Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso Guia

GRÁTIS !
🔒 Somos contra SPAM

Quando ouvimos falar sobre o poder da mente, tudo fica parecendo muito mágico e surreal, principalmente quando buscamos suas provações na ciência. Algo que requer embasamento a partir de metodologias e testes, para então se validar qualquer teoria.

Geralmente pessoas com mais espiritualidade não se bloqueiem com a necessidade de métodos científicos, pois o conhecimento empírico já lhes é o suficiente. Enquanto outros mais descrédulos precisam esperar avanços sobre o desconhecido, para depois sim romperem seus paradigmas.

Muitas vezes, apesar de ser pensada como alvo da pseudociência, o poder mental é completamente comprovável por experimentação pessoal, e não só científica, pois de fato é a vivência que diferencia o saber do desconhecer.

Esse artigo não tem a pretensão de atropelar o conhecimento científico, apenas mostrar de forma prática o que a ciência não nos tornou tão evidente. Pois é assim que podemos nos esclarecer mais sobre o poder do subconsciente humano, um conhecimento ainda oculto sendo despertado.

 

O Que é a Mente Humana?

cabeça formada por circuitos de computadorA mente é o nome dado ao trabalho exercido pelo cérebro humano, suas funções cognitivas, conscientes e inconscientes. É o processo feito pelo órgão que chamamos de cérebro e ambos não devem ser confundido pois, enquanto o primeiro é o processo, o segundo é o meio.

Uma boa analogia sobre o cérebro e a mente humana pode ser feita ao compará-los com um computador. Enquanto o hardware é a parte física, simbolizando o cérebro como órgão, a outra parte é a função do software, que simboliza nossa mente trabalhando.

As funções exercidas pela nossa mente são incríveis e muitas delas também são tradicionalmente desconhecidos pela psicologia, filosofia e ciência cognitiva. Isso inclui desde a premonição até a fé, que são faculdades mentais pouco exploradas até hoje.

Mas alguns papéis exercidos pela mente humana já são bem conhecidos como a:

  • Imaginação
  • Percepção
  • Pensamento
  • Linguagem
  • Memória
  • Concentração
  • Julgamento
  • Entre outras…

A mente humana sempre está trabalhando sem pausas, seja a nível consciente ou inconsciente, com processos espontâneos ou não. Por isso o poder da mente não é algo a ser despertado, já temos conferidos esses poderes despertos em nós naturalmente de forma funcional.

Seu cérebro está em pleno funcionamento nessa leitura, mas lhe garanto que você ainda não conhece todo o potencial para aprimorar sua mente. Afinal, pouco conhecemos sobre o poder do subconsciente humano.

 

O Que é a Mente Subconsciente?

copor levitando na mente subconscienteA mente subconsciente é um padrão de funcionamento do cérebro entre seu estado consciente e inconsciente. Na psicologia é determinada como uma condição mental acrítica, sem intenção ou orientação consciente.

O nome foi utilizado pela primeira vez por um dos pais da psicologia, o francês Pierre Janet, quando a denominou como sendo um estado mental abaixo do limiar consciente, quando não estamos em alerta ou criando processos cognitivos no ponto de vista dos pensamentos.

Estima-se que ela seja 1 milhão de vezes mais poderosa que a mente consciente. Segundo pensadores e estudiosos, ela é responsável pela fé humana, premonição, sexto sentido e outras características apresentadas como dons humanos desconhecidos pela ciência, mas muito registrados pela história.

O maior poder da mente humana, se assim podemos chamar, tem morada dentro do subconsciente humano. Local que, segundo muitos, é aonde estão todas as nossas memórias, credos, valores pessoais, dons, aprendizados(inclusive de vidas passadas para os espíritas) e potenciais latentes ainda adormecidos.

 

Literaturas Sobre o Poder da Mente Subconsciente

Existe muita literatura retratando o poder da mente subconsciente em livros. Muitos deles são famosos Best-Sellers e trazem muitas práticas e as vezes relatos de grande contribuição também.

Alguns livros sobre o poder da mente subconsciente são:

Todos esses livros sobre o poder da mente são lideres de venda em seus respectivos continentes e mundo afora, gerando uma verdadeira cultura de autodesenvolvimento ou autoajuda nos dias de hoje.

O sucesso é estrondoso e muito do que temos sobre material de desenvolvimento humano, como nos próprios métodos da hipnose, nos apresentam o subconsciente como o local aonde todos os processos de mudanças pessoais começam.

 

Devo Chamar Esse Poder de Inconsciente ou Subconsciente?

O lado não consciente da mente humana é discutível desde sua definição até suas funções, partindo elas de Froyd até Jung. Mas seus mistérios continuam os mesmos, enquanto manifestações desse poder vindo da mente humana continuam surgindo todos os dias para todos que provam dela.

Caso você se aprofunde nesses estudos como um psicólogo ou psicanalista, certamente verá problemas de conceitos literários entre autores e muitas terminologias dúbias entre os livros. É o caso da confusão entre inconsciente e subconsciente.

Como devemos tratar esse padrão mental então?

Ambos são um estado de não consciência, e são vistos como sinônimos por muitos nos dias de hoje, mas podem representar coisas diferentes.

O estado de inconsciência pode ser utilizado para um cérebro sem seu funcionamento racional, enquanto o subconsciente pode ser utilizado como a verdadeira consciência que vive oculta trabalhando no automático.

Mas não se limite a essas explicações. Busque conhecer todas as definições possíveis e literaturas que já foram apresentadas, elas compõem estudos muito diversificados e bem ricos do tema.

Eu recomendo a sua entrega ao conhecimento como ele vier nos livros e estudos mais conhecidos, mas sem julgamentos feitos por essas terminologias.

Mas para essa leitura que lhe proponho aqui, prefira apenas entender o poder da mente em si, pois é ela que vai lhe fazer subir um degrau a mais para ter seu conceito muito mais claro a diante.

 

Como Sabemos que Esse Poder Existe?

Toda manifestação de energia no mundo subatômico, do ponto de vista da teoria quântica provada por Plank e aperfeiçoada por Einstein, buscou explicar a radiação que o corpo e os materiais emitem. Eles são os quantuns, que se dão por frequência de ondas eletromagnéticas emitidas.

Em 1970 quando o físico Fritz Albert Popp descobriu que todos os seres vivos emitem partículas de luz, os biofótons, ele concluiu que essas frequências são capazes de transmitir informações.

A união dessas 2 descobertas se convergem em uma mesma teoria. O corpo humano é capaz de gerar ondas eletromagnéticas e essas vibrações contém mensagens, uma espécie de código quântico.

Muitos testes com essas ondas já foram feitos com a qualidade dos biofótons. Mas quando o cientista G. Schwartz resolveu testar a qualidade delas em uma sessão de Reiki, sob fortes intenções de cura, percebeu algo que Einstein já havia deixado em prelúdio, conhecido como Einstein-Bose-Condensate.

Essa é uma qualidade muito poderosa dos biofótons com enorme radiância. Um ‘superpoder’ que antes só era visto no mundo subatômico, mas que em 2001 por descoberta de Wolfgang Ketterle, o vencedor do Prêmio Nobel, deixou a certeza de que são emitidos por plantas, animais e por seres humanos.

biofotons irradiando de frutos, e do homemIsso significa que nossos pensamentos emitem energia em níveis atômicos, ela contém mensagens e podem influenciar diretamente na nossa realidade.

A descoberta de Einstein no final não explicava simplesmente que energia e matéria estão relacionadas (E= mc2) mas que elas são intercambiáveis e hoje vemos que podem ter participação direta em nosso modo de vida também.

O poder da mente subconsciente nunca teve tanto embasamento quanto nessa década. Já podemos entender as frequências em que nossa mente emite essas ondas poderosas e qualidade de suas mensagens quando as enviamos para o que muitos chamam de ‘universo’, ‘Deus’ ou ‘eu interior’.

 

O Poder da Mente Subconsciente e a Lei da Atração

o poder do subconsciente humanoA lei da atração é a crença de que pensamentos positivos ou negativos, desencadeiam experiências positivas ou negativas como reflexo da energia vibracional da mente subconsciente. Ela também é tratada como uma lei do universo pessoal sendo regido pela mente humana.

Por mais sedutora que pareça hoje, essa crença é compatível com muitos pensamentos antigos da filosofia, mas não só isso, tem um fundamento muito próximo a estudos da psicologia no campo das emoções e comportamentos humanos.

A origem da crença na lei da atração nasceu com o teólogo Phineas Quimby no século 19 quando fazia estudos sobre como a mente afeta o corpo. Tudo começou com sua experiência com uma tuberculose, que se apresentava por anos sem cura, mas que após ele retornar a sua amada cidade natal, a curou com mudanças em sua mentalidade.

Mas a lei da atração ficou famosa mesmo em 1886 sendo propagada como ‘A Lei do Sucesso’ após uma publicação do autor Prentice Mulford. Desde então a Lei da Atração não seria mais tratada como um aspecto de saúde do corpo e da mente, mas também para todos os aspectos da vida.

Claro que isso rendeu muitas literaturas e também muitos estudos e experimentos, vejamos alguns deles.

 

O Experimento do Verão De 93

Grupo de meditação experimentando a lei da atraçãoNo verão de 1993 em Washington foram reunidos 4000 participantes da meditação transcendental em um programa de voluntários para meditar sob influência de muito amor e paz. O programa durou 6 semanas e tinha o intuito de pacificar a sensação de violência na cidade, além de ser monitorado por pesquisadores e cientistas independentes.

Durante esse período e até mesmo depois, o número de crimes violentos havia diminuído consideravelmente em 23%. O estudo considerou a sazonalidade de taxas de crime em Washington, temperatura, tempo do ano e históricos anteriores de crimes monitorados.

 

O Experimento da Idade Reversa

Estudo do poder da intenção em asiloUm estudo feito em Harvard pela psicóloga Ellen Langer buscava retratar como um ambiente pode influenciar na sensação sobre a idade mental e física das pessoas. E o melhor lugar para isso era em um asilo com pessoas de idade e desanimadas entre seus 70 e 80 anos sob cuidados especiais.

O asilo foi modificado para o experimento e adaptado como um ambiente de 1950, momento em que todos ali eram jovens. Então Langer separou 2 grupos de idade avançada e pediu para um deles relembrar da década de 50 e outro grupo para se vestirem e se comportarem como estivessem vivendo naquele período.

Ambos os grupos tiveram melhoras em suas forças físicas, equilíbrio, visão, cognição e estado de saúde. Mas o primeiro grupo teve 43% de melhora em testes de inteligência enquanto o segundo teve melhoras de 63% nos mesmos testes.

Langer concluiu que ao lembrarem ou agirem como fossem jovens, realmente fazia que os participantes se sentissem jovens, o que permitiria que cuidassem de si com mais independência. Um ótimo exemplo sobre o poder da mente e da lei da atração não?

 

O Experimento do Poder da Intenção

Cristais de agua formados por influencia das palavrasO cientista japonês, Dr. Emoto, fez um estudo famoso sobre como as palavras têm um poder de transformação. Todo o experimento foi feito com mensagens positivas e negativas colocadas em águas separadas.

Os cristais produzidos da água com as palavras positivas tinham formações esteticamente bonitas e prazerosas de ver, mas aquelas que eram formadas sobre a água com palavras negativas, tinham formações moleculares disformes e esteticamente imperfeitas e até feias.

Esse estudo é revolucionário e rendeu muitos outros posteriores, pois prova como as palavras têm um significado não somente na linguística humana, mas se traduzem em vibrações que carregam mensagens em forma de pura energia.

 

Como Despertar o Poder da Mente Subconsciente?

mulher ativando o poder da mente sob meditaçãoDespertar o poder da mente subconsciente é um trabalho dos pensamentos sob uma frequência de vibrações cerebrais corretas. Isso permite enviar mensagens conscientes para serem gravadas em nossa memória subconsciente, que mais tarde podem surtir efeitos em nossa realidade.

Existem algumas formas de entrarmos nesse padrão de frequências mentais com as práticas corretas e muitos conhecimentos milenares já nos avisavam sobre isso. Parece algo místico e complicado demais, mas já os realizamos inconscientemente em muitos momentos, para não dizer todos os dias.

Claro que vou lhe explicar de forma mais clara sobre isso mais a diante, mas antes disso, entender o processo de enviar mensagens para o subconsciente requer algumas explicações importantes.

Para enviar mensagens para o subconsciente é necessário saber que:

  • O subconsciente não conhece o tempo e só pensa no presente.
  • Ele aceita tudo de forma literal.
  • Não sabe a diferença entre a realidade e a imaginação.
  • Ela é ilógica, irracional e não analítica.
  • Os pensamentos no subconsciente são mais rápidos que os conscientes.
  • Ela toma decisões antes da mente consciente.

As análises por imagem cerebral nos mostram que atingir níveis profundos de pensamentos dependem dos caminhos em que são processados. Isso é demonstrado nesses estudos (estudo 1 e estudo 2), que apresentam com clareza os caminhos dos pensamentos conscientes e inconscientes.

No entanto, os caminhos do subconsciente são determinados de forma diferente, pois como foi dito aqui, ele existe no limiar da consciência e inconsciência. Ou seja, ela compartilha duas rotas de processamento de informações dentro do cérebro, portanto, devem ser percorridas ao mesmo tempo.

 

Entrando no Mundo do Subconsciente

O corpo humano gera energia térmica, luminosa, conduz eletricidade e emite ondas eletromagnéticas que podem ser traduzidas como mensagens. Essa vibração existe no mundo dos pensamentos e pode manifestar efeitos em outros seres e em nós mesmos.

Esse fato foi verificado em homens interagindo com plantas, microrganismos como fungos e outros animais como em pássaros. A partir desse conhecimento já foram examinadas pesquisas com flocos de gelo se formando sob vibrações dentro de rodoviárias e em catedrais, no crescimento de plantas quando germinam ou não, na psicologia positiva e também na homeostase de física quântica.

Mas como esse poder da mente pode ser trazido para nossa realidade e em nosso benefício?

as frequencias de ondas no cérebro e o poder da menteBem, todos os corpos vibram, mas a mente humana tem 5 ritmos de frequências vibracionais distintos segundo a neurociência. Ela produz ondas Beta, Alfa, Teta, Delta e as menos conhecidas, as ondas Gama.

A frequência delas é medida em ciclos por segundo (Hz) representando leveis de atividade cerebral desde o mais consciente até o estado inconsciente da mente. Mas, existe um desses tipos de frequências que consegue conviver no limiar dos estados mentais com um nível de energia realmente intrigante.

Uma vibração mental capaz de abrir uma ‘porta’ que nos deixa entregues a mente subconsciente para trabalhar dentro dela. Esse é o estado Teta (4 a 7,5 Hz), que nos abre uma janela de oportunidade para nos comunicarmos com o subconsciente e gravar o que desejamos em suas memórias.

 

Implicando Sobre O Subconsciente de Uma Forma Consciente

O cérebro é um celeiro de experiências vividas, mas guarda as passagens inexploradas para nos transformarmos e irmos além. Nós já fazemos induções com o poder da mente a todo o momento de forma consciente, e podemos fazer o mesmo para implicar sobre ela a níveis mais profundos.

Para explorar o real poder da mente, precisamos nos sintonizar na frequência correta em que essas camadas tão profundas ficam suscetíveis. Isso ocorre em frequências de ondas Teta, momento perfeito para induzir nossa mente a trabalhar pensamentos frutíferos.

O estado Teta de vibração cerebral acontece quando estamos prestes a pegar no sono, no sono leve ou prestes a acordar. Mas também acontece sob efeito de uma meditação bem-feita ou sob indução hipnótica.

Quando isso ocorre, o subconsciente fica aberto a sugestões e as entenderá como verdades, sem qualquer questionamento. E quando o processo é repetido, passa a se tornar real na mente consciente e se manifestar em nossa vida.

Para isso, basta repetir frases de afirmação e conquista sobre seus desejos, criar imagens mentais da realização sobre sucesso e prosperidade ou simular sensações e sentimentos que lhe favoreçam.

a crença antiga do subconsciente humanoÉ com consistência que monges e religiosos praticam o poder da mente quando estão em meditação ou orando sob forte implicação da fé. Estão criando mensagens em forma de energia para si, dentro dessa mente oculta e realizadora.

Queiram eles ou não, estão constantemente buscando comunicação subconsciente, mas por exercício da oração ou dos mantras no caso dos budistas. Esse conhecimento ancestral existe desde o Olho de Hórus, a antiga religião do Egito.

Certamente por isso existe o costume de orarem antes de dormir ou assim que acordam. São práticas muito antigas, mas que surtem efeito para os que tem a doutrina e seguem se fortalecendo pela própria crença.

 

O Que Podemos Conquistar Com O Poder Da Mente?

homem evoluindo até o limite da mente humana desconhecidoCostumo dar risada quando vejo pessoas buscando usar o poder da mente para atrair seu grande amor. Não por ser algo impossível, muito pelo contrário, dou risada por ser muito provável e parecer completamente impossível ao mesmo tempo.

Quando você vibra amor ou felicidade, as pessoas podem ser recíprocas pois recebem essa mensagem e te veem aberto ou amistoso, mas quando você vibra raiva elas não tem bem-estar próximo de você.

Nunca veio uma percepção assim em sua mente?

Para atrairmos o que desejamos, seja dinheiro, um grande amor, emagrecer ou a cura de alguma doença pelo poder da mente, nós precisamos do exercício da fé. Essa é uma propriedade da mente humana que não tem ligação alguma com religião, pelo contrário, ela é apenas utilizada pela religião para através dela surtir efeitos.

A influência da mente sobre seu universo pessoal, pode interferir na realidade, criar acontecimentos, trazer oportunidades ou lhe tornar perseverante até obter sua conquista. Entenda esse ensinamento: A fé está no subconsciente, é um fruto dela e pode produzir milagres como mover montanhas.

Já leu isso em ensinamentos antigos e não entendeu o que são as tais montanhas?

Bem, não sou religioso, mas posso falar sobre já que sou curioso e amo também a teologia.

Esses ensinamentos antigos em forma de parábolas tinham efeito de se encaixarem em vários contextos e também de serem atemporais.

As montanhas são tudo que pareça impossível alcançar, mas que sob efeitos da fé(nossa mente), poderiam ser atraídas até você por mais difíceis que pareçam. Essa é a lei da atração em seus primeiros ensinamentos.

Jesus Cristo estava ensinando como utilizar o poder da mente e podemos dizer que ele foi, e ainda é, o coach mais popular do mundo, sem erros.

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Inscreva-se na nossa LISTA VIP