Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso Guia

GRÁTIS !
🔒 Somos contra SPAM

Você é invadido por pensamentos sobre acidentes de trânsito quando vai dirigir seu carro? Você fica ansioso toda vez que se imagina dirigindo? Então descubra como perder o medo de dirigir através da auto-hipnose.

A fobia é um medo paralisante, amaxofobia é a fobia de direção e é um dos bloqueios mais comuns que existem. Mas porque sentimos medo de dirigir?

Há muitas razões pelas quais alguém pode ter tensão ao dirigir e a amaxofobia não é totalmente incomum. É particularmente comum depois de se experimentar um acidente de carro.

Um estudo descobriu que 25 a 33% das pessoas envolvidas em um acidente que resultou em ida ao hospital, experimentaram um medo de dirigir depois.

Aqueles que vivenciam um grave acidente automobilístico, correm maior risco de problemas psicológicos, particularmente o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

A boa notícia é que o pânico de dirigir é um comportamento aprendido. Algo totalmente reprogramável pela nossa mente e com menos esforço do que você imagina.

Ou seja, caso você já se sentiu confortável dirigindo alguma vez, então isso foi algo que você aprendeu. Portanto, se você está desconfortável na direção hoje, poderá reaprender a se sentir confortável novamente quando quiser exercitar esse novo padrão!

Vamos agora compreender melhor sobre a fobia ao dirigir. Isso é decisório na compreensão da auto-hipnose como método para superar as sensações limitadoras na direção.

 

Sintomas da Amaxofobia

A ansiedade ao dirigir pode ser generalizada ou aparecer em situações muito específicas, como longas jornadas, medo de direção em subidas ou medo de dirigir em túneis e/ou sozinho. No entanto, podemos listar alguns sintomas comuns da amaxofobia:

  • Pensamentos catastróficos.
  • Sentimentos de pânico e terror.
  • Ansiedade.
  • Tontura.
  • Tremores.
  • Aumento da frequência cardíaca.
  • Dor no peito.
  • Sintomas de intestino solto.
  • Sudorese aumentada.
  • O comportamento de evitar dirigir também é comum. As pessoas com amaxofobia geralmente procuram desculpas para não fazer isso, a fim de evitar um desastre como o carro pegar fogo ou sair da estrada.

Existem inúmeras fobias diferentes relacionadas a direção de um veículo. Todas são duras para o condutor e podem disparar qualquer um desses sintomas vistos acima.

Mulher com fisionoia de quem está se sentindo malEles podem lhe deixar realmente intimidado e até o fazer desistir de encontrar uma forma de como perder o medo de dirigir. Mas na verdade são apenas efeitos que devem ser destruídos com as técnicas que serão ensinadas aqui. Por isso, recomendo ler esse texto até o final pois é possível ganhar confiança ao dirigir e você entenderá como.

Vejamos agora alguns exemplos de fobias na direção:

  • Medo de ficar dentro do veículo.
  • Medo de cometer erros no volante por inexperiência como condutor.
  • Medo de dirigir a noite, passar por pontes, túneis ou subir rampas.
  • Medo de outros condutores perderem a direção e atingirem seu carro.
  • Medo de sofrer algum pânico ou problema repentino na direção.
  • Medo de viajar de carro com outro condutor no volante.
  • Medo de dirigir em autoestradas ou em condições climáticas ruins.

Fobia de condução é uma forma de agorafobia, literalmente definida como o medo de espaços abertos.

Mas não é o medo de espaços abertos que assusta as pessoas, é o medo da perda de controle, semelhante ao gatilho comportamental da agorafobia.

As pessoas com fobia motora temem ficar presas em um engarrafamento e não conseguirem escapar se sofrerem um ataque de pânico. Do mesmo modo, elas também temem desmaiar, perder o controle do veículo, vomitar ou entrar em um acidente e serem tomadas por pânico e terror perdendo seus sentidos.

 

Como Funciona a Hipnose Para Dirigir Sem Medo?

A hipnoterapia ensina como perder o medo de dirigir e reeducar sua mente inconsciente para ver a condução como uma atividade normal ou até prazerosa em vez de enxergá-la como uma ameaça perigosa.

Isso ajuda o praticante a treinar sua mente para relaxar quando estiver em situações ao volante, enquanto permanecer focado.

Sobretudo, a hipnose pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar as pessoas a superar medos obtendo coragem, suportar dor, perder a insônia e dormir melhor, ou melhorar a capacidade de lidar com o estresse.

Essa é apenas uma pequena fração da evolução pessoal que a hipnose pode trazer de benéfico para seu praticante.

Aqui estão as três principais maneiras como perder o medo de dirigir usando métodos de hipnose:

  1. Primeiro, você pode usar a hipnose para entrar em um estado profundamente relaxado, combatendo a tensão e alterando seu estado interno e ter novos estímulos para dirigir novamente.
  2.  O acesso à sua mente inconsciente permite que você descubra a causa raiz do seu problema e como perder o medo de dirigir dando significados novos sobre suas emoções.
  3. As técnicas de auto-hipnose, que permitem que você efetivamente controles seus pensamentos, sentimentos e comportamentos autoaplicando a hipnose.

Ao contrário da crença popular, ninguém pode hipnotizá-lo sem o seu consentimento ou consciência. Você pode, no entanto, ser hipnotizado por um profissional treinado que você confia, para alcançar mais facilmente os objetivos que você estabeleceu para si.

Observe a matéria do vídeo a seguir para entender melhor o processo de aluminação do medo na direção explicado por Ton Lucas:

Como Perder o Medo de Dirigir Através da Hipnose

Melhor ainda, você pode economizar tempo e dinheiro ao aprender a hipnotizar-se usando técnicas muito simples. A prática é conhecida como auto-hipnose, uma ferramenta de evolução pessoal realmente incrível.

 

Como a Auto-hipnose Pode Ser Usada na Prática

como perder o medo de dirigirA técnica de auto-hipnose é um mecanismo que possibilita induzir a própria mente a reduzir o nível de ansiedade quando a pessoa se encontra em situações que normalmente provocam estresse, como no medo de direção por exemplo.

O processo envolve entrar em transe, ou um estado profundamente relaxado, mas consciente (como o de sonhar acordado ou em meditação), e então fazer sugestões para a sua mente inconsciente no momento que ela está mais aberta para aceitá-las.

Como na meditação, a auto-hipnose requer mais foco e prática do que outras técnicas mais simples como medicamentos e tratamentos com ervas. Ela também requer algum treinamento e mentoria de um profissional mais experiente.

Na hipnose não existem efeitos colaterais negativos, como com alguns medicamentos ou remédios à base de plantas. Além disso, poucas outras técnicas podem oferecer uma ampla variedade de benefícios.

Com treinamento e prática, qualquer pessoa pode usar a auto-hipnose e ter sucesso ao experimentar os benefícios que a técnica tem a oferecer.

Esta é uma alternativa geralmente considerada pelos terapeutas mais famosos, inclusive para programar a mente e obter novas habilidades o que vai muito além de como perder o medo de dirigir um veículo. Para essa ultima no entanto, existem especialistas focados apenas nessa área, o chamado tratamento da amaxofobia por hipnose.

 

Algumas Evidencias Científica da Hipnose

Ates do advento dos analgésicos e anestésicos modernos, a hipnose era frequentemente a abordagem mais eficaz para eliminar a dor e aumentar os índices de sobrevivência nas principais operações cirúrgicas.

Desse modo, James Esdaile, um cirurgião escocês no início de 1800, realizou centenas de cirurgias e amputações usando a hipnose como substituta do analgésico.

Além dele, James Braid foi outro cirurgião famoso por suas rápidas amputações usando a hipnose. Com a técnica ele reduziu significativamente o choque dos pacientes e aumentou drasticamente as taxas de sobrevivência de vítimas de guerra.

A hipnose é considerada um serviço médico complementar comum em várias instalações de saúde de renome mundial, mas também é utilizada nos esportes, o que a elevou o método como ferramenta de desenvolvimento pessoal mundo afora.

A hipnose é reconhecida como uma valiosa prática médica para diagnóstico e tratamento de diversas doenças crônicas e de caráter emocional pela CFM – Conselho Nacional de Medicina e também pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

 

Como Perder o Medo de Dirigir e Ganhar Confiança Através da Auto-hipnose?

homem dirigindo com aspecto de medoNesse artigo joguei luz sobre alguma informação sobre como funciona a hipnose. Mas, na verdade, a ideia é mais simples do que você pode imaginar.

Nosso cérebro tem uma rede complexa de ligações entre nossos sentimentos e informações que obtivemos. Tudo o que acreditamos, não se passa da interpretação de experiências e informações obtidas que são vinculadas as sensações que elas disparam.

Desse modo, alguns pensamentos são marcados e adotados pela nossa mente(como o medo de conduzir um carro) que chegaram à nossa rede e agora fazem parte do nosso sistema de crenças, reações e atitudes.

Assim, quando experimentamos o estresse, sentimos uma vontade irresistível de nos entregar ao medo de direção. Só por entrar num carro, já podem ser desencadeados pensamentos limitantes, todos contaminados por sensações que precisam ser corrigidas.

Os impulsos inconscientes são incontroláveis pela nossa mente consciente, dessa forma, agem automaticamente.

Mas com a hipnose, podemos acessar o inconsciente e incutir nele informações novas de como perder o medo de dirigir, dessa forma, vamos “amortecendo” os pensamentos negativos descontrolados e os substituindo por outros mais congruentes com o que desejarmos conquistar.

E é aí que está o poder!

A hipnose nos permite acreditar em sugestões para superar qualquer problema emocional e comportamental. Isso, por sua vez, permite melhorar nossa vida em inúmeros aspectos, como por exemplo, acabar com o medo de dirigir e sentir mais confiança ou até ter mais vontade de pegar um carro e sair pela rua.

 

Conduzindo os Sintomas da Fobia ao Dirigir

Aqui estão algumas dicas de como perder o medo de dirigir para ajudá-lo a voltar à estrada sentindo-se mais seguro, confortável e confiante.

Se você atualmente não está dirigindo devido ao medo, eu recomendo desde já que você aplique esses exercícios que seguem abaixo pois certamente, como vimos, é um atalho para superar qualquer espécie de fobia de direção.

 

1. Reconheça Sua Fobia

como perder o medo de dirigirSobretudo, o primeiro passo é reconhecer a existência do problema a ser enfrentado.

Apesar das reações de algumas pessoas que não pararam para entender a situação da amaxofobia, esse distúrbio é relativamente frequente e quem sofre não tem culpa.

Busque reconhecer o problema e se comprometer de agora em diante com a superação desse problema. Certamente o caminho será mais curto e menos dolorido do que imagina, só depende de ler e aplicar as técnicas que serão ensinadas aqui.

 

2. Confie Que é Possível Superar a Amaxofobia

como perder o medo de dirigirNós construímos nossa própria realidade a partir de nossas crenças. Isso significa que, caso você esteja procurando um meio de como perder o medo de dirigir, deve crer antes de tudo que existe um método que lhe garantirá confiança ao dirigir.

O medo está em nossa mente e somos responsáveis por gerar pensamentos positivos que nos permitem nos sentir competentes para dirigir sem dificuldades e com segurança.

Existem inúmeras técnicas de relaxamento que ajudarão você a manter a calma e alcançar pensamentos firmes com um bom nível de sinergia entre eles. Modificar o estado interno praticando meditação e exercícios de respiração profunda são uma ótima atitude antes de encarar o volante.

 

3. Racionalize Seu Medo

como perder o medo de dirigirÉ possível reduzir as distorções cognitivas e os vieses, procurando identificar e contrastar as informações que temos.

Fazer perguntas que possibilitem investigar a incoerência do medo de dirigir pode ser uma grande ajuda para depois racionalizar esses pensamentos com mais calma.

Em momento de relaxamento, pergunte-se “Por que tenho medo de dirigir?” ou então “Qual essa sensação que tenho no volante?”.

Geralmente as primeiras respostas que vieram em mente são as que você precisa observar. Perceba se elas tem razões reais para existir e pergunte novamente. Por exemplo: “Por que tal situação me fez ter medo?” ou “Por que o medo vem de novo, mesmo em situação diferente?”

Não deixe de se questionar e trabalhar sua mente nesses momentos de reflexão. Muitas fobias de direção são solucionadas por terapeutas ao racionalizarem o medo com seus clientes com esse exato método.

 

4. Não Evite Dirigir e Provoque-se

Como Perder o Medo de Dirigir e Ganhar Confiança Com a Auto-hipnoseEsse medo é perdido no momento em que você começa a dirigir. Não tem remédio maior ao medo do que uma boa dose de coragem!

Inventar mil maneiras de evitar certas situações só intensificam e mantém o medo dominante. Ao encarar essa situação, você passará ao padrão combativo, com verdadeira atitude mental.

É difícil no começo, mas existem técnicas para contornar as sensações limitantes da mente e como perder o medo de dirigir aos poucos. O método se chama Dessensibilização, que explicarei em seguida.

Mas nesse ponto 4, é essencial uma postura interna de enfrentamento para que a condução seja feita de forma progressiva e através de pequenos desafios.

Uma abordagem excessivamente abrupta à estrada seria totalmente contraproducente. Isso fortaleceria os sentimentos e pensamentos negativos relacionados a fobia de direção, então vamos com calma.

Nessa fase, portanto, é bom passar a incutir mensagens dentro da sua mente durante o seu relaxamento. Busque criar frases no imperativo e afirmativo, sempre racionalizando os medos já evidenciados no passo 3.

Por exemplo, suponha que ao dirigir você sinta uma forte sensação de desconforto na direção. Repita algumas vezes para você e acompanhando de sentimento que oponham essa sensação.

Repita algo como: “Me sinto bem e confortável quando dirijo meu carrinho, pois adoro ouvir músicas pegando um vento no rosto”

Para reforçar a afirmação, a repita antes de dormir e sempre que acordar. Faça isso de olhos fechados e realmente se imaginando em tal situação. Sinta o conforto e sua justificativa racional, que seria o vento no rosto para esse exemplo.

 

5. Pratique a Dessensibilização

como perder o medo de dirigirAgora está na hora de criar alguma prática para superar o medo de direção e ganhar confiança aos poucos.

Para isso, é bom fazer a técnica gradativamente, tudo no seu tempo e conforme sua mente se habitua com as ideias que você, aos poucos, começará a fornecer a ela através do passo 4.

A técnica de dessensibilização aplicada na terapia para como perder o medo de dirigir consiste no seguinte. Você começara entrando no seu veículo e ligando o carro. Talvez esse seja o ponto que dispara seu coração e as sensações limitantes vem a tona.

Tudo bem, sinta elas vindo, mas comece a relaxar dentro do veículo e deixe a sensação passar. Fique o tempo necessário com o carro ligado só até vencer essa sensação.

Demore horas ou dias seguidos fazendo esse exercício apenas com o carro ligado, faça o necessário até se acostumar. No final você conseguirá ficar mais seguro, tanto em seu consciente quanto no inconsciente.

Você sente que venceu o primeiro obstáculo que identificou no passo 3 dessa forma? Muito bem, dia seguinte você vai avançar e dar sua primeira volta no quarteirão, por exemplo.

Perceba que não precisa de pressa ou andar em altas marchas pois você está em fase de ganhar confiança para dirigir aos poucos.

Você certamente já percebeu no que essa técnica terapêutica consiste. Perde-se a sensibilidade que tinha ao volante por puro enfrentamento consciente da situação, mas por detrás disso, estarão os mantras criados no passo 4 para incutir confiança no seu inconsciente.

como perder o medo de dirigirComo já mencionado anteriormente, existem várias técnicas de como perder o medo de dirigir. Elas são realizadas pelos profissionais treinados para lidar com esse transtorno. Portanto, se você perceber que a amaxofobia está prejudicando sua qualidade de vida, não hesite em procurar um hipnoterapeuta.

É possível alcançar seus objetivos com o apoio, tempo e compromisso desses especialistas, mas nada impede de você conhecer esse caminho pela auto-hipnose como foi demonstrado aqui.

Você não precisa viver com a ansiedade. A hipnoterapia pode ser eficaz para permitir que você dirija com conforto, confiança e segurança!

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Inscreva-se na nossa LISTA VIP