Inscreva-se na nossa LISTA VIP

E Ganhe Nosso E-Book
GRÁTIS !

🔒  Somos contra SPAM

Fazer uma reprogramação mental para o sucesso é uma experiencia transformadora para qualquer pessoa buscando como controlar sua mente. Ela se utiliza de psicologia positiva, reflete na saúde mental e visa atingir a prosperidade.

Muitas vezes programar a mente se confunde com uma lavagem cerebral. Mas na verdade, essa é uma habilidade humana natural feita diante de todas as nossas experiências.

“Os aprendizados em vida nos programam em níveis neurológicos profundos, criando gatilhos para os nossos comportamentos. Eles estão até em nosso modo de pensar diante dos desafios.”

Esses são resultados da combinação das experiências, crenças  e valores adquiridos em vida. Porém, nem sempre a união desses fatores gera um produto positivo para o nosso sucesso pessoal.

Para criar uma mentalidade mais próspera ou para reverter as limitações de comportamento, existe como reprogramar a mente subconsciente em um processo de autocontrole.

E caso você queira se aprofundar e conhecer as possibilidades da reprogramação mental e emocional, preparamos essa ótima leitura para você.

 

Como Funciona A Mente Humana

Temos um cérebro muito complexo, mas, apesar disso, é possível explicar com facilidade como ele trabalha. Dessa forma, podemos revelar pontos importantes sobre como a mente funciona.

O cérebro e a mente funcionam inseparados. Enquanto um é o meio físico, o outro é o próprio funcionamento do cérebro e tudo o que guardamos em nosso consciente e subconsciente.

Toda a informação, percepção obtida e ideia pensada por nós, passa pelo mesmo processo. Nós ganharmos consciência deles, mas por vezes, eles estão ocultos em nosso subconsciente.

Isso significa que a nossa mente é fantástica e trabalha de forma autônoma até mesmo quando dormimos, independente da nossa consciência e vontade.

E se existe um poder maior em nossa mente, ele está em se modificar a cada aprendizado.

Através deles a mente corrige nossos comportamentos quando precisamos e sempre visa incansavelmente o sucesso nos nossos objetivos.

O que logo nos leva a pensar que a reprogramação mental para o sucesso não se passa de um aprendizado. Sobretudo o de substituir um programa por outro mais promissor.

 

O Processo de Programação Da Mente

Antes de compreender como reprogramar a mente é preciso entender como são construídos os nossos programas. Um processo que envolve muita neurogênese e bioquímica em nossas redes neurais.

Mas em resumo funciona da seguinte forma.

Os núcleos dos neurônios recebem estímulos sensoriais conduzidos pelos axônios, que chegam às sinapses transformando impulso elétricos em pensamentos que são racionalizados por nós.

O cérebro faz processos executivos que envolvem julgamentos, tomadas de decisão, entre outros, que terminam por registrar conceitos e impressões pessoais sobre a vida e o meio.

Mas alguns estímulos emocionais obtidos também percorrem ocultos pela mente subconsciente. Eles não são racionalizados e podem também fornecer conceitos e impressões por uma vida inteira.

Dessa forma, somos programados para conviver com pensamentos racionais e sensações emocionais. Algumas por estímulos conscientes e outros vindos do nosso subconsciente.

 

O Funcionamento da Programação Da Mente

A programação da mente nos faz analisarmos e depois agirmos, sempre influenciados por um “filtro pessoal” que foi desenvolvido pela pura experimentação da vida.

Filtros são compostos pelos aprendizados que nós escrevemos em uma espécie de “mapa pessoal de referências”, descrevendo nossas experiências sobre tudo o que conhecemos.

Por esse mecanismo da mente se programar é que temos a nossa persona formada, além disso, estamos sempre nos reformando pela vida.

Logo, alguém com a crença de que a honestidade seja algo bom, valorizará pessoas honestas e se comportará com a honestidade sendo um de seus valores pessoais.

Mas pelo mesmo mecanismo surgem crenças limitantes como preconceitos, comportamentos precipitados, as vezes nos tornando valentes e outras covardes diante de certos cenários da vida.

Enquanto as pessoas programadas para o sucesso estão inclinadas a observarem o sucesso, a realizá-lo a cada movimento ou o localizá-lo em cada situação que apareça diante deles.

A leitura sobre sucesso e fracasso é descrita pelo nosso Mindset, que já está programado em nosso “sistema de crenças”. Ela determina qual a postura mental que teremos diante certas condições.

mapa pessoal feito por crianças

Esses padrões de pensamentos e comportamentos predeterminados ocorrem para economizarmos energia. São assuntos já racionalizados em nossa mente, que não perde mais tempo trabalhando neles.

A mente utiliza o nosso “mapa pessoal” para requisitar as experiências construídas desde quando eramos crianças. Elas são uteis para nos situarmos no mundo e por isso são o roteiro e manual de como funcionamos.

Os nossos pensamentos e comportamentos programados podem ser benéficas ou não, assim como podem ser conscientes e inconscientes.

Mas a boa notícia é que processos inconscientes podem ser alterados de maneira consciente através da reprogramação mental.

E para entender o que é fazer uma reprogramação mental para o sucesso e atingir objetivos, existem alguns conhecimentos que você precisa conhecer antes.

 

O Que é Reprogramação Mental?

mulher com expressão de duvidas

Reprogramação mental é um conjunto de técnicas utilizadas para mudar a forma como se sente a realidade e, portanto, alterar a maneira como se vive a realidade.

O conceito de reprogramação mental tem ligação com a inteligência emocional de cada um.

Trata-se da habilidade que temos de gerenciar, de forma eficiente, os nossos pensamentos e comportamentos desencadeados pelas emoções.

Isso é obtido pelo autoconhecimento dos sentimentos e suas origens.

Após isso passa a ser questão de autocontrole fazer uma reprogramação mental e atingir objetivos se utilizando do autoconhecimento de forma favorável.

Sabendo as origens da sensação de fracasso, por exemplo, o praticante pode fazer uma reprogramação mental para o sucesso ou para lidar com outras questões mal resolvidas conscientemente.

Essa possibilidade significa alterar nossa interpretação sobre sentimentos, e por efeito disso, determinar novos comportamentos.

Ao descobrir como ativar o subconsciente é possível desbloquear recursos de grande potencial para alcançar muitos objetivos de prosperidade que antes pareciam impossíveis.

Um dos objetivos mais conhecidos é como superar a falta de confiança em si mesmo para substituí-la pelo seu exato oposto, por uma confiança inabalável por exemplo.

A pessoa pode aprender como controlar sua mente para enxergar que, tudo aquilo que ela deseja é possível.

Por mais contraditório que pareça do ponto de vista racional, a mente subconsciente ignora qualquer raciocínio lógico, pois ela aceita como verdadeiro toda a informação emocional provida a ela.

 

Mudanças São Uma Reprogramação Mental E Emocional

Nossas emoções são realidades para a mente. E alguma reflexão da sua parte pode ajudar na compreensão disso.

Você é o que você sente ser, e caso esteja sentindo-se feliz, isso se dá graças as referências que sua mente construiu em seu emocional sobre a felicidade, independente da realidade que você viva.

Isso significa que a felicidade é algo pessoal interno, independente da realidade externa, e não são necessários grandes exercícios filosóficos para provar isso.

Ter na mente emocional a sensação de sucesso, influencia mais na sua realidade do que a percepção dela em sua mente lógica.

Essas são as vantagens de ter uma alta inteligência emocional. Que é percebida por especialistas como a maior responsável pelo sucesso se comparada a própria inteligência intelectual.

O entendimento disso é importante, não somente para aprender como controlar sua mente, mas também influenciar o subconsciente e fazer uma reprogramação mental para a prosperidade corretamente.

Fazer uma reprogramação da mente e induzir pensamentos positivos no subconsciente, por exemplo, é um modelo muito famoso por causa disso.

Ele muda a maneira como a sua realidade é percebida, e esse padrão de pensamento modifica a vontade, esperança e confiança, que são atributos psicológicos determinantes para o sucesso e prosperidade de qualquer pessoa.

Portanto, para que se possa realizar a reprogramação mental para o sucesso, o praticante da técnica precisa traçar metas conscientes sobre qual mudança precisa fazer.

Claro que isso envolve ter autoconhecimento para identificar seus problemas, e sobretudo qual será o seu objetivo para atingir o sucesso, algo que, como já explicado aqui, é bem pessoal.

 

É Possível Fazer Uma Reprogramação Mental Para A Prosperidade?

Antes de falar sobre técnicas prometendo como reprogramar a mente para o sucesso, é preciso compreender algo importante sobre elas.

Não existem fórmulas mágicas e nem sucesso imediato.

O processo de reprogramação mental para atingir objetivos não envolve nenhum misticismo. E também não existem resultados de sucesso ou como prosperar sem esforços pessoais.

Mas a mudança de mentalidade sim pode se tornar rápida, assim como obter novas habilidades pessoais ou outras maneiras como evoluir a mente através da reprogramação mental.

Essas são as receitas verdadeiras que lhe tornarão alguém de sucesso e caminhando por um caminho muito rico para prosperar.

Assim como não existem mágicas no universo do desenvolvimento pessoal, aprender como controlar sua mente também requer dedicação.

Pois estamos falando de um processo para a construção de novos significados, e utilizaremos ajuda da neurociência para entender melhor como esse ciclo se constrói em nosso cérebro mais a frente.

É preciso dizer que não estamos lidando com um brinquedinho ou programando um computador. Não é algo que ao enjoar, basta trocar por outro.

Estamos falando do nosso universo pessoal, pois nossa mente é um templo, um local único com pilares muitas vezes sensíveis. Uma fonte de desejos, e claro, de todas as suas realizações pessoais.

Não a toa, os especialistas dizem que o verdadeiro poder da mente está oculta no subconsciente. E conheceremos algumas técnicas para influenciar sobre ela adequadamente.

 

O Cérebro Muda Quando Reprogramado

peixe fantasiado de tubarãoA reprogramação mental pode ser feita através de técnicas bem conhecidas da hipnose ou pela programação neurolinguística.

A primeira é uma ciência, a segunda uma ferramenta, mas nenhuma delas são meras teorias, ambas são práticas.

A nossa mente só toma como conhecimento adquirido as experiências que colocou em prática, pois é dessa forma que a plasticidade cerebral modifica nossas redes neurais.

Significa que, aprende como reprogramar a mente acontece pela ação de fazê-la e não ao praticar leituras teóricas da reprogramação mental.

Da mesma forma que nunca aprendemos a andar de bicicleta lendo um livro sobre bicicletas e também não aprendemos como dançar sem estarmos de pé para isso.

São as experiências vividas que programam nossa mente a modificando, e da mesma forma, é esse objetivo que devemos atingir ao reprogramarmos ela também.

Já é embasado por estudos científicos que a hipnose muda a mente. Pois aprender como controlar sua mente é uma habilidade, que além de alterar a mente, modifica o cérebro físico ao mesmo tempo.

Com a explicação dada aqui, quero dizer que você precisara sair da sua zona de conforto e praticar caso queira usufruir de efeitos positivos para ganhar novas habilidades pessoais de sucesso.

Alias é interessante você compreender que adquirir novas habilidades, como reprogramar sua mente, está ligado também com mudanças do nosso cérebro através da neuroplasticidade cerebral.

Por isso, de uma olhada no curto vídeo abaixo para entender melhor como ela funciona.

 

A Neuroplasticidade Ao Adquirir Habilidades

A neuroplasticidade, conhecida também pelo nome de “plasticidade neuronal”, nada mais é do que a capacidade de mudança e adaptação pelo nosso sistema nervoso.

Isso quer dizer que a estrutura do nosso cérebro pode mudar diante de novas experiências.

Nada é estável e, graças a isso, podemos evoluir e desenvolver novas habilidades a cada dia, em cada prática que seja obtida.

Podemos aprender algo novo ou aprimorar aquilo que já conhecemos, mas de toda forma, isso exige deixar a zona de conforto.

o que é neuroplasticidadeEssa é a única forma de tirar vantagem da nossa neuroplasticidade para reprogramar a mente e alinhá-la a objetivos de sucesso.

Mas e quando aprendemos o método, entendemos como aplicar ele e não conseguimos sair da zona de conforto?

Esse é claramente o grande marco que divide as pessoas de sucesso daquelas que só almejam sucesso.

Portanto, para ser um agente de mudanças e dar um empurrãozinho nisso, porque não utilizar logo as técnicas de reprogramação mental para manifestar essa mentalidade modificadora?

É isso que as técnicas a seguir fazem. Elas podem estimular a mente para desenvolver as habilidades novas que se quer aprender.

Você pode fazer uma reprogramação mental para o sucesso iniciando por modificar sua mentalidade, corrigir comportamentos e trazer a postura desejada para avançar perante suas piores dificuldades.

Elas podem fazer com que todos os seus objetivos de vida fiquem no seu “radar”, lhe dando a determinação necessária para, sair da cama e correr atrás deles.

 

Como Reprogramar a Mente Pela Hipnose e PNL

Tanto a hipnose quanto a PNL são práticas utilizadas não somente para a reprogramação mental e isso é necessário ressaltar. Elas trazem outros benefícios para as áreas humanas e sociais.

São úteis aos médicos, dentistas, anestesistas, psicólogos, terapeutas, treinadores ou lideres. E merecem destaque também em outras inúmeras áreas do desenvolvimento humano e social.

A primeira forma, a hipnose, é um conhecimento ancestral presente em muitas civilizações. Já foi técnica de guerra e também cirúrgica para operar feridos no campo de batalha sem efeitos da dor.

Ela é frequentemente utilizada na publicidade para dirigir a atenção dos consumidores e por terapeutas, como o famoso Sigmund Freud, o pai da psicanálise.

A segunda forma, a PNL, é considerada uma tecnologia já que utiliza conhecimentos técnicos, científicos, métodos e processos para se aperfeiçoar.

Ela está presente na comunicação, ensino, política, esportes, entre outros, e tem raízes na hipnose, sobretudo a hipnose Ericksoniana, criada pelo maior hipnólogo do século, o Dr. Milton H. Erickson.

Eles tem algumas diferenças de abordagens para a reprogramação mental e podem ser distintas no modo como acessar o subconsciente.

Portanto, a reprogramação da mente pode acontecer por indução direta sobre o subconsciente ao utilizarmos a hipnose ou então pela própria linguística humana de modo consciente como é feito pela PNL.

 

Desenvolvendo Habilidades com a Auto-hipnose

homem alcançando chaves penduradas por cordas

A hipnose ou a auto-hipnose possuem a mesma finalidade: fazer uma pessoa acessar e alterar o subconsciente. E depende exclusivamente de desejo, pensamentos e emoções para que seus resultados surjam.

Apesar de a hipnose clássica ser mais famosa pelos nomes dos profissionais, a auto-hipnose também pode ser feita sozinha por qualquer indivíduo.

Existem vários métodos para inferir no subconsciente. O mais comum envolve entrar em um estado mental ideal para o transe hipnótico, no qual a frequência de trabalho cerebral esteja baixa, o estado Beta.

Esse modo de funcionamento do cérebro permite que se abra acesso as camadas mais profundas da mente. Momento em que ela recebe sugestões sem qualquer senso crítico da mente lógica.

Alguns fatos sobre a ciência da hipnose competem com mitos, e aqui persiste um deles. Mas o fato é que, esse é um estado mental natural e você pode deixá-lo no momento que desejar.

Existem diversas técnicas para a auto-hipnose e uma das mais simples envolve falar de maneira pausada e rítmica aquilo que se deseja induzir na mente em estado sonolento.

Então nesse momento, basta repetir por algumas frases de indução aquilo que você deseja, sempre de forma afirmativa no imperativo.

Segundo o especialista e hipnólogo Marcelo Maia:

“As possibilidades são infinitas. Tudo só depende das sugestões que você vai incutir na sua mente durante a auto-hipnose. Essa é uma habilidade incrível que qualquer pessoa pode desenvolver e aperfeiçoar com um pouquinho de treinamento”

Ainda assim, vale ressaltar que certas pessoas não são suscetivas a hipnose, principalmente aquelas com senso crítico aguçado, que podem não se abrir ao método e simplesmente falhar.

Pois o momento da entrega pessoal a reprogramação mental para ter sucesso é essencial!

Veja esse exemplo → Como Ter Autoestima Alta E Controlar A Insegurança Por Hipnose

 

Desenvolvendo Habilidades com a PNL

A PNL é o estudo da linguística humana e parte do pressuposto de que, cada comportamento humano tem uma estrutura neurológica.

Ela é considerada por alguns uma pseudociência, mas não pode ser considerada uma ciência de forma alguma – e nem foi concebida com tal pretensão.

Seu verdadeiro nome é metamodelo de linguagem, uma ferramenta de comunicação da mente fazendo uso de conhecimentos científicos das áreas humanas e da saúde.

fotos de Bandler e Glinder

Ela surgiu nos anos 70 sendo desenvolvida por John Grinder, professor de linguística e Richard Bandler, psicólogo e matemático.

A dupla queria compreender:

“Por quê pessoas conseguem resultados completamente diferentes mesmo em situações semelhantes?”

Para isso compararam pessoas que passavam por problemas variados com aquelas que já haviam superado as mesmas situações.

O que descobriram foi que a diferença entre elas estava no condicionamento emocional.

“Enquanto o primeiro grupo pensava no objeto de seu problema, o segundo o ignorava.”

Sendo assim, concluíram que a forma como pensamos impacta intimamente na maneira que agimos.

A partir de então, os benefícios da PNL tornaram-se famosos para a correção de comportamentos como fobias, medos, problema de relacionamento interpessoal entre outros.

A PNL defende que há uma conexão entre a linguagem, processos cognitivos e a fisiologia. Para ela, quando se altera algum destes três pontos, os outros dois são impactados e se modificam.

Veja esse exemplo.

cerebro emocional e racional em ilustração de vidro espelhado

Caso alguém esteja com dor de cabeça e utilizando a PNL comunique ao cérebro a ausência da dor (linguagem). Tal informação chegar aos neurônios (processo cognitivo) fazendo a mente cesse a dor (fisiologia).

A PNL é famosa no desenvolvimento pessoal. E certamente é a ferramenta mais moderna para fazer uma reprogramação mental para o sucesso em qualquer área da vida.

Veja outro exemplo → Como Vencer o Medo Com O Gatilho Mental Da Coragem

 

Conclusão

Agora que você compreendeu melhor como controlar a sua mente pela reprogramação mental, deve ter percebido que ela traduz bem como o nosso consciente e subconsciente aprendem.

E que o potencial de termos autocontrole emocional pode ser fortalecido pela plasticidade cerebral, pois quanto mais é exercitado um padrão, mais controlável ele se torna pela prática.

Dessa forma que o habito é construído também, e pode ser isso que você precise reprogramar para prosperar. Seja uma nova habilidade pessoal ou modo de agir diante de qualquer dificuldade.

Com essas técnicas de reprogramação mental que foram ensinadas, você pode entrar em um processo mais simples para ter sucesso em qualquer área da vida.

Vimos também que o estopim das mudanças de vida está na linguística humana. Ela é a forma que tratamos e comunicamos nossa realidade para a mente e obtemos os nossos significados pessoais.

Por isso, a principal mudança para o sucesso passa obrigatoriamente por nossos pensamentos, sempre!

Adote frases como:

‘Posso fazer todas as coisas com o poder do meu subconsciente’

Como diz o especialista Joseph Murphy em seu livro best sellerO Poder do Subconsciente”.

Pois o sucesso deve partir de dentro de nós antes de se manifestar nas coisas que realizamos. É assim que criamos sinergia entre pensamentos, emoções e nossas realizações de sucesso.

Com esse artigo, espero que tenha aprendido sobre os bons efeitos da comunicação que precisamos ter com a nossa mente. Pois como visto aqui, nós a reprogramamos a todo o momento.

Conheça os Reais Caminhos do Autodesenvolvimento

Ganhe um E-book Grátis e receba nossa serie de desenvolvimento pessoal para você superar os seus limites
Entre para a nossa LISTA VIP