Você é invadido(a) por pensamentos de acidentes no trânsito, na estrada ou fica ansioso(a) só por estar dentro de um carro? Então descubra como perder o medo de dirigir autoaplicando a hipnose!

Através dela, a pessoa com medo ou receio de conduzir um veículo é também capaz de aprender como ter confiança para dirigir através dessa técnica de superação pessoal tão incrível.

A fobia de dirigir tem o nome de amaxofobia, ela pode ser paralisante, mas é também um dos bloqueios pessoais por falta de confiança mais comuns que existem.

A boa notícia é que, como esse é um comportamento aprendido e condicionado pela mente, pode ser totalmente reprogramável com menor esforço do que você imagina.

Caso você já se sentiu mais confortável dirigindo alguma vez, significa que você já aprendeu a se comportar adequadamente em um veículo um dia.

E caso seu real desejo é ter a facilidade urbana de se locomover com mais liberdade e segurança emocional dentro do seu veículo, nada mais poderá lhe impedir disso hoje.

Que tal resgatar essa confiança ou simplesmente impregnar ela na sua mente?

Então basta seguir as dicas para perder o medo de dirigir através da auto-hipnose e da dessensibilização que apresentaremos nessa leitura e reverter toda a situação de vez.

 

O Que É Amaxofobia?

Mulher com fisionoia de quem está se sentindo malA amaxofobia ou motorfobia significa o medo persistente de conduzir um veículo ou de ser passageiro de um veículo. É um temor de acidentar-se, seja por problemas naturais do trânsito, consigo mesmo ou com o próprio veículo.

O medo de dirigir apresenta-se como uma falta de autocontrole emocional diante de qualquer cenário envolvendo o veículo. Enquanto os pensamentos de perigo são superestimados, tornando-se gatilhos para a forte reação de medo.

Existem muitas razões pelas quais alguém pode ganhar tensão ao dirigir, mas é particularmente comum depois de uma experiência traumática em acidente de moto ou com carro.

Um estudo descobriu que 25% a 33% das pessoas envolvidas em um acidente que resultou em ida ao hospital, experimentaram um medo de dirigir depois desse evento.

Aqueles que vivenciam um grave acidente automobilístico, correm maior risco de problemas psicológicos, principalmente o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

Segundo o estudo Amaxofobia: Um estudo sobre as causas do medo de dirigir feito pela psicóloga Maristela Barp e o mestre em psicologia Álvaro Cielo Mahl:

“Foi possível constatar que o público feminino é o que mais sofre com a amaxofobia e, diante disso, muitas mulheres deixam de fazer várias coisas que gostariam por estarem sempre dependendo dos outros.”

Apesar dessa fobia ser agravada por efeitos de casos traumáticos, ela também acontece simplesmente pela falta de confiança e insegurança tão comum a muitos condutores principiantes.

 

Sintomas da Amaxofobia

A amaxofobia pode aparecer em situações muito específicas, como no medo de dirigir na estrada, em subidas, morros, túneis e/ou no medo de dirigir sozinho de noite entre outras.

Enquanto os sintomas da amaxofobia mais comuns são:

  •  Pensamentos trágicos.
  •  Sensação de pânico e terror.
  •  Ansiedade.
  •  Tontura.
  •  Tremores.
  •  Aumento da frequência cardíaca.
  •  Dor no peito.
  •  Sintomas de intestino solto.
  •  Sudorese aumentada.

Pessoas com amaxofobia geralmente procuram desculpas para não dirigir induzidas pela forte sensação do medo em seus pensamentos.

Elas pensam assim evitar um desastre como o carro pegar fogo ou perder a roda e o carro sair da estrada por exemplo.

Segundo Cecília Bellina, escritora, especialista em medo e pioneira no enfrentamento do trânsito em seu livro Dirigir Sem Medo ela diz:

“É importante observar que a fobia de dirigir tem características que não vemos em outros tipos de medo. Ele pode ter diferentes vertentes ou estímulos e que envolve uma enorme gama de comportamentos.”

Em casos mais graves a amaxofobia pode deixar a pessoa realmente intimidada e até a fazer desistir de encontrar uma forma como perder o medo de dirigir para sempre.

 

Exemplos de Medo Na Direção

Ainda segundo a autora Cecília Bellina:

“Existem pessoas cujo o medo refere-se especificamente à possibilidade de perda de controle da máquina, para outras o que causa ansiedade é atropelar alguém, passar por túneis ou viadutos. Há, ainda, fator da exposição que pode fazer a pessoa apresentar medo de ser observada, criticada ou de dar vexame.”

Alguns exemplos de fobias na direção mais comuns são o medo de:

  •  Ficar trancado(a) dentro do veículo.
  •  Cometer erros no volante por inexperiência como condutor(a).
  •  Dirigir a noite, passar por pontes, túneis ou subir rampas.
  •  Que outros condutores percam a direção e atinjam seu carro.
  •  Sofrer pânico ou problema repentino na direção.
  •  Viajar de carro com outro condutor no volante.
  •  Dirigir em autoestradas ou em condições climáticas ruins.

Fobia de condução é uma forma de agorafobia, literalmente definida como o medo de espaços abertos.

como perder o medo de dirigirMas não é o medo de espaços abertos que assusta as pessoas, é o medo da perda de controle da situação, semelhante ao gatilho comportamental da agorafobia.

As pessoas com fobia motora temem ficar presas em um engarrafamento e não conseguirem escapar se sofrerem um ataque de pânico.

Do mesmo modo, elas também temem desmaiar, perder o controle do veículo, vomitar ou entrar em um acidente e serem tomadas por pânico e terror, perdendo assim seus sentidos.

Leia também → Por que sentimos medo? A psicologia do medo

 

A Hipnose Para Ganhar Confiança Na Direção

A hipnose é uma forma que ensina como ter confiança ao dirigir influenciando o mundo dos pensamentos e emoções. E ela funciona como condicionamento e autoeducação para o cérebro também.

Já é comprovado cientificamente que estar sob hipnose muda a mente e seu principal beneficio é acessar o subconsciente. Nele é possível reprogramar a atividade de dirigir como sendo algo normal e até prazeroso.

Isso significa que o praticante da hipnose pode condicionar a mente a relaxar quando estiver no volante e desviar facilmente seu foco dos pensamentos limitantes, evitando assim emoções indesejadas.

Ao contrário da crença popular, um dos fatos da hipnose é que ninguém pode hipnotizá-lo sem o seu consentimento ou consciência.

Mas com sua permissão, você pode ser hipnotizado e treinado a alcançar os objetivos que estabeleceu para si com a ajuda de um profissional.

Observe a matéria do vídeo a seguir para entender melhor o processo de hipnoterapia contra o medo de dirigir com o psicólogo e hipnólogo Ton Lucas:

Como Perder o Medo de Dirigir Através da Hipnose

 

Como a Hipnose Pode Ser Usada na Prática

Ates do advento dos analgésicos e anestésicos modernos, a hipnose era frequentemente a abordagem mais eficaz para eliminar a dor e aumentar índices de sobrevivência nas principais operações cirúrgicas.

Desse modo, James Esdaile, um cirurgião escocês no início de 1800, realizou centenas de cirurgias e amputações usando a hipnose como substituta do analgésico.

Além dele, James Braid foi outro cirurgião famoso por suas rápidas amputações usando a hipnose.

Com a técnica ele reduziu significativamente o choque dos pacientes e aumentou drasticamente as taxas de sobrevivência de vítimas de guerra.

“A hipnose é considerada um serviço médico complementar comum em várias instalações de saúde de renome mundial, mas também é utilizada nos esportes, o que elevou o método como ferramenta de desenvolvimento pessoal mundo afora.”

A hipnose é reconhecida como uma valiosa prática médica para diagnóstico e tratamento de diversas doenças crônicas e de caráter emocional pela CFM – Conselho Nacional de Medicina e também pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

 

A Auto-hipnose Para Perder O Medo de Dirigir Sozinho

como perder o medo de dirigirCertamente a auto-hipnose é a melhor forma como perder o medo de dirigir sozinho(a) já que é um processo de mentalismo realizado de forma individual.

Essa técnica é muito famosa no universo do autodesenvolvimento e por isso aprender como se ajudar com a hipnose não pode se resumir meramente a uma hipnose para perder o medo de dirigir.

Com ela é possível aprender como controlar sua mente de forma profunda e fazer muitas outras mudanças do desenvolvimento pessoal sozinho se aproveitando disso.

O processo envolve entrar em transe, ou um estado profundamente relaxado, mas ainda consciente (como o de sonhar acordado ou em meditação), e então fazer sugestões para a sua mente inconsciente no momento que ela está mais aberta e suscetiva a aceitá-las.

Existem muitas formas de conseguir realizar essas sugestões com táticas diferentes para determinados tipos de ocasiões. E dependendo do método os resultados podem refletir em mudanças bem rápidas.

Vejamos três maneiras como ter confiança para dirigir sozinho se aproveitando da auto-hipnose:

  1.  Você pode usar a auto-hipnose para entrar em um estado relaxado e tranquilo, combatendo tensões ou alterações do seu estado interno para continuar dirigindo sem exitar.
  2.  O acesso à sua mente inconsciente permite que você descubra a causa raiz do problema e aprender como perder o medo de dirigir criando significados novos com pensamentos.
  3.  As técnicas de auto-hipnose permitem que você efetivamente controles seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Isso lhe permite construir aqueles que lhe influenciarão mais.

Na hipnose não existem efeitos colaterais negativos como acontece com os medicamentos. Além disso, poucas outras técnicas podem oferecer tão ampla variedade de benefícios.

Leia também → Como Vencer o Medo Com O Gatilho Mental Da Coragem

 

5 Dicas Para Perder O Medo De Dirigir

homem dirigindo com aspecto de medo

Nesse artigo jogamos luz em alguma informação sobre como funciona a hipnose. E essa prática é mais simples do que você pode imaginar.

Nosso cérebro tem uma rede complexa com ligações entre nossos sentimentos e aprendizados que foram obtidos. Tudo o que acreditamos não se passam da interpretação adquirida por meio dessas ligações.

Desse modo é que certos comportamentos são marcados, como no medo de dirigir motos por exemplo. Eles chegaram à nossa rede e compõem nosso sistema de crenças, nos trazendo reações e atitudes.

Assim, só por montar uma moto, já podem ser desencadeados pensamentos limitantes, todos contaminados por sensações que precisam ser corrigidas.

Nossos impulsos inconscientes são incontroláveis pela nossa mente racional, dessa forma, agem automaticamente. Pois eles residem em nossa parte mais emocional da mente aonde a lógica é ignorada.

Mas com a técnica correta, podemos incutir na mente algumas informações novas, como ter confiança para dirigir moto e até mesmo se empolgar com isso em determinado ponto do processo.

Dessa forma, vamos “amortecendo” os pensamentos negativos descontrolados e os substituindo por outros com sensações mais otimistas, empolgantes e de confiança.

E é aí que está o poder de influenciar sobre a mente!

A hipnose nos permite acreditar em sugestões para superar qualquer problema emocional e comportamental.

Isso permite melhorar nossa vida e aprender como perder o medo de dirigir moto, carro ou cavalgar um cavalo caso assim seja determinado por você dentro da auto-hipnose.

Para que tudo ocorra exemplarmente bem e você entre em um processo de superação da amaxofobia, considere agora seguir essas 5 dicas para perder o medo de dirigir se utilizando da hipnose e dessensibilização para colocá-lo de volta à estrada, sentindo-se mais seguro e confiante.

 

1. Reconheça Sua Fobia

como perder o medo de dirigir

Acima de tudo, o primeiro passo para superar o medo de direção é reconhecer a existência desse problema a ser enfrentado e também o peso que ele tem na sua vida hoje.

Apesar da reação de algumas pessoas ser ignorá-lo para evitar tanto a dor quanto o medo do enfrentamento, a negação da amaxofobia é relativamente frequente, mas quem sofre dela não tem culpa.

Saiba que existe um método de superação do medo de dirigir que não é doloroso e que, talvez o único conflito interno que você terá para isso, seja admitir o problema e que está na hora de agir contra ele.

É exatamente dentro dessas dicas que estou apresentando aqui que você entrará em um processo de coragem na direção de vencer o medo na direção.

Então busque reconhecer o problema e se comprometer de agora em diante com o espirito de superação. Apenas reflita um momento sobre os efeitos que o medo lhe causa e como é importante reverter isso.

Certamente o caminho será mais curto e menos dolorido do que imagina, só depende de ler e aplicar as técnicas que serão ensinadas agora.

 

2. Utilize Coragem Contra O Medo

como perder o medo de dirigir

Nós construímos nossa própria realidade a partir de nossas crenças.

Isso significa que, caso você esteja procurando como perder o medo de dirigir, deve crer antes de tudo que existe coragem dentro de você e que ela é garantidora de resultados bons na sua direção.

O medo está em nossa mente e deve existir por inúmeros motivos. Quando pensamos com pessimismo ele vem a tona e focar demais sobre ele o superestima acima do equilíbrio correto sobre a coragem.

Mas para dar novos significados para a sua direção e por meio deles construir novas crenças, é necessário cativar a coragem e isso é mais fácil do que você pode imaginar.

Existem formas de relaxamento que ajudam a manter a calma e firmar pensamentos em um bom nível de sinergia com as emoções que você desejar.

Modificar esse seu estado interno praticando meditação é um ótimo exercício de autocontrole para manter pensamentos, sentimentos e comportamentos desejáveis por mais tempo em duração.

Comece além disso a reconhecer a sua coragem, de forma semelhante que fez ao reconhecer seu medo de dirigir.

Mas dessa vez, lembre-se da sua coragem em inúmeros adventos da vida e reflita também sobre coisas que você é capaz de fazer e que algumas pessoas também tem medo.

 

3. Racionalize Seu Medo

como perder o medo de dirigir

É possível reduzir as distorções cognitivas e os vieses, procurando identificar e contrastar as informações que temos.

Fazer perguntas que possibilitem investigar a incoerência do medo de dirigir pode ser uma grande ajuda para depois racionalizar os pensamentos com mais calma.

Em momento de relaxamento, pergunte-se:

“Por que tenho medo de dirigir?”

ou então:

“Qual é essa sensação que tenho no volante?”.

Geralmente as primeiras respostas que vieram em mente são as que você precisa observar. Perceba se elas tem razões reais para existirem e pergunte novamente:

“Por que tal situação me fez ter medo?”

ou então provoque seu racional questionando:

“Por que o medo vem de novo, mesmo em situação diferente?”

Não deixe de se questionar e trabalhar sua mente nesses momentos de reflexão. Pois não basta trabalhar medo e coragem em seu emocional, eles residem seu racional também.

Muitas fobias de direção são solucionadas por terapeutas ao racionalizarem o medo com seus clientes com esse exato método. Busque praticar isso ao menos uma vez para sua experimentação.

 

4. Crie Um Mantra Para Perder O Medo De Dirigir

como perder o medo de dirigir

O medo é perdido no momento em que você alimenta a coragem dentro de si. Não existe remédio maior para o medo, ou qualquer sentimento, do que a sua exata sensação oposta.

Mas caso você ainda não tenha a coragem necessária e sinta a falta de confiança muito presente no volante, o que fazer?

Uma vez que você já racionalizou a coragem e sabe ser dono dela, já pode começar a inundar coragem na sua mente. Basta alterar a sua linguística e criar um mantra para perder o medo de dirigir!

Com eles, a sua postura interna de enfrentamento pode ser sustentada, seja por seus pensamentos, sentimentos ou suas palavras também.

Então crie frases no imperativo e afirmativo, sempre contrapondo os seus medos e enaltecendo a coragem sob condução do seu veículo. E repita eles inúmeras vezes em frases congruentes com os medos que está enfrentando.

Veja alguns exemplos:

  • “Me sinto bem e empolgado quando dirijo meu carro, pois adoro ouvir minhas músicas dirigindo e sentindo o vento em meu rosto”
  • “Quando seguro o volante do meu carro, sinto que posso fazer tudo o que desejo com ele, sou imparável”
  • “O som do motor do meu carro me dá a confiança de controle e segurança que mais gosto”

Para reforçar essas afirmações, repita eles consecutivamente antes de dormir e sempre que acordar. Dessa forma, o mantra para perder o medo de dirigir tem mais impacto no seu subconsciente.

Faça isso também dentro de uma tela mental se imaginando em tal situação. Sinta a empolgação que replica em palavras, assim como a segurança, controle ou o vento no rosto por exemplo.

 

5. Pratique a Dessensibilização

Como Perder o Medo de Dirigir e Ganhar Confiança Com a Auto-hipnoseAgora está na hora de ter alguma ação para vencer o medo de dirigir. E nessa dica você pode fazer tudo progressivamente, de acordo com a construção que está criando em sua mente.

Tudo no seu tempo e conforme sua mente se habitua com as ideias que você, aos poucos, começou a fornecer a ela através dos mantras.

A técnica de dessensibilização é uma forma de superação contra limitações pessoais. Ela é muito útil pois ensina como perder o medo de dirigir sem ter fuga ou grandes bloqueios para isso.

Você começara entrando no seu veículo e ligando o carro caso esse seja o pronto de conflito que dispara o seu coração ou gatilho das sensações limitantes.

Tudo bem, sinta elas vindo, mas comece a relaxar dentro do veículo e deixe a sensação passar, se enfraquecer e desaparecer. Fique o tempo necessário com o carro ligado só até vencer essa sensação.

A técnica simplesmente consiste em você perder a sensibilidade sobre essas sensações, ou caso deseje, banalizar elas completamente.

Demore horas ou dias seguidos fazendo esse exercício, inundando sua mente com mantras, pensamentos e sensações de coragem, mas vença um passo por vez.

Ao final você conseguirá ficar mais seguro(a), tanto em seu consciente quanto no inconsciente.

Conseguiu sentir que venceu o primeiro obstáculo que identificou na dica 3 dessa forma?

Muito bem, dia seguinte você deverá avançar e dar sua primeira volta no quarteirão apenas utilizando 2 marchas, por exemplo.

Perceba que não precisa de pressa ou andar em altas marchas pois você está em fase de ganhar confiança para dirigir aos poucos, conforme condiciona a sua mente a vencer cada etapa.

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Entre para a nossa LISTA VIP