Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso Guia

GRÁTIS !
🔒 Somos contra SPAM

Cada vez mais a falta de confiança vem sendo um impedimento para as pessoas se realizarem plenamente. Ela pode minar a autoestima de qualquer um, independente da educação, talento e anseios na vida.

Existem comportamentos muito dominantes em pessoas sem autoconfiança e eles são evidentes para um bom observador. Reparamos esses traços pelo tom de voz, linguagem corporal e outros sinais da comunicação interpessoal.

Não é necessário ser um perito para ler as pessoas, e acredite, esses traços são percebidos a nível inconsciente. E da mesma forma acontece com aqueles que reconhecemos como realmente confiantes e destemidos.

Não preciso dizer que pessoas sem confiança demonstram baixo valor social não é mesmo? Isso leva elas a serem usadas no trabalho, a ter relacionamentos precários e cativar amizades nada construtivas.

No entanto, a insegurança pode ter muitas vias diferentes, seja a que implica sobre si mesmo ou até a falta de segurança no relacionamento com as outras pessoas. E por causa disso ambas não devem ser encaradas da mesma forma.

Mas esses impedimentos pessoais têm em comum um fator, a insegurança emocional. Um problema que fragiliza relacionamentos, torna pessoas vulneráveis diante de aproveitadores e impede atitudes importantes na vida.

Então se você deseja conhecer formas de superar a falta de confiança em si mesmo e acender-se para construir a sua segurança emocional, deveria conhecer os conceitos que trago aqui nesse artigo.

 

Por Que Sentimos a Falta de Confiança?

homem desanimado com olhar baixoA falta de confiança é causada pela vivência de experiências indesejáveis e suas referências imprecisas de aprendizado. Quando um evento se repete, e a mente não tem evidências favoráveis, ocorre uma insegurança emocional.

Todos os eventos que causam falta de confiança estão ligados as experiências e seus aprendizados. Pois eles estão em um mapa de referências em nossa mente e no qual escrevemos crenças, valores e modo apropriado de agir.

Imagine como você agiria diante de uma situação na qual não tem referências confiáveis? Isso ocorre quando desconfiamos de nossas próprias habilidades e enxergamos risco de falhas ou de pessoas que ainda não conhecemos bem.

E não são necessários motivos lógicos para desconfiarmos de algo ou de alguém. Em fases de pessimismo, decepção ou momentos comuns da baixa autoestima, podemos duvidar até mesmo da nossa própria sombra.

Na psicologia a falta de confiança pode ter muitas outras causas, mas todas estão envolvidas com as experiências na vida de uma pessoa e são elas:

  • Traumas pessoais.
    .
  • Relacionamento familiar ou amoroso.
    .
  • Bullying, assédio ou humilhação.
    .
  • Discriminação racial, de gênero ou sexual.
    .
  • Falta de informação/conhecimento.
    .
  • Falta de habilidade/experiência.
    .
  • Efeitos da ansiedade e depressão.
    .

É importante dizer que a falta de confiança é comum entre todos nós. E a insegurança emocional diante de certas ocasiões não é permanente, ela apenas está desequilibrada diante de determinada situação.

No entanto, os problemas maiores são das crenças limitantes que trazem muitos impedimentos pessoais. E mesmo quando a pessoa tem referências positivas e de sucesso sobre si mesma, ainda assim pode lhe faltar confiança.

 

O Que é A Insegurança Emocional?

A insegurança emocional é uma instabilidade no mundo das emoções. Ela surge quando damos foco sobre emoções negativas em detrimento do equilíbrio dos pensamentos lógicos e racionais.

O foco sobre emoções negativas pode ressaltar ideias pessimistas e sobretudo causar falhas de julgamento. Esse efeito pode trazer falta de confiança em si mesmo e prejudicar a autoimagem e o próprio ego.

A segurança emocional também pode refletir uma instabilidade emocional. Ela tem a mesma causa anterior, mas pode trazer efeitos de uma personalidade narcisista, egocêntrica e também de autoimagem distorcida.

Ambos extremos podem causar baixo valor social e são pessoas com tendência ao isolamento. Enquanto pessoas emocionalmente saudáveis vivem entre os limites da segurança e insegurança emocional nas dimensões da vida.

A nossa mente utiliza vários recursos lógicos e emocionais, e trabalhar eles adequadamente é conhecido por aprimorar o autocontrole. Uma atribuição dada na psicologia para pessoas com maior inteligência emocional.

 

A Falta de Segurança no Relacionamento e A Inteligencia Emocional

homem acudindo mulher com ciumesA falta de confiança é como um cristal, que quando quebrado é difícil de se recompor novamente. Já ouviu esse tipo de afirmação alguma vez e sentiu-se desestimulado para tentar uma reconciliação?

Parece curioso vermos pessoas ciumentas ou inseguras em relacionamentos saudáveis. Mas quando descobrimos a psicologia por trás desse comportamento entendemos melhor.

“Relacionamentos trazem insegurança pois envolvem manter outra pessoa em sua vida e, em alguns sentidos, conquistá-la regularmente.”

Essas são palavras de David Bennet, consultor certificado e Expert em relacionamentos em entrevista sobre insegurança. Que ainda completou:

“Portanto, podemos nos tornar altamente apegados a uma pessoa e preocupados por não sermos suficientemente bons para mantê-la em nossas vidas.”

Bem, caso com você tenha acontecido uma falta de confiança no relacionamento, é possível que ele tenha sido comprometido, e isso não depende só de você. Mas quando o assunto é sua autoconfiança, isso não se aplica de modo algum!

O cristal quando ganha um formato não é mais maleável, fica rígido e só resta a ele quebrar mesmo, mas nós não. Existe uma mentalidade que deve emergir, é o mindset progressivo e o poder de acreditar que podemos ir adiante.

O nosso quociente emocional foi pouco explorado no ensino, e os seus professores mal sabiam dele direito quando lecionavam. Na verdade, queriam apenas que seu quociente intelectual viesse para lhe fornecer talentos lógicos.

Usar as nossas emoções é como fosse uma mágica. Somos seres imaginativos e criativos, então inventamos atalhos no autodesenvolvimento que podem ser usados para super qualquer limitação pessoal.

É sobre esses métodos do desenvolvimento pessoal que falarei aqui para você agora.

E antes que esqueça, já havíamos criado um artigo sobre inteligência emocional, e nele você encontra 16 maneiras para melhorar a sua. É o conhecimento mais completo que você encontrará desse assunto certamente.

 

Métodos do Desenvolvimento Pessoal Que Destroem A Falta de Confiança em Si Mesmo

Alguns métodos para influenciar a mente surtem resultados incríveis para superar a falta de confiança. Eles são benéficos para vários aspectos da vida e inclusive podem tornar você mais confiável ao olhos dos outros também.

A melhor forma de alcançar esses benéficos é claramente construir sua própria autoconfiança pelo desenvolvimento pessoal. Essa prática não pode ser vista apenas para se tornar atraente ou tomar atitudes de valor, ela vale mais!

Quando influenciamos a mente, nossas emoções e comportamentos, encontramos realização na área profissional, acadêmica e social. Isso envolve tudo que nos cerca e faz diferença para qualquer momento da vida.

Todos temos um poder em nossa mente, ela é realizadora e poucas pessoas se dedicam a trabalhar ela. E aqui apresento métodos do autodesenvolvimento que destroem a falta de confiança utilizando a mente sem conflitos para isso.

 

A Auto-hipnose Constrói A Autoconfiança

gato enxergando reflexo de um tigre na poça de aguaA prática da auto-hipnose é uma atividade que as pessoas já fazem naturalmente e mal sabem disso. E buscar esclarecimento sobre ela é conhecer a própria mente inconsciente e como ela funciona oculta em nós.

Já é comprovado a um bom tempo que a hipnose modifica a mente. Sem contar que ela é aceita e regulada em associações médicas do mundo todo como uma prática aconselhada e inclusive recomendada para alguns casos.

Isso não acontece apenas na hipnoterapia, a técnica é utilizada por anestesistas e dentistas nos dias de hoje. Assim como foi útil para cirurgias, partos e até no campo de batalha do mundo antigo.

Talvez seja uma das táticas de guerra mais antigas que se tem conhecimento na verdade. E através dela grandes lideres venciam guerras internas na mente de suas tropas, da mesma forma que técnicos conseguem fazer hoje em suas equipes no esporte.

Bem, para colocar um pouco de prática nesse assunto, recomendo aprender a reprogramar a mente pela hipnose para construir uma autoestima elevada. E nesse mesmo link apresento alguns truques mentais para controlar a insegurança.

Saiba que muito do que os terapeutas aplicam em seus pacientes são conhecimentos vindos da hipnose. E a falta de confiança é um dos problemas mais concorrentes nos consultórios desses profissionais.

Artigo relacionado → 6 Truques Mentais Para Vencer a Insegurança Segundo Os Terapeutas

 

A PNL transforma a Sua Confiança em Sucesso

mulher agraciando o por do SolParece um pouco sensacionalista dizer isso, mas nos últimos tempos a programação neurolinguística ganhou essa fama. É considerada hoje uma ferramenta para desenvolver o sucesso.

Ela não serve somente para construir uma personalidade confiante na mente das pessoas. Ela tem ligação com os estudos dos maiores terapeutas do século e uma história muito interessante de conhecer.

Caso queira saber os benefícios da PNL e os porquês dela ter essa fama, recomendo fortemente. Ela é considerada uma tecnologia e não somente uma ferramente de desenvolvimento pessoal na verdade.

Então caso você tenha falta de confiança no trabalho ou qualquer outro relacionamento pessoal ou interpessoal, a PNL é uma boa forma de aumentar competências e desenvolver habilidades.

Mas devo dizer que ela vai além de melhorar o seu relacionamento interpessoal. A PNL, ou o metamodelo de linguagem, é o verdadeiro conhecimento sobre como a linguística influencia nossos processos neurológicos.

Ela não trata somente sobre se relacionar com as pessoas no mundo das palavras e sim como nossa mente faz uso dos estímulos, como nossos pensamentos, medos e sentimentos surgem e são programados em nos mesmos.

Ela é a ferramenta mais moderna do desenvolvimento pessoal, e aprender a PNL revela como fomos programados individualmente. E quais processos devemos fazer para sermos reprogramados também, o que inclui vencer a falta de confiança e construir uma personalidade realmente poderosa .

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Inscreva-se na nossa LISTA VIP