elas ou para pessoas que valorizam. Também sabem que estão agregando valor e serão recompensadas por isso.

Então faça uma reflexão sobre suas ambições. O que almeja como realização pessoal?

 

Como Aumentar a Produtividade No Desenvolvimento Pessoal?

A melhor forma de aumentar a produtividade está em aumentar o desempenho pessoal, pois isso garante melhor performance. E quanto maior o desempenho, maior a produtividade.

Para ter aumento de produtividade no desenvolvimento pessoal nem sempre é necessário participar desses treinamento que as empresas fornecem para suas equipes. Também não são necessárias grandes implicações sobre a mente como é feito na hipnose.

Existem muitos fatores que colaboram para o desempenho de uma pessoa como o nível de foco, concentração, autocontrole, organização e etc. Eles tornam as pessoas mais ágeis, perceptivas, motivadas e com maiores competências para produzir mais.

O desenvolvimento pessoal fornece muitas ferramentas para habilidades diferentes, por isso é necessário focar nos seus pontos fracos. Mas é importante também conhecer o básico e colocar alguns hábitos em prática.

Então para você aprender como ser mais produtivo no trabalho, nos estudos ou qualquer outra área da vida, vamos atingir dois flancos.

O primeiro é introduzir alguns hábitos de produtividade, pois eles aproximam você das realizações pessoais ao longo do tempo sem nem perceber.

Depois vamos mais a fundo com algumas técnicas de produtividade. Pois elas podem levar a sua superação nos pontos fracos que farão toda a diferença para aumentar seu desempenho.

 

5 Dicas de Produtividade Que Devem Ser Seus Melhores Hábitos

linha crescente de desempenho sendo desenhada

Algumas dicas de produtividade são fáceis de colocar em prática e não requerem esforço, mas fazem muita diferença.

Perceba que são truques mentais que podem levar você a realizar mais e com maior qualidade. E outras são dicas comportamentais que otimizam a sua performance.

  1. Crie prazo de tempo para realiza coisas
    Quando estipulamos tempo para cumprir algo, nossa mente foca melhor e funciona mais rápida. Isso é menos entediante e evita o gatilho da procrastinação, fazendo você produzir mais em menos tempo.
    .
  2. Faça acordos pessoais e obtenha uma recompensa
    Certas tarefas não são fáceis e você terá resistências. Então faça um acordo pessoal para se recompensar ao ter a tarefa cumprida. Seja em tempo de descanso, uma comida gostosa ou até um café, mas deve ser algo imediato.
    .
  3. Aprenda a dizer não e saiba escolher prioridades
    Quando aparecer uma tarefa, decida se ela ranqueia nos 10% de tudo o que é essencial para você. Caso não, então simplesmente não faça naquele momento. Em caso de dúvidas, pondere o valor do que está fazendo e do que está perdendo.
    .
  4. Caso saiba que não vai cumprir não comece a fazer
    Comece seus afazeres apenas sabendo que terminará eles. Caso não tenha recursos para isso, sua tarefa então deverá ser reunir eles antes. Quando a tarefa for longa para terminar, separe em etapas menores para conseguir cumpri-las.
    .
  5. Administre sua energia pois a força de vontade é esgotável
    A força de vontade é um recurso finito e tomar decisões gasta energia. Então comece o dia pelas tarefas difíceis que exigem mais da sua força de vontade e tome decisões com antecedência sempre que possível.
    .

Siga todas essas dicas, elas fazem diferença logo a curto prazo!

 

8 Técnicas de Produtividade Para Aprimorar Seu Desempenho Pessoal

Quando demonstrei exemplos do que é ser uma pessoa produtiva, algumas habilidades tornaram-se muito evidentes. É sobre elas que precisamos nos dedicar de verdade.

Então pratique essas técnicas de produtividade, mas também reconheça seus pontos fracos e seja consistente. Isso requer a sua experimentação, principalmente naquelas que perceber mais dificuldades.

Lembre-se, ter realização pessoal requer engajamento. Cuide para que seus métodos sejam consistentes e os resultados aparecerão naturalmente.

 

1. Seja Organizado Para Se Tornar Mais Ágil

pastar coloridas organizadas e enumeradasA dopamina é o neurotransmissor da motivação, produtividade, atenção, recompensa entre outras mais. Aumentar seu leveis pode resultar em maior agilidade, pois são um estopim para novas realizações em efeito cadeia.

Quando temos organização pessoal e realizamos o trabalho de criar metas e ligar elas, traçando também um percurso com objetivos muito específicos, construímos uma espécie de “fonte de dopamina” para colher mais tarde.

Por isso pessoas mais produtivas têm em comum a organização. Elas simplesmente criam esse mecanismo de colocar ordem nas coisas para que ocorram como querem, para se retroalimentarem com doses de dopamina a cada conquista, uma após a outra.

Crie esse efeito na sua mente com a organização pessoal, monte uma ordem para as coisas acontecerem. Seu cérebro precisa de ordens para serem cumpridas, isso a torna ágil para reconhecer os desafios e as recompensas.

A maioria das pessoas vive no automático, sem refletir conscientemente sobre o que estão fazendo. Elas simplesmente esquecem os “por quês” e não plantam essas “sementes de dopamina” para se recompensarem depois.

E no final existe uma bela dose de prazer como resultado, que pode tornar qualquer atividade consistente. Ela fornece o engajamento necessário para querer buscar outra dose, ou seja, outra tarefa concluída, o que torna todo o processo mais ágil.

 

2. Aprimore O Foco e Alcance Maior Nível de Produtividade

homem concentrado jogando xadrezTer foco nos objetivos de vida lhe mantêm em sinergia com tudo aquilo que faz e aproxima suas realizações pessoais como fosse um ímã. Isso tornar você mais resiliente, pois retira seu foco de coisas que poderiam ser um problema.

Para alcançar um estado de produtividade de alto nível, é importante ter um conceito em mente. Ele se chama trabalhar sob estado de Flow, que em outras palavras significa estar em total envolvimento com o que você faz.

Mas caso você não tenha a habilidade necessária para cumprir um desafio, sua ansiedade afugenta qualquer ação. Por outro lado, caso você tenha habilidade superior ao desafio, o tédio toma conta e erros por desatenção acontecem.

Como solucionar isso?

Uma técnica de produtividade deve lhe manter em estado flow. Ela consiste em “criar degraus” entre os limiares do excesso e falta de habilidades para enfrentar desafios.

A técnica de produtividade é a seguinte:

Desafio maior do que sua habilidade – significa que você precisa aumentar sua habilidade antes. Então crie uma meta de habilidade, aperfeiçoe ela para subir um degrau em estado de flow e enfrente o desafio.

Habilidade maior do que o desafio – significa que você precisa aumentar o desafio. Então incremente o desafio para tornar o trabalho final superior e suba um novo degrau em estado de flow.

A sensação progressiva de escalar em flow lhe confere a mesma dopamina que já falamos, e garante um nível de produtividade espantoso! Tudo isso realmente lhe mantêm focado e com bom grau de concentração também.

 

3. Tenha Planejamento e Ganhe Maior Visão Contra Imprevistos

taticas sendo traçadas com gizTraçar planos de ação geralmente é uma habilidade dos lideres, e sem dúvidas, o mais importante líder na sua vida é você próprio. Então como ter qualquer realização pessoal sem um plano para isso?

É necessário planejar o “como produzir algo”, ter também uma visão sobre “caso um imprevisto aconteça” e então ter um “plano de contingência”. O que certamente evita retrabalhos e garante maior previsibilidade.

Quão maior seja o número de referências sobre o caminhar de um projeto, maior a visão produtiva sobre ele. Isso envolve enxergar defeitos, melhorias, imprevistos e também aquilo que deve ser prioridade em uma linha do tempo.

Certamente a melhor forma para isso é a antiga técnica de dividir para conquistar. Ela consiste em dividir desafios grandes em pequenas metas, que se concluídas, atingem o objetivo maior.

Essa técnica de produtividade precisa ser compatível com a forma que nossa mente funciona. E a melhor forma para isso é aprendendo como fazer um mapa mental de todo o planejamento.

Dessa forma é possível ter diagramas inteligentes que retratam a forma que nossa mente criou algo. A forma radiante e não linear, que inclusive é recomendada por neurocientistas até mesmo como método de aprendizagem.

Com mapas mentais é possível criar qualquer planejamento e ter estratégias de produtividade nos estudos, no trabalho ou até traçar seus objetivos de autorrealização.

Mas eles não pode ser algo poluído, precisam ser objetivos e realmente pragmáticos. Por isso outras ferramentas de produtividade também são úteis para ter domínio ao planejar o tempo e outras tarefas.

Um exemplo de ferramenta de produtividade é o Google Now, ela é gratuita, se liga a sua agenda, calendário, cria lembretes e pode revolucionar seu palejamento. É prática, funciona por comando de voz, planeja tarefas em listas e cria anotações.

 

4. Construa Sua Autodisciplina e Torne-se Mais Eficiente

lutador de artes marciais treinandoA melhor forma de ser eficiente ao produzir é criando um método e se aperfeiçoar através dele. A repetição é o segredo da plasticidade cerebral e apenas pessoas disciplinadas conseguem ser consistentes nisso.

Repare que a autodisciplina é mais uma notável habilidade de pessoas produtivas. Elas construíram isso através de seus próprios métodos e qualquer pessoa pode alcançar alto nível de performance da mesma forma.

Existem alguns mitos sobre a disciplina que deixam as pessoas receosas em se tornarem rígidas demais. Mas, na verdade, é um elo entre quanto você produz hoje e quais serão seus níveis de produtividade amanhã por se aperfeiçoar.

As técnicas de autodisciplina para aumentar a produtividade exigem repetição até obter prática. Depois, gradativamente, aumenta-se o nível de dificuldade até que se tenha excelência sobre uma habilidade, uma tarefa ou em seu próprio método.

Então siga essas dicas para obter eficiência criando a sua autodisciplina:

  • Tenha uma forma de mensurar seu progresso no passar do tempo.
    .
  • Crie metas objetivas e possíveis para você hoje.
    .
  • Cuide do ambiente e pensamentos que o desviam da sua ação.
    .
  • Comece visando resultados mais modestos a princípio.
    .
  • Complete objetivos até o fim e independente dos resultados.
    .
  • Crie castigos produtivos para cada vez que repetir erros conhecidos.
    .
  • Aumente gradativamente suas exigências após obter domínio.
    .
  • Repita o processo com disciplina até alcançar a eficiência desejada.
    .

Um método autodisciplinar não pode ser determinado por outra pessoa a não ser você mesmo, o líder dessa história toda. Caso não seja, é a disciplina comum que seus pais ou professores deram a você.

Todas funcionam, claro, mas sabe-se lá se surtiu o efeito desejado pelos outros não é mesmo?

 

5. Livre-se da Procrastinação e Tenha Mais Poder de Ação

homem com pés esticados sob a mesa ociosoA procrastinação certamente é um limitador de produtividade do homem e muitos a negligenciam. Ela é perigosa, age despercebida e tem o péssimo hábito de vir em forma de prazeres tentadores.

Existe toda uma psicologia por trás da procrastinação e razões lógicas para ela existir. Muitas vezes a motivação pode ser um antídoto contra ela, mas acredite, nem sempre é o suficiente.

A motivação é outro recurso esgotável e esse conceito é conhecido como esgotamento do ego. Acontece ao estarmos sobrecarregados ou no final do dia quando sem descanso.

Então não adianta contornar a procrastinação nesse momento, a sua motivação só retornará dia seguinte. E por isso você precisa mesmo privilegiar o descanso, ou fazer algo leve e não exigir mais recursos da sua mente.

Mas naquele momento que você separou para produzir é diferente. Nessa hora a procrastinação precisa ser aniquilada por completo, então faça o seguinte:

Mentalize o seu eu no futuro – imagine o número de tarefas acumuladas que você está jogando nas costas do seu eu futuro. Ele estará realmente perdido se você não agir.

Utilize o medo a seu favor – aproveitar o medo é ótimo nesse momento, principalmente ao focar sobre o que “você não quer” que aconteça. Seja bravo e honesto com você sobre o custo de não agir e pense nas consequências futuras.

Gere a responsabilidade – um truque mental interessante para ter poder de ação é contar aos outros seus planos, isso faz você pensar que tem mais pessoas envolvidas. Mas ter um toque de celular para te cobrar essa responsabilidade não é uma má ideia também.

No entanto, o melhor truque para ter poder de ação contra a procrastinação é contar 1…2…3 e já! Sim, esse é imbatível pois só envolve uma única atitude importante.

 

6. Faça Gestão do Tempo e Saberá Controlar Mais Sua Energia

homem segurando ponteiro do relógioAprender como ser mais produtivo pode ser visto como uma atividade esportiva. Ela resulta em ganhar desempenho com o tempo e utilizar a energia corretamente, igual no box.

Os pugilistas sabem que precisam guardar folego para o próximo assalto. Que o tempo entre um round e intervalo são determinantes para o estado que estarão no ringue, e se precisarão estar na defensiva ou ofensiva.

A vida e o box tem muitas coisas em comum, principalmente sobre administrar energia e tempo. A energia produtiva já foi comentada, mas o tempo é incontrolável, só podemos escolher o que fazer durante sua passagem.

Percebe que estamos falando de estratégia aqui?

A produtividade não se mantêm alta todo o tempo, por isso precisamos saber fazer uma gestão sobre ela ao passar do tempo e aproveitar nossos picos de energia.

Então faça isso antes de subir no ringue:

Liste tempo e consumo – crie uma lista do que você sabe consumir seu tempo e aquilo que não deveria gastar sua energia. Depois risque os desperdícios e substitua por tarefas produtivas para usar naquele tempo.

Use lembretes e policie-se – crie lembretes no celular para ter alertas e vigília sobre a sua lista. Crie lembretes como “O que está fazendo de produtivo?” ou “Você não está vendo aquelas fotos de gatinhos né?”.

Crie marcos de tempo específicos – crie marcos para iniciar e encerrar atividades de rotina e teste sua performance. Você perceberá que gastará cada vez menos energia e ganhará tempo ao repetir um processo sendo monitorado.

Utilize o aprendizado – quando tiver marcos de tempo monitorados, conhecerá seus picos de produtividade. Saberá se é mais produtivo de manhã, de tarde ou de noite. Então utilize isso a seu favor.

Administrar seu tempo com ferramentas de produtividade gratuitas como o Trello, pode fazer isso facilmente por você.

 

7. Tenha Uma Mente Plena E Seja Imune a Pressões Externas

monge praticando meditaçãoA mentalidade de quem trabalha produtivo parece com a de um monge as vezes. E essas semelhanças estão em alcançar um estado de consciência e percepção conhecidos como plenitude mental.

Ter a mente plena, ou em outras palavras, ser minfdulness, significa ter uma mentalidade guiada ao momento presente. Entregar-se ao agora, o momento mais importante para a realização pessoal e ponto inicial dos acontecimentos.

O mindfulness tem tudo a ver com controlar a atenção como pode perceber e ela nos deixa protegidos contra distrações externas. Além de exercitar dois músculos mentais essenciais, da meta cognição e da mudança da atenção.

Com essa habilidade é possível ter foco com mais agilidade sobre qualquer tarefa, assim como retomar o foco perdido mais rapidamente também.

Essa técnica de produtividade é permanente uma vez que você começa a aplicar. E uma pessoa buscando como ser mais produtivo no trabalho ou nos estudos pode atingir esse grau de consciência através da simples meditação.

Certamente não é a primeira vez que você ouve falar sobre isso. E espero que considere que, sua paciência, ou controle dela, também tem papel na sua performance pessoal e grande importância para a sua autorrealização.

Em nosso e-book mostramos um exercício passo a passo para atingir essa plenitude mental e aconselho você exercitar ele diariamente. As vantagens vão além de ter uma mente mais plena e resultam sobretudo na sua saúde mental.

 

8. Aperfeiçoe Métodos e Aumente Seu Desempenho

rascunho amassado sobre uma lampada desenhadaÉ necessário inspiração para produzir com mais qualidade as vezes, e nossa mente precisa de novidades para isso. Métodos requerem revisões também, e inovar eles pode fazer você competir por mais desempenho pessoal.

É importante aperfeiçoar métodos para torná-los mais eficiente no passar do tempo. Experimentar novos resultados pode ser estimulante, mas repetir rotinas pode resultar na sua estagnação.

Buscar realização pessoal requer superar quem você era ontem, e experiências diferentes contribuem muito com seus métodos.

A técnica de produtividade que apresentarei aqui funciona para desbloquear a mente criativa e levar você a aperfeiçoar seus processos, criando ou copiando outros novos.

Ela envolve a imaginação, que significa colocar as imagens em ação. É muito simples e acontece dentro dos olhos da sua mente.

Feche os olhos e lembre – crie sua imagem pessoal ao produzir algo e lembre todos os processos utilizados e sendo aplicados fielmente, até o resultado final.

Feche os olhos e imagine – crie a imagem de outra pessoa produzindo, aquele que você deseja ser ou alguém que lhe inspira. Imagine os detalhes no processo dela produzindo até obter os resultados almejados.

Feche os olhos e crie – crie novamente a sua imagem pessoal, mas dessa vez, utilizando os processos que conheceu. Caso não saiba exatamente, crie um processo novo, mas que resulte naquilo que deseja alcançar.

Quando utilizamos telas mentais e nos imaginamos executando algo antes mesmo de agir, torna-se mais fácil para nossa mente colocar em prática depois. E quanto mais temos referências do que desejamos obter, mais claro fica para a nossa mente.

Fazer inovações não significa criar novidades para o mundo, mas para você próprio, dentro da sua mente e no seu mundo.

Ao ter contato com pessoas inspiradoras, conhecer métodos de outros profissionais e pessoas semelhantes, você ganha um aprendizado que pode faze-lo crescer sempre!

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Inscreva-se na nossa LISTA VIP