Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso Guia

GRÁTIS !
🔒 Somos contra SPAM

Muitos fatos da hipnose pareciam ocultos da maioria, mas graças as tramas sinuosas e shows de mágica populares da televisão, a hipnose passou a ser percebida, e hoje é uma das formas mais fascinantes – ainda que pouco compreendida – de terapia clinica e comportamental.

Muito do que se conhece sobre ela acompanha estudos sérios da neurociência, é exatamente por esse princípio que desejamos sempre tê-la em nossos estudos. Mas por outro lado, ela pode ser utilizada também por charlatães, o que não quer dizer que a hipnose seja uma fraude, mas sim que pessoas fraudulentas fazem mau uso da técnica para se aproveitar das pessoas.

E claro, existem os mitos da hipnose, que são facilmente desvendáveis. Não se preocupe, vamos vacinar você contra isso nesse artigo!

Abaixo, listamos 15 fatos da hipnose que são surpreendentes do ponto de vista da ciência e que não apenas dissiparão alguns dos mitos sobre ela, mas também arrasarão totalmente com sua mente.

 

1. A Hipnose é Uma Forma Aceita de Tratamento Médico.

Uma Forma Aceita de Tratamento MédicoA hipnose – conhecida também como hipnoterapia para alguns tratamentos – tem seus céticos, mas o primeiro fato da hipnose é que ela tem sido uma forma aceita de tratamento médico desde os anos 50.

Todos os anos, mais e mais pessoas procuram consultas com hipnoterapeutas para encontrar uma maneira saudável de controlar medos e comportamentos negativos. Para conseguir isso, os hipnoterapeutas ajudam os pacientes a acessar sua mente subconsciente, algo que muitos de nós fazemos todos os dias sem perceber.

 

2. Um Humano Fica Completamente Acordado Durante A Hipnose.

O Humano Fica Acordado Durante A HipnoseAo contrário da crença popular, o hipnotismo é um estado natural da nossa mente. Não é uma forma de sono, é mais como um transe. Os cientistas provaram repetidas vezes que os pacientes permanecem acordados durante a hipnose, e até mesmo mantêm controle total de suas ações.

 

3. Um Pessoa Em Média Experimenta Hipnose Pelo Menos Duas Vezes Por Dia.

A Pessoa Em Média Experimenta Hipnose Duas Vezes Por DiaAcredite ou não, você provavelmente entra em um estado hipnótico pelo menos duas vezes por dia. Exemplos comuns incluem chegar ao seu destino sem lembrar do percurso ao ter se dirigido até ele, devanear enquanto lê a página de um livro, ou ficar tão compenetrado no programa de televisão que você mal percebeu que metade do dia já se passou.

 

4. Oficialmente, A Hipnose Existe Desde O Século XVIII.

A Hipnose Existe Desde O Século XVIIIFranz Mesmer é geralmente creditado por trazer a hipnose para a atenção do público por volta de 1770. O médico austríaco provavelmente sabia sobre o uso da hipnose e seus fatos através de sociedades antigas, depois passou grande parte de sua carreira estudando hipnose e seus efeitos na mente humana.

Curiosamente, Mesmer referiu-se à hipnose como um “magnetismo animal” ou “mesmerismo”, e o último dos dois às vezes ainda é usado hoje em dia.

 

5. Mas Algumas Das Primeiras Descrições Registradas Da Hipnose Remontam Ao Egito Antigo Em 1500 Ac

as Primeiras Descrições Registradas Da Hipnose Remontam Ao Egito AntigoImhotep, o primeiro médico conhecido no mundo, usou santuários de cura conhecidos como Templos do Sono. Os templos eram usados para um tipo de terapia de sugestão, e as pessoas seriam curadas de problemas físicos e mentais. Dizia-se que os pacientes que visitavam um Templo do Sono seriam colocados sob a influência de encantamento ou estado hipnótico.

Antes de finalmente adormecer, o médico lhes dava sugestões que pudessem ajudar a superar seu problema, na esperança de que os deuses visitassem o paciente durante o sono e os curassem.

 

6. A Hipnose de Fato Pode Ser Usada Como Uma Anestesia.

A Hipnose Pode Ser Usada Como Uma AnestesiaVários estudos descobriram que a hipnose pode ser uma ferramenta eficaz para o manejo da dor. De fato, estudos feitos com EEG(Eletroencefalografia) mostraram que a hipnose remove a experiência emocional da dor, enquanto ainda permite que se experimente a sensação. O toque pode ser sentido, mas a sensação real de dor não é reconhecida pelo cérebro.

Com isso, mais e mais mulheres estão passando pelo treinamento de hipnose pré-natal enquanto se preparam para o parto natural.

 

7. Um Fato da Hipnose De Palco e Hipnose Clínica é Que Ambas São Muito Diferentes.

Hipnose De Palco E Hipnose Clínica São Muito DiferentesQuando a “hipnose” é mencionada, a maioria das pessoas pensa na hipnose de palco. Este é o show popular em que um hipnotizador escolhe pessoas aparentemente aleatórias, as coloca em transe hipnótico, e então as faz truques hilariantes com a pessoa hipnotizada para arrancar risos do público.

Por mais divertido que a hipnose de palco possa ser, ela tem pouco a ver com a hipnose clínica. Esta última é uma forma aceita de terapia que ajuda as pessoas a superar várias doenças através de uma mente relaxada e suscetível a sugestões estratégicas.

A hipnose de fato funciona também no palco, mas muito do que se vê é repleto de exageros performáticos. Nossa mente definitivamente não é uma zona livre para sugestões mirabolantes.

 

8. Nem Todo Mundo É Candidato A Hipnose De Palco.

Nem Todo Mundo É Candidato A HipnoseSe você já viu hipnose de palco para entretenimento, provavelmente verá o artista / hipnotizador escolher o que parece ser um grupo aleatório de membros da audiência para subir ao palco e “ser hipnotizado”. Mas, como qualquer bom programa, nem tudo é como parece.

De acordo com vários estudos científicos, algumas pessoas são mais propensas a sugestionabilidade hipnótica. Essas pessoas podem ser persuadidas para a mente subconsciente mais facilmente do que outras. Esses tipos de pessoas costumam ser “questionadas” de antemão, mesmo que não percebam isso.

 

9. Uma Pessoa Hipnotizada Permanece No Controle Completo.

a Pessoa Hipnotizada Permanece No ControleA hipnose ocasionalmente aparece na televisão. Geralmente como parte de um enredo no qual a pessoa hipnotizada perde todo o controle e se torna uma “marionete”. Na realidade da hipnose, as pessoas em um estado relaxado permanecem completamente no controle da situação.

Elas são capazes de ouvir, compreender e depois lembrar do que o hipnotizador sugere. Então, não devem existir qualquer preocupação de ser feito de galinha para chocar ovos ou então ser enviado em uma onda de assassinatos enquanto você estiver sobre transe hipnótico.

 

10. A Hipnose Pode Ajudar A Superar Um Bocado De Doenças.

Hipnose Pode Ajudar A Superar Um Bocado De DoençasAs pessoas procuram hipnoterapeutas por várias razões. Elas incluem obter ajuda para dormir, superar medos e fobias, perda de peso, memórias negativas e traumatizantes, insônia e tabagismo. A hipnoterapia tem sido cada vez mais utilizada para ajudar as mães, reduzindo a dor durante o parto.

Mais e mais pais de crianças com TDAH (Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade) estão descobrindo que a hipnoterapia tem um efeito positivo e livre de drogas em seus filhos.

De acordo com a Pediatrics Child Health da Grã-Bretanha, “a hipnoterapia permite que a criança ganhe um senso de controle, aumente a autoestima, a competência e reduza o estresse”.

É esse fato da hipnose que leva muitos a buscarem melhoras em suas habilidades, superarem seus limites nos esportes, o aumento do desempenho profissional e também acadêmico.

 

11. A Hipnose Só Traz Perda De Memória Se Esse For O Objetivo Pretendido.

Hipnose Só Traz Perda De Memória Se Esse For O ObjetivoNa televisão, as pessoas hipnotizadas nunca parecem lembrar o que aconteceu durante a hipnose. No entanto, como dissemos acima, as pessoas hipnotizadas permanecem acordadas e conscientes durante a sessão.

A hipnose trata-se de sugestão. Se o propósito de se submeter à hipnoterapia é esquecer memórias negativas, isso pode ser conseguido. Esquecer memórias só é provável de acontecer caso esse seja o objetivo, mas elas podem ser trazidas de volta com mais outra sugestão, pois a memória continua no mesmo lugar de sempre.

 

12. Seu Cérebro Funciona De Maneira Diferente Enquanto Em Estado Hipnótico.

o Cérebro Funciona De Maneira Diferente Enquanto Em Um Estado HipnóticoA hipnose permite que o cérebro contorne a parte consciente da mente. Ele “desliga” o desejo de fazer perguntas ou notar os arredores. Em vez disso, o cérebro adquire uma hiper-consciência, um estado de controle do corpo e / ou do ambiente sem nem pensar conscientemente sobre ele. Parece algo mágico, mas é o que ocorre quando estamos no “modo automático” fazendo uma refeição – sabemos que tem comida para ferver, mesmo sem nos ligarmos a ela em todo o instante.

 

13. É Impossível Ficar Preso Em Um Transe Hipnótico.

É Impossível Ficar Preso Em Um Transe HipnóticoA ideia de que alguém pode ficar preso em um transe hipnotizado é um mito comum. O fato da hipnose é que, as pessoas hipnotizadas nunca perdem o controle de sua mente ou corpo, e são capazes de sair do estado hipnotizado tão facilmente quanto abrir os olhos. Isso é questão de querer receber novos estímulos externos no cérebro e nada mais.

 

14. A Hipnose Parece Diferente Para Pessoas Diferentes.

A Hipnose Parece Diferente Para Pessoas DiferentesAs pessoas que se submeteram de fato a hipnose, relatam sentimentos diferentes enquanto “sob” esse estado.

Alguns descrevem sua experiência como estivessem adormecido com a televisão ligada, enquanto outros relatam se sentir pesados ou nas nuvens. Outros ainda usam palavras como “luz” ou “flutuante”.

Como todos nós internalizamos as experiências de maneira diferente, faz sentido que o sentimento de hipnose seja diferente para cada pessoa.

 

15. Você Pode Se Hipnotizar.

Você Pode Se HipnotizarNa televisão, há sempre um hipnotizador e uma pessoa sendo hipnotizada, o que leva ao equívoco comum de que são necessárias duas pessoas para isso. Na realidade, existe a auto-hipnose que tem valor totalmente igual.

Emile Coue, um psicólogo francês, desenvolveu a técnica em que uma pessoa pode suprimir toda a resistência mental e entrar em um estado hipnótico naturalmente. De fato a hipnose feita por um especialista não se passa de um trabalho para lhe conduzir a sua própria auto-hipnose, uma vez que é uma experiencia interna e individual sempre.

Ps.: Gostaria de conhecer alguns trunfos para aprimorar sua mente em diversas habilidades humanas? Baixe nosso E-Book Grátis, com ele você poderá entrar em um roteiro de autodesenvolvimento com muito mais facilidade!

E caso tenha achado esse conteúdo útil, compartilhe esse post, ele pode esclarecer muito as pessoas sobre o os fatos da hipnose.

Créditos ao Psychology Degree Guide.

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Inscreva-se na nossa LISTA VIP