Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso E-Book
GRÁTIS !

🔒  Somos contra SPAM

Muitas pessoas com problemas de sono utilizam-se de remédios para contornar a insônia. Mal sabem que a hipnose para dormir pode resultar em descansos agradáveis e fazer a manutenção do sono.

A técnica ainda hoje se apresenta famosa e ensina como acabar com a insônia naturalmente.

O distúrbio do sono, um dos problemas mais comuns da vida moderna, é uma disfunção que atinge as pessoas com noites maldormidas e resulta na sensação constante de cansaço.

E são vários os fatores que influenciam na qualidade do sono e impossibilitam uma noite tranquila, relaxante e que recarregue suas energias para o dia seguinte.

Como é de se imaginar, esse problema gera muitos outros de saúde a médio e longo prazo. E como solução a curto prato, não há nada melhor que as técnicas de hipnose para dormir melhor.

Pois além delas corrigirem o sono, auxiliam a mente a ficar em repouso, com sensação de paz e cair num descanso tranquilo e revigorante.

Existem várias maneiras diferentes de realizar a hipnose do sono. Todas podem reverter os problemas de distúrbio do sono sem causar efeitos colaterais.

Para entender melhor como isso funciona, seus benefícios e como fazer em casa essa técnica tão famosa, nós do Aprimore Sua Mente criamos esse artigo esclarecedor, que pode lhe ajudar bastante.

Então caso você se pergunte.

– Tenho insônia o que fazer para dormir bem?

Para começar bem, porque não ter um macete já para a hora de dormir?

Para isso, de uma olhada nesse vídeo ensinando como fazer a hipnose para dormir rápido, e quem sabe ela não resolve.

Técnica Para Dormir Rápido – O Método 4 7 8 Para Pegar no Sono

Mas não deixe de ler tudo na íntegra caso queira saber o que fazer com a insônia utilizando a hipnose. E pratique também o que está ensinado aqui, certamente lhe fará dormir como uma criança.

Boa leitura!

 

O Que é a Hipnose Para Dormir na Pratica?

o que é hipnose para dormir

Em geral, a hipnose para dormir é uma técnica com a finalidade de acessar o subconsciente de forma natural e não invasiva para sugestionar a mente a sentir sono.

A técnica para dormir pode ser aplicada por um profissional ou ser autoaplicada, e essa chamamos de auto-hipnose para dormir.

Este tipo de terapia possibilita também ao individuo ter contato com questões profundas de seu interior e descobrir bloqueios ocultos do inconsciente que revelam o que causa a insônia.

Essa ferramenta confere ao seu praticante a notória vantagem de mudar padrões de comportamento sob alguma circunstância premeditada, incluindo elas na hora de dormir.

Mas ela é ampla e versátil para:

  • Gerar automotivação
  • Eliminar crenças limitantes
  • Combater o tabagismo e obesidade
  • Perder o medo de dirigir
  • Vencer a insegurança e baixa autoestima
  • Entre outros benefícios…

Por isso, a hipnose para relaxar e dormir é uma excelente alternativa para quem sente a ansiedade e stress perdurando até na hora sagrada de descansar.

Com a técnica correta, ela pode até mesmo diminuir os efeitos do sonambulismo e outros causados pela insônia.

Qualquer pessoa sofrendo distúrbio do sono pode ser submetida as técnicas de uma hipnose para dormir bem sem quaisquer restrição.

Para um praticante experiente, é possível utilizar essa técnica para programar um sono de 15 minutos, mas com sensações de 2 ou mais horas seguidas de sono.

Apesar dessa ser uma forma de ludibriar a própria mente, ela é totalmente funcional e surpreende por seus efeitos.

Esse artigo não se compromete em solucionar o problema que lhe causa a falta de sono, mas certamente lhe ensinará a ter um melhor descanso, que refletirá na sua saúde.

Leia também → Como Ter Autoestima Alta E Controlar A Insegurança Por Hipnose

 

O Que Causa a Insônia?

Muitas são as causas da insônia que resultam na dificuldade para dormir. Elas podem ter origem emocional, psiquiátrica e de natureza fisiológica.

A dificuldade de lidar com ela surge de um diagnóstico correto. Portanto, aprender o que fazer com a insônia pode ser cansativo não somente por deixar a pessoa sem conseguir dormir.

Segundo a National Sleep Foundation, os pesquisadores começaram recentemente a tratar a insônia como uma disfunção em nosso ciclo de vigília que não consegue se desligar.

“O cérebro tem um ciclo de sono e outro de vigília – quando um está funcionando e outro não, a insônia pode ser causada tanto por excesso do acionamento ou pouco acionamento ao ciclo do sono”

Existe uma lista extensa de causas comuns da insônia, entre elas:

  • Problemas alérgicos e de respiração
  • Sensibilidade a temperatura
  • Gastrointestinais e da alimentação pesada
  • Depressão e ansiedade
  • Excesso de álcool, café, tabaco e drogas recreativas

O distúrbio do sono tem motivações íntimas que as vezes exigem um profissional da saúde. E como você deve perceber, uma hipnose para dormir profundamente seria apenas um paliativo nesses casos.

Vamos levantar agora algumas possibilidades que mais são retratadas por pessoas vivendo as más condições de saúde do sono. Veja se você se identifica com algum delas.

 

Estresse e Ansiedade

como fazer hipnose para dormir

Uma pessoa estressada tem como consequência a química cerebral alterada, com isso, tem a mente e corpo desequilibrados. E o estresse é o responsável mais comum pelas crises de insônia.

A pressão no trabalho, preocupações em casa, questões financeiras e infelicidade, são pontos que podem colocar qualquer um em estado de alerta em momentos inapropriados.

Esse padrão mental é averso ao bom sono, e segundo um estudo sobre o sistema de estresse, alguns eventos estressantes podem causar a ansiedade ruminativa e iniciar os casos de insônia.

“A ansiedade ruminativa é a perturbação do sono presente nos que refletem e pensam demais de forma neurótica em resolver problemas na hora de dormir. É o preço do imediatismo em querer produzir na hora do sono.”

Na maioria das vezes, quando a causa da insônia é o estresse, o problema costuma acontecer por curto período de tempo. Porém, não resolver as questões que tiram o seu sono pode acarretar depressão.

Quando as más noites de sono se tornam repetitivas, o corpo se habitua a dormir pouco até que isso vire um ciclo. Esse problema é mais moderno do que nunca e poucos sabem lidar com ele.

 

Traumas Emocionais

como fazer hipnose para insonia

Traumas emocionais também são origens bastante comuns da insônia, e muitas delas são a insônia crônica.

Os traumas tendem a se transformar em disfunção de química cerebral, alterando a forma como a pessoa se comporta. Isso reflete na maneira como ela dorme a noite também.

Em um estudo sobre o papel dos traumas na insônia feito pela Journal of Clinical Sleep Medicine se constatou que:

“Das sete categorias de traumas analisadas nos participantes, em pelo menos 20% os resultados indicaram o trauma sexual, agressão, acidentes, desastres naturais, morte súbita e violenta como eventos predecessores da insônia”

Quando aliada a esses problemas que mexem com a estrutura do cérebro, elas mais uma vez se transformam em inúmeros outros problemas, como fadiga, falta de humor e infelicidade.

Os traumas também podem deixar a mente em estado de alerta em momentos aleatórios e inoportunos.

A hora que a mente deveria acalmar para o sono pode disparar um gatilho emocional que traz os pesadelos. Eles são comuns nas noites maldormidas de pessoas traumatizadas.

 

Maus Hábitos de Sono

como fazer auto-hipnose para curar insonia

Dormir de forma desregulada pode te levar a desenvolver insônia. Ir para a cama em horários diferentes faz com que o corpo não se organize com o próprio relógio biológico, o que leva ao sono desregulado.

Alguns outros hábitos diários também impedem que o cérebro descanse de forma correta. O que pode lhe fazer acordar com uma tremenda dor de cabeça.

Tomar café ou refrigerante antes de dormir ou então ouvir música alta e agitada deitado na cama são exemplos de como algumas atitudes podem impactar negativamente em nossa qualidade do sono.

Apesar de ser muito comum assistir televisão ou dar aquela conferida nas redes sociais enquanto se está deitado para dormir, pode ser prejudicial.

É o mesmo efeito de dormir sob as sensações adquiridas por um filme de terror ou ao assistir uma luta de MMA, o que não impacta a todos, mas pode inibir o sono pelo cérebro ganhar estímulos fortes em momento inapropriado.

Nosso cérebro está ainda em alto funcionamento dessa forma, trabalhando para assimilar emoções, pensamentos complexos e sob estado de alerta, o que não combina com o padrão cerebral de alguém querendo dormir.

“Pessoas que estão constantemente viajando de avião e que experimentam fusos horários diferentes estão mais propensas a desenvolver insônia. O mesmo vale para aquelas que trabalham em turnos, sem hora fixa para dormir e acordar.”

Essa confusão causa um descontrole hormonal que atrapalha o sono. Esse tipo de mau habito também se reflete no estilo de vida profissional.

 

Ambiente Inadequado

como fazer hipnose para dormir

O ambiente exerce grande influência na manutenção do sono. Lugares desconfortáveis, barulhentos ou muito iluminados praticamente impossibilitam uma noite de sono relaxada e revigorante.

Essa pode inclusive ser uma causa da insônia por questão hormonal. Pois a melatonina, o hormônio do sono, é produzida somente em ambientes escuros.

Por isso, o ideal é manter uma rotina de sono durante a noite com baixa luminosidade do Sol ou luz ambiente e também em momento de menor movimentação da sua vizinhança ou pela casa.

“O hormônio do sono tem algumas regras para ser disparado, por isso é importante sempre respeitar o seu momento de sono seguindo o relógio biológico. E claro, programando ele para o hábito de sono noturno.”

E para quem leu a dica anterior sobre os maus hábitos do sono, é bom saber que a iluminação da TV, celulares e outras telas luminosas também inibem a melatonina de ser disparada.

O ambiente de sono deve merecer um tratamento adequado, principalmente para quem deseja aproveitar os benefícios da hipnose para dormir profundamente de verdade.

Afinal, não vale de nada corrigir o ambiente interno com uma hipnose do sono se o ambiente externo estará incongruente concorda?

 

Os Benefícios da Hipnose para Dormir

Com o conhecimento adequado, a hipnose para dormir pode atuar diretamente nos traumas e emoções alojados no subconsciente do paciente e solucionar o problema raiz do distúrbio do sono, como já foi explicado aqui.

Seria leviano considerar a hipnose como uma técnica para dormir melhor já que, qualquer terapeuta profissional que a utilize como ferramenta, acabará por identificar as causas do distúrbio do sono para auxiliar seu paciente.

No entanto, a melhor vantagem da hipnose para dormir é que ela pode ser praticada sozinha, sem necessidade de um terapeuta.

Os principais benefícios da hipnose para dormir profundamente e sustentados pela ciência são:

  • Melhorar a qualidade geral do sono reparador
  • Mitigar a insônia da síndrome do intestino irritado
  • Melhorar problemas de sono vindos das ondas de calor da menopausa
  • Diminuir problemas do sono causados por fibromialgia e artrite
  • Entre outros…

Os problemas enraizados no interior do paciente podem ganhar um significado novo quando a hipnose é feita para reprogramar a mente. E sua fama baseia-se nesse fato e inúmeros outros benefícios para o desenvolvimento pessoal.

A técnica pode ser aprimorada com o treino e tornar-se mais impactante a cada exercício.

A aplicação da hipnose do sono é uma prática e não uma teoria. É algo que se conhece fazendo e não lendo, portanto, vamos aprender a sua aplicação para uma melhor manutenção do sono.

Leia também → 15 Fatos da Hipnose e Sua Ciência Que São Surpreendentes

 

Como Realizar a Hipnose para Dormir

como fazer auto-hipnose para insonia

Como dito anteriormente, existem várias técnicas de hipnose para dormir. A primeira delas que você pode tentar é a auto-hipnose que será ensinada aqui.

Ela é uma ótima forma de colocar suas emoções mais profundas em repouso e depois induzir a mente a trazer o sono.

Para funcionar adequadamente, aconselho que tenha ido ao banheiro, escovado os dentes, enfim. Que tenha feito todas as suas necessidades fisiológicas antes de poder alterar o seu estado interno.

Prepare o ambiente externo também e desligue sua TV, fecha sua porta, arrume sua cama e apague a luz. Deixe seu ambiente confortável e livre-se de interrupções nesse momento.

Faça esse exercício de auto-hipnose para dormir preferencialmente quando estiver cansado(a). E saiba que sua mente, mesmo caso descansada, poderá entrar nesse transe hipnótico para dormir, mas não seria um sono tão proveitoso e profundo.

Faça a leitura dessa sequência de 4 passos algumas vezes para pegar a ideia antes de fazer o exercício.

O que ensinarei em seguida é uma auto-hipnose para dormir profundamente a partir de um exercício de respiração. Nele você criará um quadro mental e fará uma indução através de um mantra para dormir e relaxar.

Vamos la!

 

1 – Exercite a Respiração

Deite-se confortavelmente, feche os olhos e inicie um exercício de respiração para a hipnose.

Respire profundamente e devagar, enchendo os seus pulmões e o abdômen de ar ao máximo da capacidade e inspire os esvaziando completamente. Realize essa respiração mais profunda e inicial entre 3 a 5 vezes.

Modifique para uma respiração tranquila e rítmica agora, acompanhando o movimento do seu tórax e abdome.

Enquanto faz esse exercício, use sua mente para se desligar da vida real e de qualquer consciência, compromisso, preocupação ou coisas que aconteceram no seu dia.

Esse dia terminou, agora você vai se preparar para o próximo.

Podem surgir dificuldades iniciais de concentração nesse momento, mas o exercício compete em desviar-se desses pensamentos e examinar o ritmo da sua respiração.

Sempre tenha certeza de manter o ritmo tranquilo da respiração e concentre-se somente nela.

 

2 – Inicie o Relaxamento

Durante a respiração, comece a relaxar o corpo na cama e escaneie ele inteiro para identificar partes que estejam tensas. Acalme a mente de pensamentos e esqueça do seu corpo, deixando ele todo repousado sobre a cama.

Quanto maior o abandono da consciência física melhor, pois mais a hipnose para relaxar e dormir bem se aproximará do seu objetivo. E como esse momento é importante, aproveite ele para corrigir qualquer tensão muscular.

Abandone movimentos dos pés, braços, pernas, ombros e cabeça. Perceba apenas a respiração voluntária do seu corpo, tranquila e suave.

Em caso de dúvidas, as vezes um leve movimento do pescoço, ombro ou outro ponto de tensão podem relaxar você mais ainda.

Uma vez corrigido seu estado interno, aprofunde o relaxamento. Basta respirar tranquilamente no silêncio desse processo que eventualmente você alcançará um estado pronto para adormecer.

O estado ideal da hipnose para dormir é similar a meditação profunda com a distorção do tempo.

Alcance esse estado, ele exige apenas um pouco de concentração no absoluto no nada, em parar de pensar, imaginar ou entender.

Caso se desvie para outros pensamentos, traga gentilmente a sua mente para a concentração no movimento involuntário da sua respiração e ao silêncio desse momento, até corrigir seu estado interno.

Mantenha-se nesse estado por alguns minutos.

 

3 – Inicie a Indução Hipnótica

Com a mente bem tranquila e seu corpo entregue ao relaxamento, comece a se imaginar num lugar parado e silencioso.

Esse local pode ser um lago com águas tranquilas, diante uma lareira apenas com o estalar do fogo ou uma biblioteca com outros silenciosos como você.

Nesse cenário, visualize você próprio bocejando. Um bocejar extenso e dando piscadas longas e bem vagarosas.

Crie esse quadro mental com mais elementos e traga imagens tranquilas de você, parado e relaxado nesse cenário e lacrimejando de tanto sono. Pode imaginar animais bocejando, bebês ou todos da biblioteca por exemplo.

Imagine-se pesado de sono e quase deitando no chão, com desejo de arrear em qualquer lugar. Mas encontre um lugar aconchegante, deite-se e se encolha em posição fetal nesse lugar.

Estudos feitos pela The International Society of Hypnosis afirmam que focar mentalmente em imagens paradas diminuem as ondas beta, theta e alpha, o que nos torna mais relaxados e sonolentos.

Portanto, qualquer atividade do seu quadro mental deve ser bem lento ou até mesmo estática. Caso tenha luz, comece a abaixar ela escurecendo o ambiente e reduza os sons os deixando mais baixos até sumirem também.

 

4 – Mantra Para Dormir e Relaxar

Caso você ainda não tenha caído no sono com indução visual, você pode forçar por uma indução através de um mantra para relaxar e dormir.

Os mantras são repetições de sons ou até frases que podem acertar em cheio seu subconsciente e te derrubar de sono. E caso você tenha feito tudo corretamente até aqui, estará no estado sugestível da hipnose para poder dormir mais facilmente.

Caso você esteja no estado interno de relaxamento, ainda consciente e com sua respiração leve, crie um mantra com palavras indutivas tipicas para a hipnose do sono, como por exemplo:

  • “Quanto mais respiro, mais profundamente vou dormindo”
  • “Gostoso, Tranquilo, Relaxado e Sonolento”
  • “Sono Bom, Sono longo, Sono profundo, Sono Agora Aconteceu”

Repita alguma frase desses exemplos ou qualquer outra frase sugestiva criada por você mesmo. Repita ela de vagar e na posição fetal, que é a forma ideal para dormirmos.

Como nosso cérebro é incrivelmente suscetível a sugestão, algumas frases afirmativas ou no imperativo são armas para nossa mente. São elas que você deve utilizar nesse passo 4, pois são muito uteis na hipnose para dormir.

 

A Auto-hipnose no Combate Da Insonia

auto-hipnose dormir bem

Os exercícios de hipnose do sono são muito eficazes e fazem sucesso, mas não fique chateado caso você não tenha conseguido alcançar o resultado desejado.

A prática leva a perfeição e talvez você precise de outras repetições. Não desista de praticar, e acredite, você está inferindo sobre a sua mente para dormir por indução.

O aconselhável é que você de sequência no exercício sem desistir ou busque repetir mais sessões de auto-hipnose até acertar o alvo no sono. Mas quando você tiver clareza sobre as causas da insônia, aproveita para combate-las diretamente pela auto-hipnose.

Uma vez conhecidos os seus traumas, pense em frases para combater seus medos e angustias sabendo que problemas só servem para serem solucionados. E que para isso, você precisará antes de tudo da sua saúde em dia e de um sono bem-dormido.

Caso você deseja superar um relacionamento, por exemplo, pense em frases positivas para isso, principalmente quando estiver com sua mente distraída. A hora do sono é o momento ideal para impregnar coisas novas para reprogramar nossa mente.

Repita frases de indução antes de dormir como:

  • “Estou me tornando feliz de novo”
  • “Sinto-me atraente, pois sou cheio de qualidades”
  • “Vou conhecer pessoas novas e compartilhar alegrias”

Esses são apenas alguns exemplos que você pode utilizar para se enaltecer e enfrentar problemas.

Fazer uma hipnose do sono pode guardar aquela motivação que vai te ajudar a alcançar objetivos ou superar comportamentos limitados e por consequência melhorar o seu sono.

Leia também → Hipnose Realmente Muda Sua Mente – Veja Os Estudos Científicos

 

A Hipnose para Insônia não Tem Apresentado Resultados, O Que Fazer?

hipnose para insônia

Saiba que nem sempre a insônia está ligada a questões psicossomáticas.

Muitas vezes ela é resultado de problemas fisiológicos que te impedem de ter uma boa qualidade de sono regularmente. Apesar de muitos deles poderem ser amenizados pela hipnose para dormir, ela pode não ser a solução real.

Quando a insônia estiver ligada a depressão, estresse, ansiedade, traumas emocionais e outras questões que envolvem psicologia e mente, a hipnose para insônia pode ser utilizada para substituir o uso de medicamentos.

Para outros casos, a orientação de um médico especialista se torna necessária. E não é sempre que podemos nos livrar de remédios, existem ocasiões que eles realmente vem para o nosso bem.

No entanto, antes de utilizar qualquer medicamento, você pode praticar o que foi ensinado aqui como um plano A para ter mais qualidade do sono sem qualquer prejuízo ou contraindicação.

Essa técnica para dormir melhor pode fazer você descansar bem em qualquer momento e fazer sua manutenção do sono de uma forma prática e muito conveniente.

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Entre para a nossa LISTA VIP