Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso Guia

GRÁTIS !
🔒 Somos contra SPAM

Todos estão sujeitos a falta de confiança ao dar certos passos na vida. Isso não acontece somente com crianças aprendendo a caminhar, nem tão pouco após alguma queda desanimadora, mas também está presente em pessoas destemidas, pois coragem e confiança são coisas bem diferentes.

Você já se bloqueou diante de um grande desafio no trabalho ou ao tentar um relacionamento com alguém que lhe pareça muito atraente? As vezes ser confiante nesses momentos parece impossível, mas não se passa da sua mente conduzindo suas emoções em estado de precipitação.

Esse efeito passa uma má impressão danada e seu chefe nunca lhe levará a sério. A rejeição amorosa então parece pior, pode desmoralizar qualquer pessoa por um bom tempo.

Claro, como viver sempre otimista se já ocorreu um tombo ou decepção antes? Todos querem evitar passar por isso muitas vezes, e por pura preservação, surge na mente uma insegurança ao agir, ou medo que as ações possam ser precipitadas.

Ter coragem na vida é algo nobre, ela é superior a falta de confiança, então você conta 1..2..3 e age! Mas caso dê tudo errado, a falta de confiança sempre estará lá, você não venceu ela, apenas utilizou sua coragem para seguir em diante.

Mas e se você tivesse sua autoconfiança bem construída nesse momento? E se essa habilidade de contornar a precipitação entrasse em cena, será que suas ações seriam mais promissoras?

Nesse artigo vamos aprender como ter autoconfiança para aumentar o seu poder de ação. E tombos na vida continuarão, mas você não vai mais esquecer como esse mecanismo da mente funciona e saberá utilizar essa habilidade incrível sempre que precisar!

 

O Que é Autoconfiança?

homem diante da sombra de um super-heróiAutoconfiança significa acreditar de forma otimista que suas ações pessoais surtirão resultados além das expectativas. É uma confiança no potencial de superar desafios a partir da força de vontade ou de habilidades pessoais.

Na psicologia a autoconfiança é definida como a confiança do indivíduo nas suas próprias capacidades, habilidades e julgamento. Um atributo da inteligência emocional que é reconhecido por tornar as pessoas motivadas a seguirem seus planos sem o receio de falhar.

Semelhante a autoeficácia, que é a capacidade pessoal de influenciar nos eventos a próprio benefício, a autoconfiança é uma das estruturas da autoconsciência. Ela é sobretudo a confiança no valor próprio e capacidades pessoais.

Isso significa que ela é um efeito da própria mentalidade humana, ou em outras palavras, do mindset positivo de uma pessoa. Uma filosofia bem fundamentada pela Ph.D. Carol S. Dweck em seus estudos sobre como nossa postura mental faz diferença em nossos resultados.

Segundo essa teoria, a percepção de que você pode sempre melhorar diante de dificuldades, cria uma atmosfera poderosa para a mente reunir os recursos próprios da superação. E todos os eventos que surgem dessa percepção, são referidos como os benefícios de se ter autocontrole.

“Uma vez que acreditamos em nós mesmos, podemos atrair curiosidade, admiração, prazer, espontaneidade ou qualquer experiência que revele o espírito humano.” E. E. Cummings

 

O Que é Ter Um Comportamento Autoconfiante?

As características de uma pessoa autoconfiante são empolgantes e podem contagiar outras pessoas. Pois a autoimagem de quem se comporta com confiança é muito positiva e isso traz um valor social tremendo!

Vejamos alguns exemplos de autoconfiança:

  • Ter maior poder de ação sem criar impedimentos.
    .
  • Mostrar uma personalidade despreocupada com críticas.
    .
  • Não ser vitimista ou culpar outras pessoas por seus problemas.
    .
  • Ser indiferente a pessoas debochadas e mostrar superioridade a isso.
    .
  • Ser espontâneo, ficar à vontade e demonstrar tranquilidade.
    .
  • Passar confiança para as pessoas em momento de desespero.
    .
  • Não ter receio de assumir e corrigir os próprios erros.
    .
  • Valorizar-se independente do que as pessoas pensem.
    .
  • Não ter rivais e competir somente consigo mesmo.
    .
  • Cair e levantar, mantendo empolgação como se nada tivesse acontecido.
    .
  • Não ser vítima de chantagem emocional/ter inteligência emocional alta.
    .
  • Demonstrar autocontrole em situações de risco.
    .

Como você deve imaginar, essa propriedade mental dos homens já rendeu muitos estudos, livros e literaturas diferentes, sendo apontada como uma das causas do sucesso de vida e da felicidade.

Por exemplo, estudos de Harvard feitos pela psicóloga Amy Cuddy, mostram os efeitos positivos dos hormônios no corpo de pessoas com postura confiante.

Também é conhecido que crianças autoconfiantes têm performance melhor na escola, e satisfação mais cedo no mercado. Além de pessoas com esse traço apresentarem maior chance de sobrevivência após cirurgias sérias.

Claramente esse poder da autoconfiança dá certas vantagens diante dos adventos da vida. Para não dizer que pessoas com autoconfiança são umas das personalidades de maior sucesso que se tem notícia na história.

 

Como Se Tornar Autoconfiante

criança se exibindo com roupa de heroiPara compreender como ter autoconfiança é preciso saber antes que estamos falando sobre o medo aqui. Sim, a falta de confiança é o medo de que suas ações terão resultados ruins, que seu planejamento nunca é suficiente, ou então, que na hora de fazer acontecer, um imprevisto fará você falhar.

Perceba que esse sintoma da psicologia do medo corresponde sempre as suas competências pessoais e não aos problemas externos. Não se passa de uma presunção, uma precipitação sobre adventos que ainda nem aconteceram.

O medo de falhar, que é próprio da falta de confiança, surge dentro do imaginário. Uma forma de se autossabotar que pode ser resultado de alguma crença limitante ou insegurança diante do desconhecido.

E como aumentar a autoconfiança para combater esse medo de falhar?

Certamente a solução para combater a falta de confiança está em um preparo sobre a mente. Um condicionamento para criar uma mentalidade mais dominante sobre o incerto, que beneficie na sua postura e força de ação diante do que precisa enfrentar.

Alguns truques mentais para vencer a insegurança podem fazer isso e levar qualquer pessoa a ter uma mentalidade forte. Podem tornar elas confiantes no trabalho, no casamento e qualquer relacionamento, sobretudo o interpessoal.

“Conheça a si mesmo e você vencerá todas as batalhas.” Sun Tzu

Para experimentar os efeitos incríveis do que a mente é capaz de fazer, vamos conhecer alguns truques para destruir a falta de confiança e minar a mente com simples hábitos.

Depois vamos aprender como construir a autoconfiança com práticas de desenvolvimento pessoal, pois são elas que podem tornar sua mentalidade mais forte no passar do tempo.

 

Dicas Para Diminuir a Falta de Confiança

As vezes pensamos que não somos atraentes o suficiente, inteligentes ou competentes. Isso é comum a todos nós algum momento, mas não é normal quando pessoas vivem dessas autoafirmações por uma vida inteira.

Esse tipo de comportamento gera crenças limitantes que se tornam enraizadas na mente. Então antes de tudo, caso reconheça que esse é seu caso, recomendo aprender como eliminar crenças limitantes nesse artigo completo.

Mas se você vem sentindo desanimo, acha que sua vida está desafiadora demais para você ou precisa se respeitar e se valorizar mais, conheça essas dicas para eliminar a falta confiança criando atalhos na sua própria mente.

  • Trace objetivos pequenos e realistas. Os alcance e comemore sempre.
    .
  • Reverta pensamentos negativos e só os encerre pensando algo positivo.
    .
  • Seja generoso, ajude e depois aceite a gratidão sem agradecer por isso.
    .
  • Exercícios físicos mechem com a química cerebral, isso traz autoestima.
    .
  • Torne-se simpático, mas elogie apenas aqueles que merecem seu elogio.
    .
  • Conheça seus princípios e se orgulhe de seus sentimentos mais valiosos.
    .
  • Converse devagar, desencanado, e olhe sempre nos olhos das pessoas.
    .
  • Torne-se cheio de conhecimentos sobre tudo o que importa para todos.
    .
  • Mantenha postura ereta, não baixe a cabeça, fixe-se no horizonte.
    .
  • Enalteça suas qualidades e aceite elogios sem agradecer por eles.
    .
  • Pense positivo sobre outras pessoas, ao menos sobre as intenções delas.
    .
  • Reconheça você hoje e reúna os recursos necessários para o amanhã.
    .
  • Coloque positividade em suas ações, palavras e pensamentos sempre.
    .
  • Esteja preparado para falhar e despreze a dor, aprenda a errar direito.
    .

Algumas podem não ter sentido para você, então pule para outra. Caso uma delas dê resultados, realize mais outra, experimente. São hábitos destruidores da falta de confiança agindo na mente, utilize mais de uma, vale a pena!

 

3 Técnicas Para Construir Autoconfiança Que Modificam A Mente

Algumas práticas de mentalismo são ótimas para gerar o poder da autoconfiança. Elas aperfeiçoam o cérebro em inúmeros sentidos, e o melhor, podem trazer maior inteligência emocional no resultado desse processo.

Aqui no Aprimore Sua Mente nos dedicamos a ajudar os praticantes e sempre vimos as habilidades de autocontrole como as mais promissoras no desenvolvimento pessoal.

Então se você não confia no seu potencial de crescer profissionalmente, de superar crises pessoais, no relacionamento ou vive influenciado por ideias pouco construtivas, deveria experimentar alguma desses técnicas de autoconfiança abaixo.

 

1. Confiança e Preparo Deveriam Ser Sinônimos

homem levantando peso e treinandoVocê deseja aprender como ser autoconfiante de verdade? Então deveria ser realmente uma pessoa mais planejada, precavida e compreender o conceito de que confiança vem com preparo.

Sabe aquelas pessoas que tem uma baita de uma sorte na vida? Bem, elas só dizem isso para não parecerem arrogantes, então chamam de sorte aquilo que na verdade é o mais puto preparo!

Pessoas preparadas sabem o que esperar de suas ações, do próximo passo que deverão dar a cada conquista e fracasso. E claro, isso envolve planejamento para evitar imprevistos e ter um plano para cada um deles.

Certamente ser uma pessoa preparada traz maior segurança, mas para isso, não é prudente viver de expectativas falsas. É necessário ser realista e exercitar o seu autoconhecimento para atingir essa clareza.

Com autoconhecimento sobre suas fraquezas e vantagens você não vive das expectativas erradas, não sofre tanto com falhas, se ergue rapidamente e sabe muito bem como se preparar melhor para quaisquer desafios.

 

2. Altere Sua Autoimagem

peão de xadrez vendo um rei no espelhoA autoimagem não se passa da visão pessoal que você tem sobre si mesmo, algo que pode ser reformado com o tempo utilizando a sua comunicação interpessoal.

Para construir uma autoimagem boa é crucial se cuidar muito bem e com dedicação. Então trate-se carinhosamente, tenha cuidados pessoais que realmente tragam resultados e pense positivo sobre si.

Isso inclui se vestir bem, se recompensar com presentes a cada conquista e também se perdoar cada vez que falhar. Recomendo dar uma lida nas 5 leis mentais do relacionamento interpessoal efetivo que escrevemos no blog.

Não esqueça de fazer autoafirmações de valor, se elogiar e lembrar de seus momentos de sucesso. Eles devem ser marcos da sua vida, e quando você lembra deles, reviverá o seu próprio sucesso e fortalecerá sua autoimagem.

 

3. Aprenda a Programar Sua Mente

mente trabalhandoPara contornar a falta de confiança e suas barreiras, as vezes é preciso um pouco mais de impacto sobre a mente. Talvez programar ela seja a melhor das opções.

A falta de confiança vem geralmente da insegurança sobre as próprias habilidades, mas acredite, todos nós temos a mesmíssima capacidade mental, mas adquirimos habilidades diferentes pela vida.

Por que isso acontece?

Pois cada pessoa tem um mapa de referências diferente sobre o mundo, assim como temos ambições e prazeres diferentes. E enquanto algumas crianças aprendendo a pedalar caem no chão e choram por 1 hora, outras pedalam com lágrimas no rosto até aprenderem a pedalar na mesma 1 hora.

Somos programados, construídos pela nossa própria ótica de ver as coisas. Por isso não somos iguais, nem em pensamentos ou em habilidades, porém, como temos as mesmas capacidades, podemos aprender qualquer habilidade humana que exista.

Isso pode ser conquistado com uma simples reprogramação mental que compense suas habilidades. E esse artigo que apontei para você, tem uma técnica mental muito poderosa, que se adaptada adequadamente, fortalecerá sua autoconfiança em muito pouco tempo, acredite!

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Inscreva-se na nossa LISTA VIP