Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso Guia

GRÁTIS !
🔒 Somos contra SPAM

A memória de trabalho é o bloco de notas do seu cérebro e contribui para qualquer tarefa que necessite de concentração e esforço.

Com a devida atenção, a memória de trabalho é uma das funções de linha de frente mais importantes do cérebro. Tudo o que você sabe e lembra, seja um evento, uma habilidade ou um fato fascinante, iniciou sua jornada de memorização passando por essa memória operacional.

Mas a memória de trabalho é muito mais do que apenas a tarefa de casa da memórias de longo prazo. Ela foi descrita como o bloco de notas do cérebro: o local onde a informação é mantida e manipulada.

Como a Memória de Trabalho Funciona

Na década de 1970, Alan Baddeley e Graham Hitch, da Universidade de York, no Reino Unido, apresentaram um modelo influente para explicar como o sistema funciona.

O componente principal é o controlador executivo, que executa o programa quando você concentra sua atenção nas informações relevantes.

Ele também coloca em ação os sistemas “escravos”. Um deles armazena até quatro informações visuais por vez; outro pode memorizar cerca de 2 segundos dos sons, especialmente as palavras faladas (acontece, por exemplo, ao repetir mentalmente um número de telefone enquanto você procura por uma caneta).

O terceiro é o buffer episódico, que adiciona na memória de trabalho as informações relevantes contidas na memória de longo prazo.

“Mesmo tendo ganhos modestos na memória de trabalho podemos melhorar a cognição geral”

Uma fraqueza desse modelo é que a memória de trabalho não ocupa uma área cerebral distinta que pode ser observada em ação por um scanner cerebral.

Por causa disso, alguns neurocientistas cognitivos sugeriram que talvez ele não fosse um sistema separado, mas apenas uma parte da memória de longo prazo que atualmente estamos prestando atenção.

cérebro se destacando de outros por corSeja como for, a memória operacional tem como padrão no cérebro humano, porem, algumas pessoas têm suas memórias de trabalho melhores que outras.

A capacidade da memória de trabalho é um melhor preditor de sucesso acadêmico do que o QI, de modo que aproveita-la ao máximo é muito mais útil.

Veja aqui 3 habilidades da memória de curto prazo que você também precisa conhecer.

 

Como Expandir a Memória de Curto Prazo

A boa notícia é que o sistema da memória de trabalho provavelmente pode ser atualizado.

Alguns estudos mostraram que os programas de treinamento do cérebro voltados especificamente para a memória de trabalho podem produzir melhorias, e há até um punhado de pacotes de treinamentos no mercado.

Mas não está claro se eles melhoram nada além dos próprios testes de memória.

O neurocientista cognitivo Jason Chein, da Universidade de Temple, da Filadélfia na Pensilvânia, que estuda a memória de trabalho, diz que parece haverem evidências de melhorias em outras habilidades cognitivas, embora quaisquer mudanças sejam bem pequenas.

“Um pequeno efeito pode ainda ser importante no sentido de que, mesmo ganhos modestos, podem ter um impacto significativo na cognição cotidiana”, diz ele.

cão intelectual com pouca memória de trabalhoE você, acredita que treinamentos do mercado podem elevar a performance cognitiva sobre a memória de curto prazo?

Bem, eu mesmo já tive essa experiencia e nela encontrei técnicas muito úteis, mas posso lhe garantir, o conhecimento sem treino não serve de nada.

Portanto, caso queira adotar algum desses métodos, seja um praticante habitual, que a natureza garantidamente fará sua parte de aperfeiçoar sua memória!

Conheça também todos os nossos outros tipos de memórias e como elas funcionam, pois como você pode imaginar, elas são todas interdependentes.

Artigo de Caroline Williams.

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Inscreva-se na nossa LISTA VIP