Imagine se você pudesse reiniciar tudo de um jeito bem melhor?
ilustração de pessoas criando metas e analisando o trabalho

Como Ser Mais Disciplinado Construindo Sua Própria Autodisciplina

livro sobre autodisciplina

Aprender como ser mais disciplinado é uma capacidade mental essencial, o que em outras palavras significa ser mentalmente capaz de planejar, realizar tarefas estipuladas e progredir consistentemente em qualquer atividade.

Claro que dominar essa habilidade pessoal envolve abandonar a bolha de conforto e abdicar de certos prazeres momentâneos da procrastinação em troca de um bem maior.

E talvez esses sejam os maiores limitadores do desempenho daqueles que buscam como ter disciplina em uma dieta, academia, no trabalho ou nos estudos.

No entanto, construir a autodisciplina é um processo de desenvolvimento pessoal que pode ser aprimorado. E no passar do tempo, ela pode mudar o modo de vida de qualquer um que persegue as próprias ambições.

Neste artigo vamos entender o que é ser uma pessoa disciplinada, como elas funcionam e dicas de como desenvolver a autodisciplina você mesmo!

livro sobre autodisciplina
livro sobre autodisciplina
livro de autodisciplina

Como Ter Disciplina Nas Atividades Da Vida?

Como ser mais disciplinado em uma atividade da vida requer regras clara. E obedecer prazos ou focar objetivos, são apenas o coração de toda a ordem que foi planejada.

Pode ser que você deteste esse papel essencial feito pelo seu chefe, professor ou treinador quando ele determina as suas metas. Parece incomodo pois não é no seu ritmo, não é do seu jeito e muitas vezes não é o que você gostaria.

Quando essas metas são direcionadas pelas empresas por exemplo, é importante o entendimento de uma organização. E muitas vezes elas falham na comunicação com os funcionários, pois não demonstrar o papel orgânico que elas tem nesse planejamento.

Claro que ser gerenciado pelos outros não é o modo de vida ideal e pode resultar numa luta interna. Isso recai sobre problemas da comunicação intrapessoal que colocam muito da produtividade a perder, trazem sobretudo o bloqueio criativo e falha da automotivação.

Mas quando as atividades da vida são suas, a motivação e disciplina também devem ser suas e tornarem-se o seu ideal. Pois elas podem se convergir em autodeterminação, que também precisa existir em tudo o que se faça na vida.

“A Disciplina é a Mãe do Exito” Ésquilo (524 a.C – 455 a.C)

Por isso a melhor forma como ter disciplina em qualquer atividade da vida com real consistência é através da autodisciplina. Pois ela se baseia no autoconhecimento e ainda pode lhe conferir um ótimo autocontrole como resultado final.

O Que é Autodisciplina?

homem com binóculos olhando a frente buscando atingir suas metas

A autodisciplina é a conduta pessoal de autorregular atividades de rotina e ser obediente a elas de forma autodeterminada, ou seja, sem intervenção de outras pessoas. Ela consiste em criar regras e direcionar ordem, assim como seguir as regras e a ordem de forma autônoma.

Na psicologia a autodisciplina é uma qualidade adquirida que confere o autocontrole, organização pessoal e autodeterminação para rejeitar ou aceitar ações que aproximem o indivíduo de um objetivo.

Habituar-se com a autodisciplina não se baseia em dor ou punição, muito menos em perda da liberdade. Existem muitos mitos sobre a disciplina, enquanto que na verdade ela pode trazer benefícios enormes de alta produtividade.

A Autodisciplina é um estilo de viver produzindo caprichosamente. Um modo de agir pelo simples ideal de obter resultados sempre consistentes, progressivos e ainda conferem a satisfação pessoal aos que realizam tarefas desse modo.

De acordo com um estudo de 2013 de Wilhelm Hoffman, pessoas autodisciplinadas são mais felizes do que as outras.

“Segundo o estudo, as pessoas autodisciplinadas têm maior autocontrole. E elas não tem dificuldades de encararem problemas que surgem contra seus objetivos pessoais.”

Mas o que fazem as pessoas que tem todo esse senso de autodisciplina afinal?

Atitudes de Uma Pessoa Disciplinada

As pessoas altamente disciplinadas tem muitos hábitos de vida que foram internalizados nelas através de algum método. Mas não são necessariamente pessoas metódicas, já que essas solucionam apenas problemas previsíveis.

Elas geralmente aprenderam o que é ter disciplina por terem tido falta de disciplina, foco e determinação algum momento da vida. E encontraram na autodisciplina o modo de vida ideal para serem mais produtivas e felizes.

Veja as principais atitudes de uma pessoa disciplinada:

  • São pessoas mais calculistas para tomarem suas decisões.
  • Não deixam pendências se acumularem ao longo do tempo.
  • Trabalham com hipóteses desfavoráveis por puro planejamento de riscos.
  • Não cativam hábitos procrastinadores e são proativas.
  • Prezam pela pontualidade e tem comprometimento com suas agendas.
  • São interessadas nas causas dos erros e não fazem gambiarras.
  • Dividem problemas grandes em menores para os solucionarem por etapas.
  • Não se sentem recompensadas pelos trabalhos que não realizaram.
  • Elas tem disciplina financeira e só pagam o valor correto das coisas.
  • Mantém horários fixos para se alimentar, exercitar, dormir e acordar.
  • Entregam-se plenamente à diversão, assim como fazem ao trabalhar.
  • Mantêm alto senso de prioridade e organização das coisas.
  • Cumprem a própria palavra pois consideram o planejamento de outras pessoas.
  • São pessoas mais concentradas, focadas e ambiciosas.

As pessoas com o senso de autodisciplina vão além de terem compromisso e responsabilidade sobre suas ações. Elas buscam a excelência no que fazem, e seus modos de vida provam isso, pois são simplesmente realizadoras do que planejam.

Como Desenvolver a Autodisciplina

Aprender como ser mais disciplinado no trabalho, nos estudos e na vida não acontece de forma imediata. Essa habilidade é uma construção gradativa pois a mente humana precisa de método e rotina para ter essa conquista.

Nós somos o que pensamos e sentimos, por isso a disciplina também é um objeto de foco e resiliência sendo sustentada desde o princípio. Ela se torna natural ao passar do tempo e pode nos tornar consistentes naquilo que fazemos.

Algumas dicas de disciplina podem fazer diferença para construir uma rotina e cumprir algum objetivo. Mas é bom ter a consciência que isso não é suficiente, pois você só terá essa disciplina em determinada ocasião da sua vida.

Diferente disso, a autodisciplina é um modo de vida e não apenas um comportamento tão comum que qualquer pessoa pode ter quando está motivada. Isso é o que crianças fazem ao se comportarem para ganharem brinquedos no natal.

“Impor a disciplina a si mesmo é uma grande vitória do homem contra si mesmo” texto judaico.

Por isso essas dicas de autodisciplina que veremos agora são tão importantes. Elas mostram um processo prático para colocar a disciplina imediatamente em ação e podem ser um trampolim para tornar a mente realmente engajada em tudo que se faz.

Crie Métodos Para Alcançar Tudo Que For Seu Propósito

ilustração de métodos e processos para obter objetivos

Aprender como ser mais disciplinado requer métodos, e eles precisam de objetivos, metas e procedimentos. Caso eles não existam, não tem pelo o que você se disciplinar em primeiro lugar.

Então tenha esses conceitos para criar seus próprios métodos:

  • Estipule objetivos claros e coerentes a serem perseguidos.
  • Trilhe o caminho com pequenas metas que sejam interdependentes.
  • Desenvolva procedimentos que cumprem as metas satisfatoriamente.
  • Aperfeiçoe cada processo, meta e revise sempre o seu objetivo final.

Faça isso com objetivos do trabalho, da sua dieta, estudos ou como forma de solucionar problemas em geral, pois seguir elas são a melhor forma para viver progressivamente em torno de seus propósitos pessoais.

Utilize mapas mentais para facilitar a criação e melhor compreensão das metas que você deverá cumprir para alcançar seus objetivos. Eles são ótimos pois dão clareza visual, tanto para serem construídos quanto analisados ou aperfeiçoados depois.

A disciplina requer planejamento, portanto crie o seu próprio ou utilize esse modelo para tudo o que requer uso do seu esforço. O que apresentei aqui foi apenas uma forma comum de atingir objetivos com disciplina e você deve começar por ele.

Faça um Exercício de Consciência Sobre Suas Tarefas

cérebro obtendo consciência sobre as coisas ao redor

Toda a rotina pode ser chata quando repetitiva e se tornar desestimulante. O resultado psicológico disso pode ser a armadilha da procrastinação ou então uma tarefa malfeita que precisará de retrabalho mais tarde (ou nunca mais).

Fazer um exercício consciente sobre a importância da tarefa ou do resultado esperado dela pode ser uma ótima pirola para a mente cumprir a tarefa de forma mais determinada.

Utilize os questionamentos “por que” ou “como” para se manter mais consciente sobre o que está fazendo. Utilize isso também para revisar e aperfeiçoar processos, pois eles devem sempre lhe conduzir a uma próxima meta em um procedimento que você planejou.

Pense ou visualize sempre o resultado que espera do seu trabalho final. Tenha sempre um alvo para focar, pois além dele te levar a um desempenho mais satisfatório, oferece estimulo para perseguir e cumprir suas tarefas num efeito em cadeia.

Perdoe-se e Crie Armadilhas Mentais Contra Falhas

homem atirando flechas e errando o alvo

Muitas vezes nos empolgamos, produzimos horas de forma disciplinada e mesmo assim falhas grotescas aparecem. Muitas vezes elas nos exigem refazer as coisa do início, o que pode parecer um balde de água fria.

Outras vezes a mente fica suscetiva a erros quando está distraída, mesmo em tarefas produtivas. Quando isso acontecer, perdoe-se e não caia na armadilha de se sentir mal, pois esse é um sinal ruim para a mente.

Tenha uma mentalidade progressiva, torne erros em acertos como fossem sinais do que não ser feito novamente para alcançar o êxito. E para que esses erros não se repitam, crie uma armadilha mental como forma de autodisciplina.

Então a cada erro se perdoe, mas também se obrigue a anotar a causa e efeito do erro. Identifique se foi falta de controle da atenção, qual processo causou tal falha ou qual atitude corrigir para que ela não surja novamente.

Pague sua penitência como forma de autoeducação e se obrigue a adotar esse procedimento disciplinar. Faça a chatice de pegar um papel e anotar o erro, causa e solução apenas para estar consciente sobre eles.

Busque Recompensas E Administre Bem Os Estímulos

ilustração de três troféus

Trabalhar sob regras muito rígidas não é fácil e caso você seja uma pessoa exigente demais, pode se prejudicar ao passar do tempo. E como a sua saúde mental precisa estar em dia para ter boa performance, são precisos estímulos.

Aprender como ser mais disciplinado consiste em planejar métodos que sejam compatíveis com o bom funcionamento da nossa mente. Afinal você está no Aprimore Sua Mente, precisa saber como administrar ela adequadamente.

Então recompense a si mesmo quando atingir metas e comemore, pois esse é o estímulo correto para se manter mais consistente e satisfeito. Isso é ótimo para criar um ciclo de produção duradouro e saudável até o final.

Uma vantagem importante de pessoas autodisciplinadas é o autocontrole, para não dizer que esse é o controle para engajar a própria mente a se estimular sozinha em tudo o que se está produzindo.

Então quando obtiver êxito em cada meta alcançada, pause um pouco e curta um vídeo alegre, uma música, se elogie sempre e se entregue um pouco a empolgação ou qualquer sensação benéfica.

Assim estará criando um processo disciplinar para condicionar a sua mente ao exito. Faça isso nem que seja se esforçando um pouco e coloque um sorriso no rosto, pois se refletirá na sua mente mesmo que de forma oculta.

Pratique Sua Disciplina e Não Perca As Oportunidades

homem crescendo com disciplina e realizando vários trabalhos

Como ser mais disciplinado é um aprendizado constante, e sua autodisciplina exige também de autoconhecimento.

É preciso reconhecer as próprias fraquezas, vantagens e como utilizar esses atributos pessoais.

Muitas pessoas desistem de serem disciplinadas e voltam a fazer “tudo nas coxas” como antes. Mas as que perseveram até obterem os resultados dos próprios métodos estão se colocando em constante aperfeiçoamento.

Esse processo de aperfeiçoamento requer erros, acertos, experimentação, repetição e analise dos resultados. Essa é a disciplina, uma busca pela perfeição dos próprios métodos que exige prática, assim como oportunidades para aplicá-la.

O método que utilizou para solucionar um problema no trabalho funcionou? Então não perca a oportunidade de experimentar ele mais vezes para solucionar outros problemas.

O método que utilizou para estudar uma matéria difícil rendeu bom resultado na hora da prova? Aperfeiçoe esse método de disciplina para adquirir outros conhecimentos também.

Aperfeiçoar a disciplina é uma prática, não perca oportunidade de experimentar resultados diferentes. Certamente executar um método mais vezes aumentará a sua plasticidade cerebral e se tornará natural para você algum momento.

Outras Dicas de Disciplina e Produtividade

várias setas levando em uma direção com pessoas sentadas sobre elas

Quando falamos sobre como ser mais disciplinado, estamos falando sobre como ser mais produtivo também. Perceba que essa forma de realizar as coisas pode ser muito pessoal, e alias, pessoas funcionam de formas diferentes.

Mas existem dicas de disciplina que podem servir bem para todos que buscam esse ideal, vejamos elas:

  • Defina objetivamente suas prioridades.
  • Conheça os métodos de outras pessoas disciplinadas.
  • Tenha prazer na sua própria organização pessoal.
  • Medite, alcance estados de tranquilidade e confiança.
  • Seja persistente, mas não cometa os mesmos equívocos.
  • Seja apaixonado pelos seus métodos, metas e objetivos.
  • Aprenda a dizer não e tenha um filtro para abraçar apenas coisas de valor.
  • Compare-se com o seu eu anterior e supere ele diariamente.

No final, seja qual for o seu perfil, conhecer e aprender com pessoas disciplinadas certamente é o melhor aprendizado que você pode obter. Geralmente essa pessoa é a que domina as atividades que são seu alvo de interesse.

Essas pessoas simplesmente internalizaram um método de solucionar problemas e já são naturais naquilo que fazem. Talvez observar ela seja a maior dica para aumentar a disciplina que você encontrará na vida.

Conclusão

Aprender como ser mais disciplinado não se passa de seguir regras bem determinadas até atingir um objetivo e ter autocontrole para aperfeiçoar o processo.

Muitos métodos de disciplina são utilizados em nossas empresas, na escola ou dentro de casa com a nossa família. Mas poucos sabem que a disciplina funciona para a nossa mente por estímulos de recompensa que podem ser positivos e também negativos.

Existem inúmeras formas como se tornar disciplinado na vida, mas quando você conhecer os estímulos corretos(recompensa x penitencia) para condicionar a sua mente, terá construído o seu próprio método disciplinar para se colocar em aperfeiçoamento.

A partir do momento que a sua primeira conduta de disciplina surtir bons resultados, você desejará criar outras por referencia, até que de fato se torne uma pessoa autodisciplinada para qualquer tarefa que se comprometer realizar.

Este artigo mostrou o que é ser disciplinado através de alguns métodos de produtividade com dicas da psicologia. Ele pode ser útil para administrar melhor o seu piloto interno e fazer ele ter mais direção, e quem sabe até tornar a sua mentalidade mais engajada?!

Por isso compartilhe e comente sua experiência sobre a disciplina e esses truques mentais apresentados aqui, isso pode ajudar muitas pessoas a entenderem como construir a delas próprias também.

livro de autodisciplina

4 comentários em “Como Ser Mais Disciplinado Construindo Sua Própria Autodisciplina”

  1. Gostei…a disciplina é uma forma de exercícios,tanto mental como física,buscando esses métodos seremos mais ágeis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima