Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso E-Book
GRÁTIS !

🔒  Somos contra SPAM

Nas últimas décadas, a palavra sinergia tem sido um chavão muito desgastado no mundo dos negócios – um termo clichê usado para nada mais do que representar alguma fusão corporativa ou reorganização burocrática. Outras vezes, torna-se uma ameaça elegante ao dizer: “Estamos prestes a demitir pessoas, mas poderemos superar isso porque…sinergia!”

Mas o termo tem originalmente mais significados do que esses e simplesmente se diluiu com o tempo e seu mau uso.

Enquanto Steven Covey ajudou a popularizar a palavra sinergia em meados dos anos 90, fazendo dela um dos hábitos mais promissores em seu best seller Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, por incrível que pareça, esse assunto rendeu o capítulo mais fraco no livro.

Ainda assim, Covey descreve a sinergia de uma maneira que transcende a estratégia corporativa – abraçando as diferenças entre as pessoas como um estímulo à colaboração criativa. E as dicas que ele dá para implementá-la são, em grande parte, uma reformulação vaga dos hábitos anteriores.

Covey chegou a admitir isso em seu livro de 2011, A 3º Alternativa, no qual ele revisita o conceito de sinergia e tenta detalhar as etapas concretas que antes faltavam em Os 7 Hábitos. Mas mesmo assim, a sinergia não surge como uma prática tão distinta e convincente.

Talvez exista algo na ideia de sinergia que a descreva de forma generalista, o que a tornou apenas uma lógica para lançar estratégias de negócios que, de outra forma, careceriam de evidências de apoio.

Mas, por mais usada e ambíguo que possa ser a palavra, não acho que a sinergia deva ser totalmente eliminada. Ela pode ser um hábito acionável e realmente palpável, além de frutífera e eficaz por causa disso.

A sinergia pode não ser sempre útil como linguagem corporativa, mas é uma estratégia valiosa a ser implementada no desenvolvimento pessoal de qualquer pessoa – permitindo que você faça mais e seja mais do que poderia sem ela.

 

O Que É Sinergia?

Sinergia vem da palavra grega synergein = trabalhar juntos ao mesmo tempo. Ela significa realizar uma colaborar para atingir objetivos comuns com maior potencial para duas ou mais pessoas.

A sinergia acontece quando dois ou mais agentes independentes se combinam em um todo maior que a soma de ambas as partes. Essa combinação deve cria um efeito que supere o que os elementos individuais poderiam obter separadamente.

A origem da palavra sinergia dos gregos não torna o termo tão rico e compreensivo em significados como quando vemos seus efeitos na prática. E alguns exemplos são mais úteis para esse propósito.

Pois em uma situação simples de colaboração, cada parte receberia seu próprio benefício compatível, mas em uma situação sinérgica é diferente. Por esse motivo a sinergia também é importante para o desenvolvimento profissional e a trabalhabilidade das pessoas.

Vamos compreender melhor o que significam esses efeitos.

Exemplos Práticos da Sinergia

O conceito de sinergia está no trabalho em equipe das empresas e seus colaboradores, assim como na vida conjugal, em família e de forma mais explicita nos esportes quando um time está realmente entrosado.

Pessoas que produzem com congruência e direcionadas a um mesmo propósito, estão realmente em sintonia. Elas acabam se tornando engajadas e com maiores níveis de proatividade quando integradas com sinergia no trabalho.

Existe um benefício compartilhado que abrange e transcende a colaboração. Se a colaboração entre 1 + 1 profissional normalmente é igual a 2, na soma de 1 + 1 + o efeito sinérgico no trabalho, é possível ter resultado = 3.

“A sinergia entre dois elementos pode criar objetivamente um resultado tangível e/ou um efeito novo e diferente, que não existia por eles estarem separados. É exatamente o que acontece quando o hidrogênio e oxigênio produzem a água.”

Caso uma pessoa pequena demais para colher as maçãs de uma árvore fique nos ombros de outra pessoa também pequena, o resultado pode ser a altura suficiente para colher os frutos com sucesso. Algo que ambos não conseguem individualmente.

exemplos de sinergia entre pessoasA bateria, o canto vocal e a guitarra podem fazer música separadamente; mas juntos eles podem criar rock ‘n roll e inúmeras outras harmonias. E harmonia é um desses termos que se encaixam muito bem quando queremos compreender o que é sinergia.

Mesmo o simples uso de qualquer tipo de ferramenta produz sinergia; você + um computador podem criar coisas que um humano e um computador não poderiam criar como elementos independentes por exemplo.

Caso você dobre roupas enquanto ouve uma música, passa a criar uma situação de sinergia na qual obtêm tempo como resultado. Ganha mais tempo do que se tivesse feito cada atividade por conta própria em separado. Sem contar que a sensação do tempo também muda quando acrescentamos certos prazeres em atividades que seriam massantes de outra forma.

 

A Sinergia E Seus Papéis Na Vida

Em seu livro, Primeiro O Mais Importante (o cara escreveu muitos livros), Covey fez uma referência quase descartável da sinergia, mas que eu acredito ser realmente a sua visão mais valiosa sobre ela:

“Você deve buscar sinergia entre os diferentes papéis que tem na sua vida.”

No hábito “Comece com um fim em mente”, uma de suas tarefas é descobrir todos os diferentes papéis que você personifica. Com isso você pode ser pai, marido, funcionário, amigo, voluntário, levantador de peso ou o que for.

Este é um exercício realmente útil pois oferece uma visão geral das nossas responsabilidades. Mas olhar para essa lista também pode favorecer uma ideia falsa e prejudicial de que cada função é desconectada uma da outra.

É assim que a maioria de nós vive, não é mesmo?

Temos nossa vida profissional, nossa vida social, nossa academia, nossa vida familiar…e são todas bastante separadas e isoladas uma da outra. De certa forma, isso é saudável; por exemplo, você não quer levar seu trabalho para casa o tempo todo.

Mas também há uma desvantagem em não ver cada função como parte interconectada de um único sistema orgânico, principalmente para a sua mente: isso pode fazer com que a vida pareça fragmentada, o que impede a felicidade e eficiência do conjunto como deveria ser.

Suponha que você mantenha foco em um objetivo de vida muito importante, como começar a se exercitar e perder peso, mas se sente culpado(a) por passar mais tempo longe de sua família ao fazer isso.

Então você não inicia esse programa de condicionamento físico. Mas, como você não está se exercitando e cuidando de si mesmo(a), não tem a energia e vitalidade necessária para tornar o tempo em família realmente proveitoso.

Ou talvez você seja voluntário(a) de uma organização comunitária, mas o tempo e esforço mental necessários para isso retiram esses recursos para ter atividades com sua(seu) namorada(o) ou no seu trabalho. Então você precisa renunciar algum deles.

Alguma quantidade de conflito sempre existirá entre os diferentes papéis que você ocupa na vida. Mas, com algum pensamento e intencionalidade, você não apenas pode reduzir essa tensão, como também pode criar uma sinergia saudável entre esses papéis e outras tarefas que as acompanham.

 

Como Criar Efeitos Sinérgicos Em Sua Vida

pedras empilhadas de forma sinérgicaExistem duas maneiras principais de criar mais sinergia em sua vida:

1) complete duas funções / tarefas com uma ação e

2) trate sua vida como um sistema interconectado.

Compreender o que é sinergia de verdade requer saber que ela é criada em sua vida pessoal quando você combina dois papéis / tarefas / atividades de maneira a criar um poder / efeito / valor maior do que aquele obtido ao fazê-los separadamente.

Às vezes, esse valor é simplesmente no tempo economizado. Mas muitas vezes também há um efeito especial criado acima e além desse benefício em termos de eficiência.

Hoje em dia, o dinamismo de ser “multitarefas” tem sido muito ruim para certas atividades, principalmente aquelas que exigem maior controle da atenção, mas nem sempre devem ser pensadas assim; pois de fato, existem atividades que emparelham e se agrupam tão bem, que na verdade melhoram em qualidade.

A seguir estão alguns exemplos de como criar esse tipo de sinergia entre certos papéis e tarefas da sua vida.

Conclua 2 Funções / Tarefas Juntas

  • Você precisa viajar muito no trabalhar? Talvez possa levar ocasionalmente sua esposa e filhos nessas viagens com você. Durante o dia, você trabalha e à noite sai para explora novos ares com a sua ninhada. O papel do empregado e homem da família podem assim coexistir com alguma sinergia.
  • Outra maneira de conciliar trabalho e família é trabalhar em casa. Você pode almoçar com sua família e passar mais tempo com eles. Mas caso não possa trabalhar em casa, entre no trabalho mais cedo e volte para casa mais cedo.
  • Você quer se exercitar, mas não deseja gastar mais tempo longe da família? Exercite-se com eles. Combine seu amor pelo levantamento de peso e pela família matriculando todos na mesma academia. Ao se exercitar com seus filhos, você cria ainda outro efeito poderoso: incute o amor pela boa forma em seus filhos.
  • Transforme seu trajeto em tempo extra para ouvir audiolivros, podcasts ou então como um momento sozinho para medita ou adentrar na autoanalise e reflexão.
  • Você quer gastar algum tempo como voluntário, mas não quer utilizar tempo útil longe do seu parceiro(a)? Faça trabalhos voluntário com eles. Você não apenas passará mais tempo de qualidade com algo útil, mas também se conhecerão de uma maneira mais significativa.
  • Você tem dificuldade em encontrar tempo para se exercitar e / ou para passar com um amigo? Comprometa-se a se reunir com ele semanalmente para malhar ou qualquer atividade em comum. O exercício com um amigo não apenas cria a cumplicidade, mas também cria um vínculo ainda mais fortes.
  • A mesma coisa acontece com um hobby novo. Você tem um amigo com o mesmo interesse? Encontrem-se regularmente para realizar essa atividade; a qualidade de suas habilidades e seus vínculos melhoram instantaneamente.

 

Trate Toda A Sua Vida Como Um Sistema Interconectado

pessoa em medicação sentindo sinergiaTer sinergia significa não apenas encontrar maneiras de realizar duas coisas ao mesmo tempo com entrosamento. Ela se define também quando se aprende a ver todos os diferentes aspectos como um sistema integrado, que, como um todo, pode potencializar a execução de inúmeros objetivos juntos.

Em vez de ver cada função e tarefa em sua vida como componentes separados e independentes, cada um isolado dos outros e cada um com um valor limitado, perceba que todos estão inter-relacionados e influenciam enormemente um ao outro.

Depois que você perceber isso, poderá começar a manipular o número e os tipos de elementos em sua vida para que eles trabalhem juntos – compondo seu valor e apontando uma boa forma de como se tornar mais produtivo também.

E as flechas não correm apenas em uma direção.

Sua vida é como uma placa de circuito elétrico, e quanto mais caminhos de polos positivos e conexões de amplificação você fizer, mais energia poderá construir e fluir.

Às vezes, há um disjuntor em sua vida que está interrompendo todo o sistema; sejam amigos tóxicos que te impedem de alcançar seus objetivos em vez de ajudá-lo a se aproximar deles; um mau uso do tempo de lazer que o deixa mais inquieto e melancólico do que de olhos vivos e centrado; um trabalho sem saída que você sabe que precisa resolver.

Às vezes, remover um único bloqueio é suficiente para colocar o sistema funcionando com todos os cilindros novamente.

Outras vezes, falta uma articulação ou junção nessa estrutura: outra peça significativa que acrescente maior satisfação e cause uma mudança de vida como um novo hobby ou um uma rotina matinal diferente.

Essa conexão pode começar a circular a energia necessária para as áreas que passaram por problemas, o que, por sua vez, poderão bombear mais energia para novas áreas…e em breve todo o sistema possivelmente funcionará mais forte.

Ao experimentar adicionar, subtrair e misturar diferentes papéis e elementos em sua vida, você pode encontrar as combinações que criam mais sinergia, maximizam sua eficácia e satisfação e desbloqueiam todo o seu potencial.

Texto traduzido do original de Brett and Kate McKay atualizado em 2020.

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Entre para a nossa LISTA VIP