A leitura rápida é um dos temas mais fascinantes e conhecidos no mundo do crescimento pessoal. A promessa de poder ler livros inteiros, relatórios ou artigos em questão de minutos é o sonho oculto de qualquer estudante e o cálice sagrado de muitos daqueles que entraram no mundo profissional.

Eu não sou um leitor de velocidade. Eu sou um entendedor de velocidade . Isaac Asimov

Livros, cursos e vídeos no youtube, prometem ensinar você a ler um livro antes mesmo do caixa da livraria ter terminado as contas, mas … dá para confiar nessas incríveis técnicas de leitura rápida?

Quanto a mim, já fiquei desapontado com muitas das técnicas de leitura dinâmica que prometeram o céu e a terra para seus leitores, mas ao mesmo tempo, identifiquei aqueles simples truques práticos que lhe permitem triplicar sua capacidade de leitura, sem gastar uma fortuna!

 

Qual é o Objetivo da Sua Leitura?

Antes mesmo de aprender técnicas malucas de leitura, você deve se fazer uma pergunta simples: “Por que estou lendo este artigo / livro / texto?”

Para ter uma ideia geral do tópico? Você precisa memorizar rapidamente um livro? Você precisa ler uma apresentação antes de conhecer o cliente? Quer estudar para ser competitivo em concursos? Ou você só quer ler por prazer um livro após o outro?

A velocidade de leitura não tem que ser uma obrigação, mas sim uma ferramenta a ser usada para sua vantagem. Definir o objetivo da sua leitura prepara o seu cérebro para assimilar a informação com a atenção correta e…a velocidade ideal.

A velocidade ideal? Quero mais é ser uma maquina de escanear palavras inesgotável!

Não acredite nunca que você lerá 5x mais rápido um conteúdo complexo em que o autor exige de você alguma reflexão pessoal mais comprometida antes de virar a primeira página. Querer ler Fredrick Nitsche em apenas 1 dia por exemplo, é um desperdício do cérebro para tanta analise, se é que me entende. Mas você pode sim ler mais rápido, só que precisará ter certos devaneios e intervalos para eles quando algumas leituras exigirem isso.

Mas estas são conversas fiadas: você está aqui para descobrir as técnicas secretas de leitura de velocidade, certo? ;-)

 

O Segredo da Leitura Veloz

Existem alguns maus hábitos que retardam a leitura; tornar-se consciente desses “vícios” da leitura pode garantir melhorias surpreendentes. Mas se você quiser ir mais longe e acelerar ainda mais sua leitura, você tem que descobrir (rufar de tambores) o segredo da leitura de velocidade…

“Mas chega desses segredos, leis da atração e várias besteiras!”

Bem, sim, você está certo, na realidade não há segredo: a leitura rápida é apenas uma questão de treinamento.

Lembra-se da professora na escola primária quando ela lhe ensinou a ler uma palavra por vez ou até uma letra por vez ? Caso você queira aprender a ler rapidamente, terá que passar para o próximo nível. Na verdade para os próximos 3 níveis:

  1. Aprenda a ler blocos de palavras.
  2. Aprenda a ler blocos de palavras cada vez mais longos.
  3. Aprenda a ler blocos de palavras cada vez mais longos no menor tempo possível.

 

Exemplos Práticos de Leitura Rápida

“Sim, a história dos níveis é boa, mas você ainda não me explicou como diabos eu posso ler mais rápido ?!”

Se você quer escalar os 3 níveis do “leitor de velocidade” perfeito, mas você terá que fazer um passo de cada vez:

1. Meça sua velocidade de leitura atual. Em qualquer mudança de performance, o primeiro passo é a conscientização. Entender a sua velocidade de leitura atual permitirá medir objetivamente suas melhorias, motivando você a mudar de verdade. Tente este teste de leitura rápida e … não trapaceie!

2. Corrigir as falhas de leitura. Os três principais vícios da leitura são: sub-vocalizar, insistir em palavras isoladas e voltar atrás. Tente prestar atenção nesses erros durante a leitura e sua velocidade aumentará exponencialmente.

3. Concentre-se na leitura. Concentração é a base da leitura rápida. Se você não estiver convencido, pegue um livro e leia uma página na sua velocidade normal de leitura, calculando o tempo dessa leitura. Depois leia a próxima página desse livro com a máxima concentração, procurando ler o mais rápido possível.

Você percebe alguma diferença nos tempos de leitura?

Certamente sim, isso mostra como a concentração afeta a produtividade, o que serve para qualquer atividade humana. Portanto, o nosso foco e concentração são intimamente ligados a nossa velocidade de leitura também.

4. Lute contra suas inseguranças. Existe uma ligação estranha entre velocidade de leitura e auto-estima. Muitas vezes sentimos a necessidade de nos alongarmos em palavras individuais porque temos medo de não as ter entendido: na realidade, o nosso cérebro absorve as palavras instantaneamente e geralmente é apenas a nossa insegurança que nos desacelera ou nos faz voltar atrás para lê-la novamente.

Para combater essa insegurança, existem técnicas práticas muito eficazes, chamadas de métodos de auto-estimulação: o propósito dessas técnicas é usar ferramentas que ditam o ritmo da leitura em seus olhos. Digamos que eles são apenas uma “mãozinha” … ;-)

Use os dedos ou uma régua para percorrer rapidamente o texto que estiver lendo. Para melhorar continuamente as suas habilidades de velocidade de leitura, tente sair da sua zona de conforto movendo os dedos mais rapidamente do que no ritmo habitual de leitura.

5. Treine constantemente. Para se destacar nas técnicas de leitura de velocidade, como mencionado, o treinamento constante é essencial. Continue aproveitando cada palavra de suas leituras de prazer, mas ao mesmo tempo, não perca a chance de treinar sua velocidade de leitura. Numa sociedade em que a televisão dita a opinião pública, um leitor ávido pode fazer a diferença.

 

Bem, como foi o teste de velocidade? Melhorias? Deixe-me saber os resultados nos comentários.

Ps. Você realmente quer conhecer e aperfeiçoar mais suas habilidades de leitura de velocidade? Descubra como aprimorar essa habilidade e muitas outras que estão contidas em nosso E-Book Gratuito. E garanto que algumas portas irão se abrir na sua mente para você poder acelerar tudo, não somente sua leitura…

 

Artigo de Andrea Giuliodori, sobre leitura dinâmica.

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Entre para a nossa LISTA VIP