Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso E-Book
GRÁTIS !

🔒  Somos contra SPAM

Aprender como ser uma pessoa melhor a cada dia é colocar-se em um processo de desenvolvimento pessoal, amadurecer mentalmente e poder contribuir também com a evolução de outras pessoas.

A vida e seus ensinamentos desafiadores são o mais severo professor que temos. E realizar mudanças perseguindo o nosso melhor, nos torna mais preparados para a corrida da vida e para poder estender a mão ao próximo.

Alguns se importam em melhorar como pessoa somente quando estão prestes a perder tudo ou se vendo sozinhos. Outros se importam com a evolução pessoal apenas para diminuir conflitos ou obter maior satisfação social.

Sejam quais forem suas inspirações ao melhorar como parceiro, amigo ou familiar, você sempre se torna uma referência. E o mais certo nesse caminho é que você obterá sucesso em qualquer outra área de relacionamento humano.

Por tudo isso e para também ter uma mente mais evoluída diante de tantos desafios, separamos nesse artigo 10 dicas para se tornar uma pessoa melhor.

Cada uma delas pode mobilizar você a refletir e extrair seu maior potencial, então acompanhe!

 

10 Dicas Para Se Tornar Uma Pessoa Melhor A Cada Dia

O maior juiz da nossa história é o tempo, ele nunca falha, e certos momentos nos traz a sentença sobre nossos erros ou acertos em vida. Só nos resta pagar a penitência, aprendermos e nunca mais cometermos erros repetidos.

Considere-se uma pessoa de sorte quando seu aprendizado for rápido, pois assim, você terá oportunidade de corrigir-se o quanto antes. E dessa forma surge a sua primeira oportunidade para tornar-se uma pessoa melhor.

Muitas vezes acreditamos que se pudéssemos fazer as coisas apenas um pouco melhor, poderíamos alcançar mais rapidamente o sucesso pessoal.

Você poderia ter talvez o seu autocontrole melhor, assim teria tido mais paciência para se segurar naquele momento de ansiedade.

Talvez poderia ter tido maior inteligência emocional para lidar com críticas que lhe fizeram desistir de um sonho.

Não importa mais, o tempo já deu a sua sentença e você não está mais jogando aquela partida. Agora é preciso se preparar para uma próxima, seja lá qual for o novo desafio que o tempo trouxer.

Por isso aprender algumas dicas sobre como se tornar uma pessoa melhor pode cair como uma luva para muitos assuntos da vida. E até mesmos assuntos antigos que foram mau resolvidos também.

Afinal, superar-se requer algum método, e o desenvolvimento pessoal pode lhe trazer algumas estratégias para isso.

Artigo relacionado → Quais Os Benefícios da PNL – A Tecnologia Para Desenvolver O Sucesso

 

1. Conheça A Verdade Sobre Você Mesmo

pessoa espantada entre duas imagens dele mesmoCertamente um atalho para melhorar a si mesmo está, antes de tudo, no seu autoconhecimento para saber a verdade.

Qual a verdade que estou falando?

A verdade sobre você próprio, suas virtudes, valores pessoais e normas de conduta construídas por toda sua vida. Aquilo que você precisa reformar realmente ou aperfeiçoar, para tornar-se uma pessoa melhor do que é hoje.

Fazer essa autoanalise só pode funcionar com um exercício de reflexão. E somente isso pode lhe dar clareza sobre como você funciona.

Realizar isso é simples, basta fazer alguns questionamentos bem incisivos sobre você mesmo, como esses a seguir:

  • Pelo que e para quem vale a pena sofrer em minha vida?
  • O meu julgamento sobre outras pessoas é fixo ou evolui com elas?
  • Caso eu encontrasse uma versão evoluída de mim mesmo(a) como ela seria?
  • Eu digo mais coisas que acredito realmente ou o que sei que os outros concordarão?
  • Caso eu pudesse viver algo sem poder compartilhar na internet, o que eu escolheria viver?
  • A maior parte da energia consumida por mim reflete em meus maiores objetivos de vida?
  • Quais coisas que eu invejo nos outros e podem dizem o que desejo para mim?
  • O que precisaria surgir dentro de mim para eu libertar minha raiva, perdoar ou me reconciliar com alguém que preciso?
  • Qual a minha mais comum forma de autossabotagem ou crença limitante?
  • Quais ações de gentileza eu poderia introduzir facilmente na minha rotina?

Por simples reflexão, todos esses questionamentos podem lhe conduzir a como se tornar uma pessoa melhor por fazerem você enxergar muitos erros e virtudes pessoais.

Conhecer a si mesmo lhe põe diante do seu maior aliado, que em certos momentos, pode não corresponder simplesmente por você nunca refletir.

 

2. Melhore Sua Comunicação

pessoas se comunicando de forma agradávelA maior arma do homem em uma sociedade é a sua comunicação, pois é através dela que se faz política – a arte do convencimento, persuasão, e claro, da colaboração.

Certamente aprender como ser uma boa pessoa é ser um verdadeiro diplomata buscando ter o melhor convívio possível na sociedade. Claro, de uma forma amistosa, mantendo uma verdadeira empatia com seus pares.

Mas o que fazer quando sua mente está passando por conflitos?

Sem dúvidas serão necessários amigos ou outras pessoas com melhores pensamentos para levantarem seu astral. Algo que nem sempre está disponível a todo o instante.

Pensando nisso e para ser uma pessoa melhor, é realmente importante pensar que, assim como você, outras pessoas precisam de alguém com a comunicação correta para ajudar elas.

Isso envolve claramente a reciprocidade, que é mais um grande valor da comunicação. Ele é adquirido ao aprendemos como ser uma pessoa melhor no relacionamento interpessoal e intrapessoal.

Para entrar em um ciclo virtuoso de reciprocidade com outras pessoas, realize uma série de melhorias na sua comunicação, como por exemplo:

  • Ter estratégias preparadas para solucionar conflitos.
  • Cumprimente as pessoas que passam por você em seu dia a dia.
  • Mantenha sempre uma comunicação interna positiva.
  • Elogie as pessoas sempre que reparar o valor delas.

Lembre-se que pessoas com uma comunicação conflituosa podem se expor de forma agressiva ou irritadiça. Mas são nesses desafios da comunicação que você pode se tornar uma pessoa melhor de verdade.

As atitudes da boa comunicação, além de tornarem você melhor para outras pessoas e lhe acrescentar maior valor social, podem fazer você se tornar mais autoconfiante, atraente e respeitável também.

 

3. Seja Grato e Um Otimista Incondicional

pessoa abrindo os braços em forma de gratidãoTalvez uma das maiores vantagens da psicologia positiva esteja no padrão mental otimista. Pessoas que se utilizam dele são as que mais nos ensinam como ser uma pessoa melhor diante das dificuldades.

É muito provável que você já tenha ouvido sobre isso algumas vezes, mas manter a gratidão e pensar sempre o melhor, são exemplos de mindset bem retratados na psicologia por trazerem muitas vantagens pessoais.

Uma pesquisa demonstrou que incorporar a gratidão na vida ajuda a proteger-se de estresse, melhorar o sono e cultivar uma vida social com maior bem-estar também.

Anna Hennings, uma psicóloga esportiva e coach de performance, criou um método para auxiliar a identificar as coisas pelas quais devemos ser gratos.

Ela consiste em pensarmos sobre coisas relevantes, que devem ter algum dos seguintes atributos identificados:

  • Crescimento: que favoreçam o crescimento pessoal, como aprender novas habilidades ou conhecimentos por exemplo.
  • Inspiradores: momentos e coisas que inspiram você a fazer mais e melhorar.
  • Amigos/família: pessoas que enriquecem ou acrescentam na sua vida.
  • Serenidade: coisas pequenas mas de valor inestimável como aproveitar um copo de café ou ler um bom livro.
  • Surpresa: o inesperado, que traga bons e novos prazeres ou que surpreendam você positivamente.

Quando você listar coisas que seja grato(a), segundo Hennings, tenha certeza de notar o porque delas lhe trazerem gratidão.

Ter esses itens em sua mente podem ser armas contra pensamentos ruins e desânimos. Eles podem até mesmo lhe deixar com mentalidade forte para auxiliar as outras pessoas que precisam de ajuda.

Isso claramente pode resultar em como ser uma pessoa melhor simplesmente por lhe dar maior sensibilidade sobre a vida e todas as coisas. E funciona a cada momento que você buscar identificar o valor de tudo ao seu redor.

 

4. Faça Autoeducação Como Melhor Meio

frase sobre s autoeducação para ser melhorMuitas vezes confundimos ensino com educação. Ambos são importantes e um complementa o outro, mas para aprender como se tornar alguém melhor a cada dia, é preciso mais do que ambos.

O problema está mais no meio do que em você, pois acredite, aprender coisas por vontade dos outros, como nosso meio promove, nem sempre é educação.

O resultado do que somos de melhor só pôde ser alcançado pela autoeducação. Algo possível somente através de automotivação e autocomprometimento.

A escola deveria se concentrar prioritariamente em nos ensinar(lecionar) sobre esses conhecimentos, mas se importa muitas vezes mais, e também inadequadamente, com a nossa educação.

Nossa família, amigos e sociedade são o que, na prática, nos educam verdadeiramente. No entanto, a nossa mente só absorve racionalmente aquilo que temos interesse consciente.

Isso quer dizer que, nem o ensino ou educação convencional nos conferem o melhor meio de aprendizado possível. Ao menos não da forma que os utilizamos em época contemporânea.

É preciso iniciativa para buscar conhecimentos por conta própria, interesse genuíno, entrega pessoal à curiosidade e principalmente buscar a vivência de experiências reais.

O aprendizado verdadeiro só é possível através da experimentação. É dessa forma que nossa mente adquire conhecimento tácito sobre as coisas e nada pode substituir isso.

Portanto, o melhor aprendizado está nos seus reais objetos de interesse pessoal. São eles que você precisa explorar incansavelmente para ser realmente bom em algo na sua vida.

E quando qualquer pessoa mandar você estudar algo importante, nunca o faça sem compreender essa importância. Caso contrário, seu cérebro desprezará conhece-lo imediatamente.

Entenda bem, aprendizado não vive de teorias. Ser é fazer!

Ser uma pessoa agradável é fazer atos agradáveis para as pessoas. Para ser uma pessoa otimista, é pensar mais no ótimo. E ser alguém grato é agradecer com sentimentos verdadeiros.

 

5. Melhore Sua Espiritualidade

dedo tocando estrelas no universoAlcançar um maior nível espiritual é certamente uma das mais fortes induções sobre a mente para aprender como se tornar uma pessoa melhor para si mesmo e para os outros.

A Organização Mundial da Saúde(OMS) já vem estudando o aspecto da espiritualidade em nosso estado de saúde. Mesmo sendo reconhecidamente difícil se debruçar sobre esses assuntos tão subjetivos do homem.

Pode parecer que estamos falando sobre religião aqui. Mas não é disso que se trata a espiritualidade, apesar dela poder ser alcançada por meio das religiões como bem sabemos.

Espiritualidade não significa nada além de buscar encontrar um sentido e causa da vida maior do que você próprio. A perseguição do que é transcendental e está além do mundo material.

Melhorar a espiritualidade funciona não somente para adquirir significados e conexões pessoais mais fortes consigo mesmo, mas também com tudo o que envolve seu universo pessoal.

A espiritualidade está na filosofia, nas artes, na natureza, no desconhecido e até na mente subconsciente do homem. Ela é independente do observável, pois é apenas o espiritual e não o que podemos tocar.

O que significa espírito?

Diferente do que você possa imaginar, mas podendo ter mais sentidos, a palavra espírito, etimologicamente, significa tudo o que move coisas e não tem corpo físico.

A espiritualidade no nosso universo do desenvolvimento pessoal está na mente humana e reflete nos conhecimentos filosóficos, científicos e holísticos que mobilizam o homem a evoluir.

Dito isso, a dica que quero deixar aqui é que, perseguir uma causa maior do que você próprio, é um meio como se tornar melhor para ascender na vida!

Muitas pessoas ascendem espiritualmente quando tem um filho, quando promovem empregos, ao se engajarem no voluntarismo, na filantropia ou mesmo ao criar, inovar e transformar coisas.

Então encontre-se na sua espiritualidade e evolua ela.

 

6. Vibre Mais Emoções Boas

cachorro com olhos fechados e contenteSer uma pessoa mais vibrante emocionalmente talvez seja o melhor uso que você pode fazer da sua mente enquanto estiver acordado(a). E vibrar as emoções corretas pode resultar em como ter uma mente forte também.

Mas quando estamos atarefados, preocupados ou com estresse, temos pouco controle sobre o que vibramos. Isso pode nos tornar apáticos e nos deixar influenciar por emoções erradas, como da insegurança, medo e tantas outras.

Já percebeu que sentir raiva, por exemplo, geralmente é alimentado de fora para dentro de você?

A mente humana é naturalmente construída para termos intenções positivas, mesmo quando temos atitudes ou resultados ruins. Ela é muito sugestionável e maleável, sendo possível até mesmo reprogramar a mente através de emoções que absorvemos.

Você já notou que seu estado emocional se modifica quando sabe que influenciou positivamente a vida de alguém por exemplo?

Existem estudos sérios mostrando que, simplesmente por realizarmos atos de bondade durante 1 semana, podemos aumentar nossa felicidade e senso de gratidão. E parece que não existe forma mais completa de como ser uma pessoa melhor para si e para os outros ao mesmo tempo.

Essas emoções são um programa novo sendo construindo na mente e recebem os estímulos perfeitos para funcionarem.

Por isso, sempre busque:

  • Praticar aleatoriamente ações de bondade com as pessoas.
  • Desmonte a raiva exercitando sempre pensamentos de amor.
  • Pague o almoço do dia para um amigo que não está legal.
  • Declare que está com saudades quando a tiver verdadeiramente.
  • Seja solicito, atencioso e tenha outros comportamentos de boa vibração.

Não perca a oportunidade de programar o seu modo de ser, pois na verdade, você pode estar despertando nas pessoas os valores que estão simplesmente desaparecendo da vida delas.

 

7. Estar Feliz Significa Estar Melhorando

pessoa saltando de felicidadeTalvez você já tenha notado que a felicidade não existe em plenitude. E que ela não pode ser percebida sem experimentarmos a infelicidade antes.

Muitas filosofias nos fazem contemplar essa dualidade da vida, que está presente no amor e ódio, yin e yang e assim por diante. Pois sabemos que ambas coexistem, se sustentando uma da outra.

Não quero fazer altos exercícios filosóficos aqui, apenas dizer que realizações de vida, em demasiado, não nos tornam exatamente pessoas melhores na vida.

Parece uma loucura dizer isso?

Bem, muitas pessoas “plenamente realizadas”, muitas vezes se mostram depressivas e infelizes por não terem desafios de vida. Apesar dessa não ser a regra padrão, é apenas uma constatação recorrente na psicologia moderna.

É como amar comer pizza, mas que após comê-la por 1 mês seguido, pode torná-la uma verdadeira tortura psicológica da gastronomia. Isso ocorre porque após a satisfação, o valor identificado na recompensa cai vertiginosamente.

O pesquisador e professor de psicologia de Harvard, Shawn Achor, autor do livro O Jeito Harvard de Ser Feliz, explicou que apenas o ato de buscar a felicidade já pode construir a felicidade dentro da nossa mente.

Em sua matéria sobre inteligencia positiva, Archor trata em sua meta analise os estudos de mais de 225 acadêmicos, que apontam fortes evidências da relação entre a satisfação na vida e o sucesso pessoal.

Nas conclusões dos estudos com mais de 250 mil pessoas, foi demonstrado que indivíduos que alcançam o sucesso não exatamente são felizes, mas pelo contrário, as pessoas felizes são as que alcançam o sucesso.

Então, a dica para você se tornar uma pessoa melhor a cada dia é muito clara aqui. Persiga a sua felicidade. Ela que é responsável por tornar você uma pessoa melhor, pois é ela própria o real sucesso.

 

8. Parabéns e Continue Lendo!

livro aberto e iluminado

Sem dúvidas a maior forma como se tornar melhor nessa vida é adquirindo conhecimentos. Eles são bens inalienáveis, com estruturas indestrutíveis e umas das riquezas mais preciosas do homem.

A leitura é certamente a melhor forma de transmitir conhecimentos e aproveitar mais do nosso potencial cognitivo. Pois ela pode exercitar intensamente a nossa reflexão e assim aperfeiçoar a mente do homem.

Qualquer coisa que é conhecida pela humanidade existe em livros, com todo seu conteúdo já pronto. Eles estão todos preparados especialmente para serem transmitidos para você, já pensou nisso?

Os livros são a forma mais rica e ao mesmo tempo mais barata para fazer o desenvolvimento pessoal que existe. Por isso, praticar a leitura de livros é algo feito por pessoas indubitavelmente inteligentes.

E caso você chegou nesse ponto do artigo, merece um grande parabéns!

Não somente por você claramente perseguir o seu melhor, mas por já ter conseguido, em pouco tempo, conhecimentos bem importantes.

Nessa leitura você conheceu um pouco sobre a psicologia positiva, filosofia moderna(clássica também), ganhou conceitos sobre espiritualidade e teve acesso a alguns estudos científicos.

Todos sobre como ser uma pessoa melhor, percebeu a praticidade?

Eles são conhecimentos que custaram muitas vezes a vida inteira de homens estudiosos por diversas épocas. E você os adquiriu em apenas alguns minutos, será que compreendeu o tamanho da sua inteligência por praticar leitura?

Pessoas melhores leem a todo o tempo por causa disso e possivelmente você já tenha se colocado nesse desenvolvimento pessoal.

Talvez eu nem precise me esforçar tanto para lhe convencer que ler torna você uma pessoa melhor não é mesmo?

Bem, então vamos para o próximo tópico e apenas continue lendo.

 

9. Faça o Corpo Melhorar Sua Mente e Vice Versa

corpo fragmentado e soltando luzesTornar-se uma pessoa melhor é claramente uma questão de saúde também e sua mente não engloba somente o seu cérebro. Ela reflete a química do seu corpo que depende de harmonia para funcionar bem.

O nosso intestino, assim como o cérebro, contêm neurônios. Ambos se comunicam com enorme comprometimento, por isso o intestino é considerado o nosso segundo cérebro.

Nosso microbioma humano é 10 vezes maior do que o número de células do corpo. E em nosso DNA, somos 90% bactérias e apenas 10% humanos.

É importante você enxergar o seu corpo como ele realmente é. Tente vê-lo então como um planeta ou um universo inteiro abrigando vida se preferir.

A forma como essa vida que abrigamos em nosso corpo se comporta, também interfere em nós psicologicamente de inúmeras formas. Ela afeta nossos ânimos, percepções, motivação e muitas outras atividades cerebrais.

Espero que tenha ficado um pouco mais claro que, caso você queria tornar-se uma pessoa melhor, é preciso tratar melhor o seu universo inteiro também.

Isso envolve modificar a química do seu corpo, que resultará em uma química mais saudável para seu cérebro e mente funcionarem melhor.

Como fazer essa alteração química?

  • Realizando exercícios aeróbicos.
  • Meditando e melhorando a sua respiração.
  • Alimentando-se com mais pré-bióticos e pró bióticos.
  • Consumindo mais água.
  • Tendo sonos tranquilos e regulares.
  • Sorrindo e buscando mais sensações agradáveis.

Como você sabe, nosso corpo reflete o cérebro e vice-versa. E mesmo forçar um sorriso no rosto pode estimular hormônios do prazer e modificar também seu estado emocional.

Esses efeitos benéficos têm papel no seu bem-estar geral e no comportamento com outras pessoas afinal. Lembre-se, de forma semelhante às colônias de fungos e bactérias do seu corpo, você também faz parte de um organismo.

Você é um universo microscópico.

 

10. Etapas Da Mudança Ou Modelo Transteórico

pessoa mudando cenário de fundoUma das dicas para se tornar uma pessoa melhor mais técnicas é essa daqui, por isso ficou por última.

Essa abordagem foi introduzido em 1970 pelos estudiosos James Prochaska e Carlo DiClemente conhecido como Os Estados de Mudança ou Modelo Transteórico.

O processo passa por 6 etapas de mudança que você pode seguir para melhorar naquilo que deseja.

Vejamos as etapas:

Pré-contemplação – As pessoas ainda não desejam agir futuramente pois não reconhecem seus problemas e enfatizam os contras em mudarem.

Contemplação – As pessoas desejam melhorar no futuro próximo pois compreendem melhor as suas necessidades, mas ainda tem certa resistência.

Preparação/determinação – Nessa fase elas pretendem tomar ações para melhorar, iniciam pequenos passos e acreditam nas mudanças.

Ação – As pessoas já tiveram mudanças de mentalidade e caminham para mudanças comportamentais concretas.

Sustentação – Nesse momento as pessoas já sustentam comportamentos novos a um tempo e trabalham para evitar recaídas.

Término – Nesse momento as pessoas já se comportam diferente sem desejar voltar atrás.

Caso você buque como ser uma pessoa melhor em algo realmente desafiador, como enfrentar um vício por exemplo, é preciso saber que, segundo a pesquisa, boa parte das pessoas se mantém na sustentação mas falham.

Para progredir com isso, foram introduzidas algumas estratégias auxiliares no modelo. E você pode tentar alguma delas para avançar suas mudanças:

  • Aumente sua conscientização sobre os efeitos da mudança.
  • Perceba como o comportamento novo melhora você.
  • Analise como sua mudança afeta positivamente outras pessoas.
  • Encontre oportunidades que surgiram por você mudar.
  • Aproxime-se de pessoas que lhe apoiam suas mudanças.
  • Premie seus comportamentos positivos.
  • Distribua lembretes sobre os benefícios por fazer as mudanças.

Compreenda que se tornar alguém melhor é mudar constantemente. E para avançar se reformando, podem ser necessários artifícios como esses que você mesmo pode criar.

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Entre para a nossa LISTA VIP