Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso Guia

GRÁTIS !
🔒 Somos contra SPAM

Se você quer vencer a insegurança por ser alguém que enfatiza uma parte do seu corpo ou odeia como é tímido diante de grandes grupos, saiba que todos temos uma parte de nós que é um pouco inseguro mesmo. No entanto, para ajudar a si mesmo a praticar o amor próprio e aumentar sua confiança, você pode usar alguns truques mentais recomendados pelos próprios terapeutas.

Amar cada parte de você totalmente não vai acontecer da noite para o dia, mas mudar sua mentalidade e ajustar a maneira como você pensa em si próprio pode ajudá-lo a se sentir mais positivo sobre todas as suas pequenas peculiaridades.

“Como qualquer coisa na vida, caso nos concentrarmos em algo por tempo suficiente, ele só se torna mais e mais um problema”.

diz o psicólogo e terapeuta de casamento e família Kati Mortonà.

“Quando se trata de nossas inseguranças, caso desviamos nosso foco delas e, em vez disso, passemos mais tempo reconhecendo tudo o que temos de bom e que gostamos em nós mesmos, podemos desenvolver uma auto-estima e confiança mais saudáveis.”

Por nossas inseguranças serem muitas vezes apenas idéias que temos em nossa cabeça, é importante trabalhar de dentro para fora para nos livrarmos desses pensamentos negativos e limitantes.

Aqui estão seis truques mentais que podem ajudá-lo a superar suas inseguranças, de acordo com os terapeutas.

 

1. Comece a Vencer a Insegurança ao Corrigir Seu Diálogo Interno

moça insegura observando espinhas no rostoO primeiro passo é perceber sua conversa interna e depois trabalhar para mudá-la.

“Eu digo isso o tempo todo, mas a conversa que temos com nós mesmos é vitalmente importante”, diz Morton. “Na verdade, nós falamos para nós mesmos o dia todo e todos os dias, então, certifique-se de que você está tendo um diálogo amoroso e de apoio consigo mesmo. Isso pode mudar tudo!”

 

2. Vença a Insegurança ao Visualizar Momentos Que Você Se Sente Confiante

moça gordinha com olhar confiante se maquiandoSe você se sente inseguro em certas áreas, comece a se concentrar naquelas áreas em que se sente confiante e, em seguida, pratique em deixar que essa imagem positiva de si mesmo flua para todas as outras áreas de sua vida.

“Comece visualizando-se confiante”, diz a terapeuta Jenny Giblin. “Por exemplo, caso você se sente inseguro nos relacionamentos, mas por outro lado confiante depois de uma aula de Yoga, então imagine-se deixando a Yoga e se sentindo incrível. Nesse momento sim você pode enviar mensagens de texto para a pessoa que você gosta, mas sentindo-se incrívelmente mais segura.”

 

3. Passe a Vencer a Insegurança Procurando Evidências Contrárias

moça digitando ao celularÉ importante reconhecer que as crenças não são iguais às verdades. “Tire algum tempo para absorver quais são crenças ou fatos“, diz Morton.

“Só porque pensamos em algo ou acreditamos em alguns pensamento negativo, não quer dizer que eles são verdadeiros. Encoraje-se e note essas crenças e depois procure por evidências que as contradigam.

Seja um detetive para buscar as coisas positivas que você já realizou e que vão totalmente ao contrário sobre o que você sente de negativo numa situação.”

Relacionado: Autoestima Alta – 6 Técnicas Mentais para Controlar a Insegurança

4. Observe Como Você Pensa Dos Outros

2 moças dando risada juntasComo você pensa sobre os outros também pode esclarecer seu estado mental atual e também como você pode ajustar sua atitude.

“Você está sempre pensando negativamente ou com raiva de estranhos ou outras pessoas em sua vida? Isso geralmente é um sinal de que nossa própria conversa com a gente é tão rude, que está vazando para pessoas inocentes”, diz Morton.

Caso tenha problemas em vencer a insegurança, talvez Isso lhe soa familiar?

“Encoraje-se a forçar a dizer algo positivo sobre pessoas estranhas em sua vida”, diz Morton. “Isso pode transformar todo o seu dia e também seu humor.”

Manter seus pensamentos positivos sobre os outros também pode fazer com que você tenha os mesmos pensamentos sobre si próprio.

Elogie o padeiro que fez um bom pão, pessoas desconhecidas como o arquiteto da bela casa na esquina ou como uma pessoa foi prudente ao permitir os pedestres atravessarem tranquilamente. Esses são ótimos exemplos!

 

5. Seja Mais Seguro ao Ser Dono de Suas Próprias Falhas

2 mulheres se cumprimentando com confiantes por reconhecer suas falhasNo final do dia, nenhum de nós jamais será perfeito, então você tem que aceitar algumas de suas falhas e tentar dar o seu melhor para aceitar elas.

“Algo que realmente me ajudou a trabalhar minhas próprias inseguranças e mudar de comunicação foi possuir minhas falhas”, diz Morton. “Eu sei que posso ser teimoso, portanto, caso eu me pego sem compromisso e falhando com alguém de forma lógica, logo decido que vou ceder e pedir desculpas.

Conhecer as próprias falhas em vez de esperar perfeição pode ajudar não apenas a sentir mais confiante e segura, mas também impedir você de continuar fazendo coisas que poderiam machucar a si e os outros “.

Relacionado: Como Eliminar Crenças Limitantes Tornando a Mente Forte e Motivada

6. Fazer As Pazes

moça sorrindo confiante após fazer as pazesFazer as pazes pode ajudá-lo a ficar em paz com quem você é e lhe dar a liberdade de melhorar no futuro.

“Nós refletimos sobre coisas ruins ou dolorosas que fizemos em nosso passado o tempo todo e, possivelmente, nos preocupamos se continuaremos cometendo os mesmos erros”, diz Morton.

“Pensar sobre esses eventos passados só pioram as nossas inseguranças. Faça um plano para pedir desculpas e seguir em frente. Não há razão para continuar abatido por eventos passados. Não podemos mudá-los, só podemos mudar mesmo quem nós somos hoje.”

Todos nós temos coisas sobre as quais somos inseguros, mas tente usar esses pequenos truques mentais para superá-los e ajudá-lo a abandonar esses pensamentos negativos.

Artigo de Carina Wolff.

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Inscreva-se na nossa LISTA VIP